Fiat Punto: Utilização do sistema de climatização

Fiat Punto / Conhecimento do veículo / Climatizador automático / Utilização do sistema de climatização

O sistema pode ser ativado de diversas maneiras, mas, se aconselha ativá-lo pressionando o botão AUTO e girando o seletor para definir a temperatura desejada no display.

Desta maneira, o sistema começará a funcionar de modo completamente automático para atingir, da maneira mais rápida possível, as temperaturas de conforto. O sistema regulará a temperatura, a quantidade e a distribuição do ar introduzido no habitáculo e controlará a função de circulação e a ativação do compressor do condicionador.

No funcionamento completamente automático, a única intervenção manual pedida é a eventual ativação das seguintes funções:

circulação de ar, para manter a circulação sempre ativa ou sempre exclusa;

para acelerar o desembaçamento/ descongelamento dos vidros dianteiros e do vidro traseiro.

Durante o funcionamento completa-mente automático do sistema, pode-se variar as temperaturas definidas, a distribuição do ar e a velocidade do ventilador agindo, a qualquer momento, nos respectivos botões ou seletores: o sistema modificará automaticamente as próprias definições para adaptar-se aos novos pedidos.

Durante o funcionamento em completo automatismo (FULL AUTO), va-riando a distribuição e/ou a quantidade de ar e/ou a ativação do compressor e/ ou a circulação, desaparece a escrita FULL. Deste modo o sistema continuará sempre a gerir automaticamente todas as funções, exceto aquelas variadas manualmente.

Seletor de regulagem da temperatura do ar - A-fig. 58

Ao girar o seletor para a direita ou para a esquerda, se eleva ou se abaixa a temperatura do ar desejada. A temperatura definida é evidenciada pelo display situado próximo ao seletor.

Ao girar o seletor completamente à direita ou à esquerda se ativam respectivamente as funções de Hl (máximo aquecimento) ou LO (máximo resfriamento).

Para desativar estas duas funções é suficiente girar o seletor da temperatura, definindo a temperatura desejada.

Botões de seleção da distribuição dianteira do ar - B-fig. 58

Ao pressionar os botões, pode-se definir manualmente uma das cinco possíveis distribuições do ar para o lado esquerdo e para o lado direito do habitáculo:

Fluxo de ar para os difusores do para-brisa e dos vidros laterais dianteiros para o desembaçamento ou descongelamento dos vidros.

Fluxo de ar para os difusores centrais e laterais do painel para a ventilação frontal.

Fluxo de ar para os difusores da zona dos pés. Esta distribuição de ar, devido à natural tendência do calor a difundir-se para cima, é aquela que permite no mais breve tempo o aquecimento do habitáculo, dando uma rápida sensação de calor.

Distribuição do fluxo de ar entre os  difusores da zona dos pés (ar mais quente) e os difusores centrais e laterais do painel (ar mais fresco).

Esta distribuição do ar é particularmente útil nas meias estações (primavera e outono), na presença de radiação solar.

Distribuição do fluxo de ar entre os difusores da zona dos pés e os difusores para o descongelamento/ desembaçamento do para-brisa e dos vidros laterais dianteiros. Esta distribuição do ar permite um bom aquecimento do habitáculo prevenindo o possível embaçamento dos vidros.

No funcionamento FULL AUTO o sistema gere automaticamente a distribuição de ar escolhendo aquela mais eficaz em função das condições climá-ticas.

No modo FULL AUTO os LED's da distribuição ficam apagados.

A distribuição do ar, quando definida manualmente, é visualizada pelo acen-dimento dos LED's correspondentes nos botões selecionados. Na função combinada, pressionando um botão ativa-se aquela função ao mesmo tempo com aquelas já definidas. Se, ao contrário, é pressionado um botão cuja função já está ativa, esta é anulada e o relativo LED se apaga. Para restabelecer o con-trole automático da distribuição do ar depois de uma seleção manual, pressionar o botão AUTO.

Botão de controle da velocidade do ventilador - D-fig. 58

Ao pressionar o botão se aumenta ou se diminui a velocidade do ventilador e a quantidade de ar introduzido no habitáculo, mesmo mantendo o objetivo da temperatura desejada.

A velocidade do ventilador é visualizada pelas barras iluminadas no display:

O ventilador pode ser excluído somente se foi desativado o compressor do climatizador ao pressionar o botão H.

AVISO: para restabelecer o controle automático da velocidade do ventilador depois de uma regulagem manual, pressionar o botão AUTO.

Botões AUTO (funcionamento automático) - A-fig. 58

Ao pressionar o botão AUTO, o sistema regula automaticamente a quantidade e a distribuição de ar introduzido no habitáculo, anulando todas as precedentes regulagens manuais.

Esta condição é indicada pelo aparecimento da escrita FULL AUTO no display dianteiro. Ao intervir manualmente em pelo menos uma das funções geridas em automático pelo sistema (circulação de ar, distribuição de ar, ve-locidade do ventilador ou desativação do compressor condicionador), a escrita FULL no display se apaga para indicar que o sistema não controla mais todas as funções (a temperatura permanece sempre em automático).

AVISO: se o sistema, devido a algumas intervenções manuais nas funções, não considera possível garantir o alcance e manutenção da temperatura solicitada, a temperatura definida lampeja para indicar a dificuldade encontrada pelo sistema, depois de um minuto se apaga a escrita AUTO.

Para restabelecer a qualquer momento o controle automático do sistema, depois de uma ou mais seleções manuais, pressionar o botão AUTO.

