Citroën DS3: Luzes avisadoras

Luzes avisadoras

Referências visuais que informam o condutor relativamente ao funcionamento de um sistema (luzes avisadoras de marcha ou de neutralização) ou ao aparecimento de uma anomalia (luz avisadora de alerta).

Ao ligar a ignição

Determinadas luzes avisadoras de alerta acendem-se durante alguns segundos quando se liga a ignição.

Aquando do arranque do motor, estas luzes devem apagar-se.

Em caso de persistência, antes de colocar o veículo em movimento, consulte a respectiva indicação de alerta.

O avisador de funcionamento do sistema de airbag do passageiro permanece aceso durante aproximadamente um minuto após a ignição ser ligada, mesmo após o arranque do motor.

Avisos associados

O acendimento de determinadas luzes avisadoras pode ser acompanhado por um sinal sonoro e uma mensagem no ecrã multifunçõe

O acendimento da luz avisadora pode ser fixo ou intermitente.

Determinadas luzes avisadoras podem apresentar os dois tipos de acendimento. Apenas a relação do tipo de acendimento com o estado de funcionamento do veículo permitem determinar se a situação é normal ou se está presente uma anomalia.

Luzes avisadoras de marcha

O acendimento de uma das luzes avisadoras seguintes confirma o accionamento do sistema correspondente.

Avisador Acendimento Causa Acções / Observações
Luz de mudança de direcção esquerda intermitente com avisador sonoro O comando de iluminação está accionado para baixo  
Luz de mudança de direcção direita intermitente com avisador sonoro O comando de iluminação está accionado para cima  
Luzes de perigo intermitente com avisador sonoro. O comando do sinal de perigo, situado no painel de bordo, encontrase activado As luzes de mudança de direcção esquerda e direita, bem como as luzes avisadoras associadas, funcionam de forma intermitente em simultâneo.
Luzes de presença fixo. O comando de iluminação encontrase na posição "Luzes de presença".
Luzes de cruzamento fixo. O comando de iluminação encontrase na posição "Luzes de cruzamento  
Luzes de estrada fixo. O comando de iluminação é accionado na direcção do utilizador Puxe o comando para regressar às luzes de cruzamento
Luzes de nevoeiro dianteiras fixo. As luzes de nevoeiro dianteiras são acendidas através do anel do comando de iluminação. Rode o anel do comando de iluminação duas vezes para trás para apagar as luzes de nevoeiro
Luzes de nevoeiro traseiras fixo. As luzes traseiras de nevoeiro encontram-se accionados Rode o anel do comando para trás para desligar as luzes de nevoeiro
Pré-aquecimento motor Diesel fixo. A chave encontra-se na posição 2 (contacto) no contacto Aguarde que o avisador se apague antes de efectuar o arranque.

A duração de acendimento é determinada pelas condições climáticas (até cerca de trinta segundos em condições climáticas extremas).

Se não for possível efectuar o arranque do motor, ligue novamente a ignição e espere que o avisador se apague e, em seguida, efectue o arranque do mesmo

Travão de estacionamento fixo. O travão de estacionamento encontra-se engrenado ou desengrenado de forma incorrecta Desengrene o travão de estacionamento para apagar o avisador; pé no pedal do travão.

Respeite as instruções de segurança.

Para mais informações sobre o travão de estacionamento, consulte a rubrica correspondente

Stop & Start fixo. À paragem do veículo (sinal vermelho, paragem, engarrafamentos, ...) o Stop & Start coloca o motor em modo STOP A partir do momento em que pretender colocar o veículo em movimento, o avisador apaga-se e o arranque do motor é efectuado automaticamente em modo START.
intermitente durante alguns segundos e, em seguida, apagase. O modo STOP encontra-se momentaneamente indisponível.

ou O modo START foi accionado automaticamente.

Para mais finformações sobre oStop & Start, consulte a rubrica correspondente.
Pé no travão fixa. O pedal de travão deverá encontrarse pressionado. Com a caixa de velocidades pilotada, pressione o pedal de travão para efectuar o arranque do motor (alavanca na posição N).

Com a caixa de velocidades automática, pressione o pedal de travão, com o motor em funcionamento, antes de desengrenar o travão de estacionamento, para desbloquear a alavanca e abandonar a posição P.

