Mazda 2: Assistência ao Arranque em Subida (HLA)

Mazda 2 / Durante a Condução / Travões / Assistência ao Arranque em Subida (HLA)

O sistema de Assistência ao Arranque em Subida (HLA) é uma função que assiste o condutor a iniciar a marcha do veículo numa superfície inclinada. Quando o condutor liberta o pedal dos travões e pressiona o pedal do acelerador numa inclinação, a função evita que o veículo se desloque no sentido contrário. A força de travagem é mantida automaticamente quando o pedal dos travões é libertado numa superfície com inclinação acentuada.

Para veículos com uma caixa de velocidades manual, o sistema de Assistência ao Arranque em Subida (HLA) opera numa descida quando a alavanca de velocidades se encontra na posição de marcha-atrás (R), e numa subida quando a alavanca de velocidades se encontra numa posição diferente da posição de marcha-atrás (R).

Para veículos com uma caixa de velocidades automática, o sistema de Assistência ao Arranque em Subida (HLA) funciona numa descida quando a alavanca de velocidades se encontra na posição de marcha-atrás (R), e numa subida quando a alavanca de velocidades se encontra numa posição de marcha em frente

AVISO

Não confie plenamente no sistema de Assistência ao Arranque em Subida (HLA): O sistema de Assistência ao Arranque em Subida (HLA) é um sistema auxiliar que ajuda ao arranque do veículo a partir do estado de repouso numa superfície inclinada. O sistema opera apenas durante dois segundos e portanto, é perigoso confiar plenamente no sistema quando pretender iniciar a marcha do veículo, pois este poderá deslocar-se inesperadamente no sentido contrário e causar um acidente.

O veículo poderá deslocar-se consoante a carga do veículo ou se estiver a rebocar um atrelado.

Adicionalmente, em veículos com caixa de velocidades manual, poderá ocorrer um deslocamento do veículo no sentido contrário consoante o modo como o pedal da embraiagem ou o pedal do acelerador é operado.

Confirme sempre se estão reunidas todas as condições de segurança à volta do veículo antes de iniciar a marcha do veículo.

 

NOTA

  • O sistema de Assistência ao Arranque em Subida (HLA) não opera em superfícies inclinadas ligeiras. Adicionalmente, o gradiente da superfície inclinada no qual o sistema irá operar varia de acordo com a carga do veículo.
  • O sistema de Assistência ao Arranque em Subida (HLA) não opera se o travão de estacionamento for aplicado, se o veículo não tiver parado completamente ou se o pedal da embraiagem for libertado.
  • Durante o funcionamento do sistema de Assistência do Arranque em Subida, poderá sentir um endurecimento e vibração do pedal dos travões, contudo, isto não significa a existência de avaria.
  • O sistema de Assistência ao Arranque em Subida (HLA) não opera quando a luz indicadora TCS/DSC está ligada.

    Consulte Luzes Avisadoras/ Indicadoras.

  • O sistema de Assistência ao Arranque em Subida (HLA) não desliga mesmo que o interruptor DSC OFF seja pressionado para desligar o TCS/DSC.
  • (Caixa de Velocidades Automática) Embora o sistema de Assistência ao Arranque em Subida (HLA) não opere durante a paragem ao ralenti, a função prevenção de deslocamento do veículo opera para evitar o movimento do veículo.
Veja também:

Chevrolet Aveo. Serviço
Para um desempenho optimizado do arrefecimento, recomenda-se a inspecção anual do sistema de controlo da climatização: Teste de pressão e funcionalidade Funcionalidade do aquecimento Verificação de fugas Verificar correias de accionamento Limpar o condensador Drenagem do evaporador Verificação do desempenho ...

Škoda Fabia. Instalar/remover
Fig. 85 Colocar: adaptador / suporte Fig. 86 Remover: Suporte / adaptador Para fixar, colocar o adaptador aberto nas barras de guia do apoio da cabeça dianteiro e encaixar no sentido da seta 1 Fig. 85. Encaixar o adaptador no sentido da seta 2 no adaptador. Para remover, puxar na patilha de segurança A no sentido da seta 3 e remover o suporte no sentido ...

Mazda 2. Interruptores de Controlo
Manípulo de controlo da temperatura (Tipo A/Tipo B/Tipo C) Este manípulo controla a temperatura. Rode-o no sentido horário se desejar ar quente, rode-o no sentido contrário se desejar ar frio. (Tipo D) Este manípulo controla a temperatura do ar quando utiliza o ar condicionado. Rode-o no sentido horário se desejar ar frio. Manípulo de controlo do ventilador O manípulo permite ...

Manual do Veículo

www.binfoteh.com | © 2020 All rights reserved 0.0081