Fiat Punto: Abertura/fechamento da tampa do porta-malas

Fiat Punto / Conhecimento do veículo / Porta-malas / Abertura/fechamento da tampa do porta-malas

Para destravar a tampa do porta-malas por fora do veículo, utilizar a chave de ignição na porta dianteira para o destravamento automático (centralizado) ou acionar o botão A-fig. 102 do telecomando. Para destravar o porta-malas por dentro do veículo, atuar no botão de travamento centralizado das portas B-fig. 103.

Abertura/fechamento da tampa do porta-malas

Para abrir a tampa do porta-malas, pressionar o símbolo da Fiat A-fig. 104 na região central, na tampa traseira, até ouvir o clique de destravamento e puxá-la no local indicado pela seta B-fig. 104.

A luz-espia   ou acende no quadro para indicar o fechamento imperfeito da tampa do porta-malas (ver capítulo "Luzes-espia e sinalizações").

No caso de acionar o botão A-fig. 102, basta puxar a tampa traseira no local indicado pela seta B-fig. 104 sem necessidade de pressionar o botão com o símbolo Fiat A-fig. 104.

A abertura da tampa é facilitada pela ação dos amortecedores laterais a gás.

Para evitar o fechamento espontâneo da tampa do porta-malas, quando o veículo estiver em um plano inclinado, deve-se forçá-la até o final de curso.

Abertura/fechamento da tampa do porta-malas

Para fechar, é necessária uma força inicial maior para vencer a resistência dos amortecedores de sustentação. Abaixar a tampa utilizando os puxadores localizados na parte interna A-fig. 105 e soltá-la um pouco antes do fechamento para evitar que prenda os dedos.

No uso do porta-malas, nunca superar as cargas máximas permitidas (ver capítulo "Características técnicas").

Certificar-se ainda que os objetos contidos no porta-malas estejam bem colocados, para evitar que uma freada brusca possa jogá-los para a frente, machucando os passageiros.

Abertura/fechamento da tampa do porta-malas

Colocar acessórios na cobertura do porta-malas ou na tampa do porta-malas (alto-falantes, spoiler, etc., exceto quando previsto pelo fabricante) pode prejudicar o correto funcionamento dos amortecedores laterais a gás da própria tampa.

Objetos soltos devem ser colocados no porta-malas.

O compartimento de bagagens é de uso exclusivo destas.

Abertura/fechamento da tampa do porta-malas

ABERTURA DE EMERGÊNCIA DA TAMPA DO PORTA-MALAS - A-fig. 106

Para utilizá-la, proceder como a seguir: 1 - Destrave o encosto do banco traseiro e recline o banco totalmente à frente até apoiá-lo no assento do banco, como indicado em "AMPLIAÇÃO DO porta-malas" neste capítulo; 2 - Destravar o pino A para abertura da tampa.

Veja também:

Škoda Fabia. Sistema de regulação da velocidade
Introdução ao tema Neste capítulo encontrará informações sobre os seguintes temas: Modo de funcionamento Descrição do acionamento O sistem ...

Toyota Yaris. Luzes de aviso e indicadores
As luzes de aviso e os indicadores no agrupamento de instrumentos e painel central informam o condutor sobre o estado dos vários sistemas do veículo. Para efeitos de explicaç ...

Modelos

www.segmentob.com | © 2017 Todos os direitos reservados 0.0136