Se pretender desactivar o travão de estacionamento sem pressionar o pedal do travão, este avisador permanecerá aceso.

intermitente. Em caixa de velocidades pilotada, se mantiver demasiado tempo o veículo em declive com a ajuda do acelerador, a embraiagem sobreaquece Utilize o pedal do travão e/ou o travão de estacionamento
Limpeza automática fixa. O comando do limpa-vidros está accionado com uma impulsão para b O funcionamento automático das escovas do limpavidros dianteiro é activado

Luzes avisadoras de neutralização

O acendimento de um dos seguintes avisadores confirma a paragem voluntária do sistema correspondente.

Este pode ser acompanhado por um sinal sonoro e uma mensagem no ecrã multifunçõ

Avisador Acendimento Causa Acções / Observações
Sistema de airbag do passageiro fixo. O comando, situado no porta-luvas, encontra-se accionado para a posição "OFF".

O airbag frontal do passageiro encontra-se neutralizado.

Pode instalar uma cadeira para crianças "de costas para a estrada", excepto em caso de anomalia de funcionamento dos airbags (luz avisadora de alerta dos Airbags acesa).

Accione o comando para a posição "ON" para activar o airbag frontal do passageiro.

Neste caso, não instale uma cadeira para crianças "de costas para a estrada"

Avisadores de alerta

Com o motor em funcionamento ou veículo em movimento, o acendimento de um dos avisadores seguintes indica o aparecimento de uma anomalia que necessita da intervenção do condutor.

Qualquer anomalia, que provoque o acendimento de um avisador de alerta, deve ser alvo de um diagnóstico complementar lendo a mensagem no ecrã multifunções.

Em caso de problema, não hesite em consultar a rede CITROËN ou uma oficina qualificada.

 

Avisador Acendimento Causa Acções / Observações
STOP fixo, isolado ou associado a um outro avisador de alerta, acompanhado por um sinal sonoro e por uma mensagem no ecrã. O acendimento do avisador está associado a uma grave anomalia de travagem ou de temperatura do líquido de arrefecimento A paragem é imperativa nas melhores condições de segurança, uma vez que o motor poderá desligar-se com o veículo em movimento.

Estacione, desligue a ignição e entre em contacto com a rede CITROËN ou com uma oficina qualificada.

Service temporariamente. São apresentadas as anomalias menores, sem um avisador específico.

Identifique a anomalia através da mensagem que surge no ecrã como, por exemplo:

  • o nível do óleo motor,
  • o nível do líquido do lava-vidros,
  • a pilha do telecomando,
  • a saturação do filtro de partículas nos veículos Diesel (ver rubrica "Filtro de partículas (Diesel)").

Para as outras anomalias, consulte a rede CITROËN ou uma oficina qualificada.

fixo. São apresentadas as anomalias maiores, sem avisador específico Identifique a anomalia através da mensagem apresentada no ecrã e consulte imperativamente a rede CITROËN ou uma oficina qualificada.
Travagem fixo, associado ao avisador STOP O nível do líquido de travões no circuito de travagem é insuficiente. É imperativo que pare nas melhores condições de segurança.

Reponha o nível com um líquido de travões referenciado pela CITROËN.

Se o problema persistir, solicite a verificação do circuito pela rede CITROËN ou por uma oficina qualificada.

fixo, associado aos avisadores STOP e ABS. O repartidor electrónico de travagem (REF) encontra-se avariado. É imperativo que pare nas melhores condições de segurança.

Solicite a verificação pela rede CITROËN ou por uma oficina qualificada

Antibloqueio das rodas (ABS) fixo. O sistema de antibloqueio das rodas encontra-se avariado. O veículo conserva uma travagem clássica.

Circule com cuidado a uma velocidade moderada e consulte rapidamente a rede CITROËN ou uma oficina qualificada.