Botão de ativação/desativação da recirculação de ar - G-fig. 58

A circulação de ar é controlada segundo as seguintes lógicas de funcionamento:

AVISO: a ativação da recirculação permite um mais rápido alcance das condições desejadas para aquecer ou resfriar o habitáculo.

É sempre desaconselhado o uso da recirculação em dias chuvosos/ frios já que aumenta a possibilidade de embaçamento interno dos vidros, principalmente quando o climatizador não está ativado.

Para temperaturas externas baixas a circulação é forçadamente desativada (com tomada de ar do externo) para evitar possível embaçamento.

No funcionamento automático, a circulação é controlada automaticamente pelo sistema em função das condições climáticas externas.

Com baixa temperatura externa aconselha-se não utilizar a função de recirculação do ar interno, pois os vidros podem embaçar rapidamente.

Botão de ativação/ desativação do compressor condicionador - H-fig. 58

Ao pressionar o botão , desativa-se o compressor do condicionador e o LED se apaga. Ao pressionar o botão quando o LED está apagado se restitui ao con-trole automático do sistema a ativação do compressor. Quando se desativa o compressor do condicionador, o sistema desativa a recirculação para evitar o possível embaçamento dos vidros.

Neste caso, mesmo se o sistema considerar possível manter a temperatura pedida, a escrita FULL no display desaparece.

Se, ao contrário, não é mais possível manter a temperatura pedida se verifica o lampejo da temperatura e se apaga também a escrita AUTO.

AVISO: com o compressor desativado, não é possível introduzir no habitáculo, ar com temperatura inferior à temperatura externa; além disso, em condições ambientais particulares, os vidros podem embaçar-se rapidamente porque o ar não pode ser desumidificado.

A desativação do compressor permanece memorizada mesmo depois de o motor ter sido desligado.

Para restabelecer o controle automático da ativação do compressor pressionar novamente o botão ou pressionar o botão AUTO.

Com o compressor desativado, se a temperatura externa é superior àquela definida, o sistema não considera possível atender às condições solicitadas e o indica com o lampejo da temperatura definida no display por alguns segundos, depois a escrita AUTO se apaga.

Em condições de compressor desabilitado é possível reduzir a zero, manualmente, a velocidade do ventilador.

Quando o compressor é habilitado e o motor está ligado, a ventilação manual não pode descer abaixo de uma barra visualizada no display.

Botão para o desembaçamento/descongelamento rápido dos vidros - F-fig. 58

Ao pressionar este botão, o climatizador ativa automaticamente todas as funções necessárias para acelerar o desembaçamento/descongelamento do para-brisas e dos vidros laterais e traseiro:

AVISO: não aplique adesivos nos filamentos elétricos na parte interna do vidro traseiro térmico, para evitar danificá-lo, prejudicando a sua funcionalidade.

AVISO: a função de desembaçamento/ descongelamento rápido dos vidros permanece ativa por aproximadamente 3 minutos, sempre e quando o líquido de arrefecimento do motor atingir a temperatura adequada.

Quando a função de máximo desembaçamento/ descongelamento é ativada, acende-se o LED no botão F-fig. 58 e o LED correspondente ao vidro traseiro térmico próximo ao botão no painel de comandos.

Além disso, no display se apaga a escritaFULL AUTO.

Quando a função de máximo desembaçamento/ descongelamento é ativada, as únicas intervenções manuais possíveis são a regulagem manual da velocidade do ventilador e a desativação do vidro traseiro térmico. Ao pressionar o botão da função de máximo desembaçamento/descongelamento ou os botões da circulação de ar ou da desativação do compressor ou o botão AUTO, o sistema desativa a função de máximo desembaçamento/ descongelamento, restabelecendo as condições de funcionamento do sistema anteriores à ativação da função.

ADVERTÊNCIA: trafegando em estradas de terra ou regiões poeirentas em geral, é aconselhável ativar a recirculação do ar para prevenir a infiltração de poeira, ou outro tipo de partículas, no interior do veículo.

ADVERTÊNCIA: para plena eficiência na operação de desembaçamento, mantenha a parte interna dos vidros sempre limpa e desengordurada.

Para limpeza dos vidros, use apenas detergente neutro e água. Não utilize produtos à base de silicone para a limpeza de partes plásticas, principalmente o painel, pois o silicone se evapora quando exposto ao sol, condensando-se na superfície interna do vidro e prejudicando o desembaçamento e a visibilidade noturna.

Desligamento do sistema (OFF) - E-fig. 58

O sistema de climatização se desativa pressionando o botão E. Com o sistema desligado, as condições do sistema de climatização são as seguintes:

Também com o sistema desligado, o vidro traseiro térmico pode ser ativado ou desativado normalmente.

AVISO: a unidade do sistema de climatização memoriza as temperaturas definidas antes do desligamento e as restabelece quando é pressionada uma tecla qualquer do sistema (exceto o vidro traseiro térmico e a recirculação de ar); se a função da tecla pressionada não estava ativa antes do desligamento continuará inativa, se, ao contrário, estava ativa, será mantida.

Quando se deseja reativar o sistema de climatização em condições de total automatismo, pressionar o botão AUTO.

Veja também:

Renault Clio. Visores e indicadores
Conta-rotações 1 (graduação x 1000) Alarme sonoro de excesso de velocidade Consoante o veículo, o testemunho 2 é apresentado em conjunto com um sinal ...

Citroën DS3. Leitor USB
A porta USB encontra-se situada na caixa "AUX" na consola central. Permite-lhe ligar um equipamento nómada, como um equipamento portátil digital de tipo iPod de 5ª geração e seguintes ou u ...

Modelos

www.segmentob.com | © 2017 Todos os direitos reservados 0.0122