Fiat Punto: Teto solar (skydome)

Fiat Punto / Conhecimento do veículo / Teto solar (skydome)

O teto solar é dotado de um sistema de segurança antiesmagamento que reconhece a eventual presença de um obstáculo durante o movimento de fechamento do vidro. Ao verificar a presença de um obstáculo, o sistema interrompe e inverte, imediatamente, o sentido de movimento do vidro.

O teto solar é constituído de dois vidros, sendo um fixo e um móvel. Ambos são dotados de uma persiana para proteção contra os raios solares que podem ser movimentadas manualmente para fechar e abrir pelo puxador A-fig. 98.

O movimento do teto solar só é possível com a chave de ignição na posição MAR.

Teto solar (skydome)

O interruptor de acionamento está localizado na proximidade da luz interna dianteira do teto.

Abertura

Acionar o botão B-fig. 99 que permite duas modalidades de abertura do vidro móvel (dianteiro).

Abertura automática

Acionando o botão B-fig. 99, de completamente fechado, o vidro dianteiro passa à posição de spoiler; um segundo acionamento leva o vidro à posição de máximo conforto (menor ruído aerodinâmico); um terceiro aciona-mento levará o vidro à posição de má-xima abertura. Depois do acionamento inicial de abertura, o vidro poderá ser parado em posição intermediária apertando novamente o botão.

Abertura manual

Pressionando o botão B-fig. 99, de completamente fechado, o vidro anterior se move e para quando o botão B-fig. 99 é novamente pressionado.

Com pressões sucessivas do botão, sempre no mesmo intervalo de tempo, o vidro se moverá até alcançar a posição de máxima abertura. Esta função permite ao usuário posicionar o vidro dianteiro em posições intermediárias àquelas realizadas pela abertura automática.

Fechamento

Da posição de abertura em que se encontra, pressionar o botão A-fig. 99 e, mantê-lo pressionado por mais de meio segundo, o vidro anterior do teto solar se fechará automaticamente até a posição "spoiler". Pressionando novamente o botão A-fig. 99 por mais de meio segundo, o vidro dianteiro se fecha completamente.

Assegurar-se que o vidro seja completamente fechado e, caso não ocorra o fechamento, acionar o botão A-fig.99 novamente.

Fechamento

Abertura/fechamento da persiana para-sol - fig. 98

O teto solar possui uma persiana para-sol para evitar incidência direta dos raios solares. Para abrir ou fechar a persiana.

Empurrar o puxador para frente e para cima e acompanhar a abertura segurando o puxador A-fig. 98.

Procedimento de inicialização

Após um eventual desligamento da bateria ou interrupção do fusível de proteção, pode ser necessário reinicializar o teto solar.

Para reinicializar o teto, proceder como a seguir:

NOTA: caso o botão não seja acionado nos 5 segundos previstos, começar o procedimento desde o início.

Manobra de emergência

Em caso de inconveniente de funcionamento no dispositivo elétrico de comando, ou em caso de manutenção, o teto solar poderá ser manobrado manualmente procedendo como a seguir: 1 - remover a tampa de proteção A-fig. 100 localizada na região central do revestimento interno, entre as duas persianas.

Manobra de emergência

2 - utilizar a chave sextavada fig.101, fornecida com o veículo (no kit de bordo), introduzindo-a na sede sex-tavada e girar:

Não abrir o teto solar na presença de geada para não danificá-lo.

Manobra de emergência

Limpar periodicamente e/ou de acordo com a necessidade, os mecanismos de movimentação do teto solar.

Colocar o vidro dianteiro na posição de máxima abertura e limpar com um pano seco para eliminar os resíduos (poeira, folhas de árvore, etc.).

Após a limpeza é aconselhável lubrificar moderadamente os elementos de escorrimento do mecanismo com graxa a base de silicone.

Limpar também periodicamente, ou de acordo com a necessidade, a parte superior da guarnição principal com um pano úmido (água e sabão) para eliminar eventualmente o pó, terra, areia e folhas de árvores, etc.

Após a limpeza é aconselhável a lubrificação da guia da guarnição com óleo de base siliconada.

Para eventual necessidade de limpeza das persianas, utilizar água com sabão neutro, não utilizar produtos ácidos, solventes, etc.

Ao sair do veículo, remover sempre a chave de ignição a fim de evitar que o teto solar, acionado inadvertidamente, constitua um perigo para quem permanece dentro do veículo.

O uso impróprio do teto solar pode ser perigoso.

Antes e durante a sua movimentação, certificar-se que os passageiros não estejam expostos ao risco de lesões provocadas pelo movimento de abertura/fechamento do teto solar ou pelo arrastamento de objetos que possam colidir com os mesmos.

Veja também:

Seat Ibiza. Uso económico do ar condicionado
Com o ar condicionado ligado, o compressor consome potência do motor e influencia o consumo de combustível. Tenha em atenção os seguintes pontos para que tenha o equipamento a funcionar o meno ...

Fiat Punto. Desembaçamento/ descongelamento do vidro traseiro térmico
Pressionar o botão A para ativar esta função; a ativação da função é eevidenciada pelo acendimento do LED próxi- mo ao botão. ...

Modelos

www.segmentob.com | © 2017 Todos os direitos reservados 0.012