Controlo dinâmico de estabilidade (CDS/ASR) intermitente. A regulação do sistema activa-se. O sistema optimiza a motricidade e permite melhorar a estabilidade direccional do veículo
fixo, associado ao acendimento do avisador do botão de neutralização, acompanhado por um sinal sonoro e uma mensagem. O sistema CDS/ASR ou de ajuda ao arranque em zona inclinada encontrase avariado. Solicite a verificação pela rede CITROËN ou por uma oficina qualificada.
Sistema de autodiagnóstico do motor ntermitente. O sistema do controlo motor encontra-se avariado. Risco de destruição do catalisador.

Solicite a verificação pela rede CITROËN ou por uma oficina qualificada.

fixo. O sistema de antipoluição encontrase avariado. O avisador deve apagar-se aquando do arranque do motor.

Se não se apagar, consulte rapidamente a rede CITROËN ou uma oficina qualificada

Nível mínimo de combustível fixo. Aquando do primeiro acendimento, restam-lhe cerca de 5 litros de combustível no depósito. Reponha, imperativamente, o nível de combustível para evitar a avaria.

Este avisador acende-se novamente sempre que ligar a ignição, enquanto não for efectuado um complemento suficiente de combustível.

Capacidade do depósito: cerca de 50 litros (Gasolina) ou 46 litros (Diesel); (Consoante a versão: cerca de 30 litros (Gasolina ou Diesel)).

Nunca conduza até que o combustível termine totalmente, uma vez que isso pode danificar os sistemas de antipoluição e injecção.

Temperatura máxima do líquido de arrefecimento fixo. A temperatura do circuito de arrefecimento é demasiado elevada. A paragem é imperativa nas melhores condições de segurança.

Aguarde o arrefecimento do motor para completar o nível, se necessário.

Se o problema persistir, consulte a rede CITROËN ou uma oficina qualificada.

Pressão do óleo motor fixo. O circuito de lubrificação do motor encontra-se avariado. A paragem é imperativa, nas melhores condições de segurança.

Estacione, desligue a ignição e consulte a rede CITROËN ou uma oficina qualificada.

Carga da bateria fixo. O circuito de carga da bateria está avariado (terminais sujos ou desapertados, correia do alternador não tensionada ou seccionada...). O avisador deve apagar-se aquando do arranque do motor.

Se não se apagar, consulte a rede CITROËN ou uma oficina qualificada

Porta(s) aberta(s) fixo se a velocidade for inferior a 10 km/h. Uma porta ou a mala permanece aberta. Feche a porta em questão.
fixo e acompanhado por um sinal sonoro se a velocidade for superior a 10 km/h.
Airbags temporariamente. Acende-se alguns segundos e apagase quando a ignição é ligada. Deve apagar-se aquando do arranque do motor.

Se não se apagar, consulte a rede CITROËN ou uma oficina qualificada

fixo. Um dos sistemas de airbags ou dos pré-tensores pirotécnicos dos cintos de segurança encontra-se avariado Solicite a verificação pela rede CITROËN ou por uma oficina qualificada
Cinto de segurança não colocado / retirado fixo e, em seguida, intermitente acompanhado por um sinal sonoro crescente. O condutor e/ou o passageiro dianteiro não colocaram ou retiraram o cinto de segurança. Puxe o cinto e, em seguida, introduza a lingueta no fecho do cinto de segurança
Direcção assistida fixo. A direcção assistida apresenta um defeito. Circule com cuidado a uma velocidade moderada.

Solicite a verificação pela rede CITROËN ou por uma oficina qualificada.

Pressão baixa dos pneus fixo, acompanhado por um sinal sonoro e uma mensagem. A pressão é insuficiente numa ou mais rodas. Verifique a pressão dos pneus o mais rapidamente possível.

Este controlo deve ser efectuado de preferência a frio.

Deverá reinicializar o sistema após cada ajuste da pressão de um ou vários pneus e após a substituição de uma ou várias rodas.

Para mais informações, sobre a detecção de pressão baixa dos pneus, consulte a rubrica correspondente

intermitente e, em seguida, fixo, acompanhado pela luz avisadora Service A função apresenta um problema de funcionamento: o controlo da pressão dos pneus deixa de ser assegurado Assim que possível, verifique a pressão dos pneus.

Solicite a verificação do sistema pela rede CITROËN ou por uma oficina qualificada.

