Chevrolet Aveo: Líquido de arrefecimento do motor

Em países de clima moderado o líquido de arrefecimento protege contra o congelamento ate temperatura de cerca de -30 ºC.

Em países de clima extremamente frio o líquido de arrefecimento protege contra o congelamento até uma temperatura de cerca de -40 ºC.

Manter uma concentração de anti-congelante suficiente.

Atenção

Utilizar apenas anticongelante aprovado.

Nível do líquido de arrefecimento

Atenção

Um nível demasiado baixo do líquido de arrefecimento poderá causar danos no motor.

Nível do líquido de arrefecimento

Se o sistema de arrefecimento estiver frio, o nível do líquido de arrefecimento deve estar acima da marca de enchimento. Atestar se o nível estiver baixo.

Aviso

Nunca retirar a tampa do depósito do líquido refrigerante quando o motor e o radiador ainda estiverem quentes. Pode provocar ferimentos graves. Antes de abrir a tampa, o motor tem de estar frio.

Abrir a tampa com cuidado e deixar a pressão sair devagar.

Atestar com uma mistura de água desmineralizada e anti-congelante aprovado para o veículo. Colocar o tampão e apertar. A concentração de anti-congelante e a causa da perda de líquido de arrefecimento devem ser verificadas por uma oficina.

Advertência

Se o nível do líquido refrigerante descer abaixo da linha marcada, encher novamente o radiador com uma mistura 56/44 (Água: 56 %) de água desmineralizada e anti-congelante ácido orgânico.

Para proteger o veículo em tempo extremamente frio, utilizar uma mistura de 48 porcento de água e 52 porcento de anti-congelante.

Atenção

Água simples ou a mistura incorrecta podem danificar o sistema de arrefecimento.

Não utilizar água simples, álcool ou anti-congelante de metanol no sistema de arrefecimento.

O motor pode sobreaquecer ou mesmo incendiar.

Atenção

O líquido refrigerante pode ser agressivo.

Evitar o contacto repetido ou prolongado com o líquido refrigerante.

Limpe a pele e unhas com água e sabão depois de ter estado em contacto com o líquido refrigerante.

Manter afastado das crianças.

O líquido refrigerante pode irritar a pele e provocar doenças ou provocar a morte se deglutido.

Atenção

Não é necessário adicionar líquido refrigerante mais frequentemente do que o intervalo recomendado.

Caso adicione líquido refrigerante frequentemente, isso pode ser indicativo de que o motor necessita de manutenção.

Recomendamos que consulte a sua oficina autorizada.

Veja também:

Škoda Fabia. Banco traseiro
Aplica-se aos veículos Fabia Combi.  Fig. 57 Rebater o banco traseiro para frente / retirar o banco traseiro dividido  Fig. 58 Rebater o banco traseiro para trás A bagageira pode ser aumentada rebatendo o banco traseiro para frente e retirando-o. Nos veículos com banco traseiro dividido, as partes do banco traseiro podem ser rebatidas e retiradas ind ...

Citroën DS3. Ventilação
Entrada de ar O ar que circula no habitáculo é filtrado e é proveniente quer do exterior, através da grelha situada na base do pára-brisas, quer do interior, em recirculação de ar. Tratamento do ar O ar ao entrar segue diferentes vias em função dos comandos seleccionados pelo condutor: chegada directa no habitáculo (entrada de ar), passagem num circuito de aquecimento (aqu ...

Citroën DS3. Ecrã monocromático C
Visualização dos dados Prima o botão, situado na extremidade do comando do limpa-vidros, para visualizar sucessivamente os diferentes separadores do computador de bordo: As informações instantâneas com: a autonomia, o consumo instantâneo, a distância por percorrer ou o contador de tempo do Stop & Start, O percurso "1" com: a distância percorrida, o cons ...

Manual do Veículo

www.binfoteh.com | © 2020 All rights reserved 0.011