KIA Rio: Sistema de controlo de emissões

KIA Rio / Manutenção / Sistema de controlo de emissões

O sistema de controlo de emissões do seu veículo é coberto por uma garantia limitada por escrito. Consulte a informação sobre a garantia constante do folheto Garantia & Manutenção do seu veículo.

O veículo está equipado com um sistema de controlo de emissões para cumprir todas as normas relativas às emissões.

Existem três sistemas de controlo de emissões:

(1) Sistema de controlo de emissões no cárter do motor

(2) Sistema de controlo de emissões de evaporação

(3) Sistema de controlo de emissões de gases de escape

Para garantir o bom funcionamento dos sistemas de controlo de emissões, recomenda-se que mande inspeccionar e manter o seu automóvel num concessionário autorizado Kia, de acordo com calendário de manutenção apresentado neste manual.

Precaução a ter com o Teste de Inspecção e Manutenção (com o Controlo de Estabilidade Electrónico (ESC))

1. Sistema de controlo de emissões do cárter do motor

O sistema de ventilação positiva do cárter do motor destina-se a evitar a poluição do ar causada pelos gases de fuga de compressão emitidos pelo cárter do motor. Este sistema fornece ar fresco e filtrado ao cárter do motor através do tubo de admissão de ar. Dentro do cárter, o ar fresco mistura-se com os gases de fuga de compressão, que passam então pela válvula de ventilação positiva do cárter (PCV) a caminho do sistema de admissão.

2. Sistema de controlo de emissões de evaporação

O sistema de controlo de emissões de evaporação destina-se a evitar a fuga de gases do combustível para a atmosfera.

Caixa de retenção de vapores de combustível

Os gases gerados dentro do depósito de combustível são absorvidos e armazenados na caixa de retenção de bordo. Com o motor a trabalhar, os gases do combustível absorvidos pela caixa de retenção passam para a câmara de equilíbrio através da válvula de solenóide de comando e purificação.

Válvula de solenóide de comando e purificação (PCSV)

A válvula de solenóide de comando e purificação é controlada pelo Módulo de Controlo do Motor (ECM). Se a temperatura do líquido de refrigeração do motor for baixa durante o ralenti, a válvula PCSV fecha-se para que o combustível evaporado não entre no motor. Depois do motor aquecer com a condução, a válvula PCSV abre-se para permitir a entrada de combustível evaporado no motor.

3. Sistema de controlo de emissões de gases de escape

O sistema de controlo de emissões de gases de escape é um sistema altamente eficaz que controla as emissões de gases de escape e mantém bons níveis de performance do veículo.

Modificações do veículo

Não modifique o veículo. A modificação do seu veículo pode afectar os seus níveis de performance, segurança ou durabilidade e até violar as normas governamentais relativas à segurança e ao controlo de emissões.

Além disso, a garantia poderá não cobrir os danos ou problemas de performance decorrentes de qualquer modificação do veículo.

Precauções a ter com os gases de escape do motor (monóxido de carbono)

AVISO - Gases de escape

Os gases de escape do motor contêm monóxido de carbono (CO). Embora incolor e inodoro, é um gás perigoso e pode ser letal se inalado. Siga as instruções seguintes para evitar o envenenamento com CO.

Precauções a ter com conversores catalíticos (se instalado)

AVISO - Incêndio

O seu veículo está equipado com um dispositivo de controlo de emissões com conversor catalítico. Assim, é necessário tomar as seguintes precauções:

Se não tomar estas precauções, pode danificar o conversor catalítico e o seu veículo. Além disso, tais actos podem anular as garantias do veículo.

Filtro de partículas diesel (se instalado)

O filtro de partículas diesel (DPF) remove a fuligem contida nos gases de escape.

Ao contrário de um filtro de ar descartável, o sistema DPF queima (ou oxida) automaticamente e remove a fuligem acumulada, de acordo com as condições de condução.

Por outras palavras, a combustão ativa, através do sistema de controlo do motor e da temperatura elevada dos gases de escape causada pelas condições normais de condução, queima e remove a fuligem acumulada.

No entanto, se o veículo continuar a ser conduzido em pequenas distâncias repetidas vezes ou a baixa velocidade durante muito tempo, a fuligem acumulada pode não ser automaticamente eliminada devido à baixa temperatura dos gases de escape.

Se for ultrapassada uma certa quantidade de depósitos de fuligem, a luz indicadora de avaria ( ) iluminase.

Para que a luz indicadora de avaria deixe de piscar, conduza o veículo a mais de 60 km/h (37 mph) ou numa mudança superior à segunda a 1.500 ~ 2.500 rpm durante algum tempo (cerca de 25 minutos).

Se a luz indicadora de avaria ( ) continuar a piscar ou a mensagem de aviso "Check exhaust system" (Verificar sistema de escape) acender, apesar do procedimento, visite um concessionário Kia e verifique o sistema DPF.

Se continuar a conduzir durante muito tempo com a luz indicadora de avaria a piscar de forma intermitente, poderá causar danos ao sistema DPF e agravar o nível de consumo.

ATENÇÃO - Combustível Diesel (Se estiver equipado com filtro DPF)

Recomenda-se a utilização de combustível diesel regulamentado para automóveis num veículo com motorização diesel equipado com sistema de filtro de partículas diesel (DPF).

Se utilizar diesel com alto teor de enxofre (acima de 50 ppm) e aditivos não especificados, o sistema DPF pode sofrer danos e o veículo pode emitir fumo branco.

Coletor de NOx de mistura pobre (se instalado)

O sistema do coletor de NOx de mistura pobre (LNT) remove o óxido nítrico presente nos gases de escape. A qualidade do combustível usado pode causar a ocorrência de cheiros nos gases de escape e degradar a eficácia de redução do NOx, pelo que deve usar sempre o tipo de combustível recomendado.

Veja também:

Škoda Fabia. Posto de condução
Visão geral 1.   Elevadores elétricos de vidros 2.   Manípulo de abertura da porta 3.   Regulação elétrica dos espelhos ...

Fiat Punto. Líquido para a direção hidráulica
Verificar se o nível do óleo, com o veículo em terreno plano e motor frio, está entre as referências MIN e MAX marcadas na parte externa do reservatório. ...

Modelos

www.segmentob.com | © 2017 Todos os direitos reservados 0.0121