Aditivo AdBlue (Diesel BlueHDi) fixo desde o momento em que a ignição é ligada, acompanhado por um sinal sonoro e por uma mensagem que indica a autonomia de deslocação. A autonomia de deslocação está compreendida entre 600 e 240 Proceda rapidamente a uma reposição do nível de aditivo AdBlue: dirija-se à rede CITROËN ou a uma oficina qualificada ou efectue por si próprio esta operação.
intermitente, associado ao avisador SERVICE, acompanhado por um sinal sonoro e por uma mensagem que indica a autonomia de deslocação A autonomia de deslocação está compreendida entre 0 km e 600 k Proceda imperativamente a uma reposição do nível de aditivo AdBlue para evitar avarias: dirija-se à rede CITROËN ou a uma oficina qualificada ou efectue por si próprio esta operação.
intermitente, associado ao avisador SERVICE, acompanhado por um sinal sonoro e por uma mensagem que indica a interdição do arranque. O reservatório de aditivo AdBlue está vazio: o dispositivo antiarranque regulamentar impede o arranque do moto Para poder efectuar o novo arranque do motor, deverá efectuar imperativamenteuma reposição do nível de aditivo AdBlue: dirija-se à rede CITROËN ou a uma atelier qualifié ou efectue por si próprio esta operação.

É imperativo inserir uma quantidade mínima de 3,8 litros de AdBlue no reservatório de aditivo.

Sistema antipoluição SCR (Diesel BlueHDi) fixo a partir do momento em que a ignição é ligada, associado aos avisadores SERVICE e sistema de autodiagnóstico do motor, acompanhado por um sinal sonoro e uma mensagem Foi detectado um problema de funcionamento do sistema antipoluição SCR. Este alerta desaparece assim que o nível de emissão dos gases de escape voltar a estar em conformidade.
intermitente a partir do momento em que a ignição é ligada, associado aos avisadores SERVICE e sistema de autodiagnóstico do motor, acompanhado por um sinal sonoro e uma mensagem que indica a autonomia de deslocação. Após confirmação do problema de funcionamento do sistema antipoluição, poderá percorrer até 1 100 km antes do accionamento do dispositivo de antiarranque do mot Dirija-se, assim que possível, à rede CITROËN ou a uma oficina qualificada para evitar avarias
intermitente a partir do momento em que a ignição é ligada, associado aos avisadores SERVICE e sistema de autodiagnóstico do motor, acompanhado por um sinal sonoro e uma mensagem. Ultrapassou o limite de deslocação autorizado após confirmação do problema de funcionamento do sistema antipoluição: o dispositivo antiarranque impede o novo arranque do motor. Para poder efectuar o novo arranque do motor, deverá imperativamente contactar a rede CITROËN ou uma oficina qualificada

 

Para efectuar a reposição ou para obter mais informações sobre o aditivo AdBlue , consulte a rubrica correspon
Veja também:

Mazda 2. Ligar o rádio
Selecione o ícone , no ecrã inicial, para visualizar o ecrã Entretenimento. Selecione DAB , os seguintes ícones são visualizados na parte inferior do ecrã. Ícone  Função    Apresenta o menu Entretenimento. Utilize o interruptor para uma fonte áudio diferente    Apresenta a lista de estações (conjunto e ...

Mazda 2. Airbags de Cortina*
Os airbags de cortina estão alojados nos pilares dos vidros dianteiros e traseiros assim como ao longo da extremidade do tejadilho em ambos os lados. Quando os sensores de impacto dos airbags detetam uma colisão lateral com impacto superior a moderado, o sistema insufla o airbag de cortina rapidamente e ajuda a reduzir os possíveis ferimentos, principalmente na cabeça dos passageiro ...

Mazda 2. Utilização do Kit de Emergência de Reparação de Pneu Furado
Estacione numa superfície horizontal afastado da via de circulação e acione o travão de estacionamento. Coloque a alavanca de velocidades na posição (P) no caso de uma caixa de velocidades manual ou na posição (R) ou 1 no caso de uma caixa de velocidades manual e desligue o motor. Ligue as luzes de emergência. Peça para os passageiros saírem do veículo, retire a bagag ...

Manual do Veículo

www.binfoteh.com | © 2020 All rights reserved 0.0084