Mazda 2: Controlo da Velocidade de Cruzeiro de Radar Mazda (MRCC)

Mazda 2 / Durante a Condução / i-ACTIVSENSE / Controlo da Velocidade de Cruzeiro de Radar Mazda (MRCC)

O sistema de Controlo da Velocidade de Cruzeiro de Radar Mazda (MRCC) foi concebido para manter o controlo da distância*1 de acordo com a velocidade do veículo, através de um sensor radar (dianteiro) que deteta a distância para um veículo em frente, libertando o condutor da necessidade constante de utilizar o pedal do acelerador ou dos travões.

*1 Controlo da Distância: Controlo da distância entre o seu veículo e o veículo que o precede detetado pelo sistema de Controlo de Velocidade de Cruzeiro de Radar Mazda (MRCC).

Adicionalmente, se o seu veículo se aproximar do veículo que o precede devido por exemplo, a uma travagem súbita, serão ativados em simultâneo um sinal sonoro e uma indicação de aviso no ecrã, de modo a alertá-lo para manter uma distância suficiente entre os veículos.

A definição possível de velocidade do veículo varia da seguinte forma:

Utilize o sistema de Controlo da Velocidade de Cruzeiro de Radar Mazda (MRCC) em auto-estradas e outras vias que não requeiram muitas acelerações e desacelerações repetidamente.

AVISO

Não confie plenamente no Controlo da Velocidade de Cruzeiro de Radar Mazda (MRCC) e conduza sempre com cuidado: O sistema de Controlo da Velocidade de Cruzeiro de Radar Mazda (MRCC) foi concebido para reduzir o cansaço do condutor e, embora mantenha uma velocidade constante ou uma distância constante entre o seu veículo e o veículo detetado em frente de acordo com a velocidade do veículo, o sistema possui limitações de deteção, consoante o tipo de veículo em frente e as suas condições, as condições climatéricas e as condições da estrada. Adicionalmente, o sistema poderá não desacelerar suficientemente para evitar embater no veículo em frente se este aplicar subitamente os travões, ou se outro veículo entrar na sua faixa de rodagem, podendo resultar num acidente. Verifique sempre a segurança da zona circundante e pressione o pedal dos travões ou o pedal do acelerador, para manter uma distância de segurança para os veículos que o precedem ou antecedem.

Não utilize o sistema de Controlo da Velocidade de Cruzeiro de Radar Mazda (MRCC) nos seguintes locais. Caso contrário, poderá originar um acidente:

  • Estradas com curvas acentuadas e onde o tráfego é pesado e o espaço entre veículos é insuficiente. Estradas onde ocorram acelerações e desacelerações frequentes e repetitivas (Não é possível conduzir nestas condições utilizando o sistema de Controlo da Velocidade de Cruzeiro de Radar Mazda (MRCC)).
  • Quando entrar e sair de ramais de ligação, áreas de serviço e de estacionamento em auto-estradas (se sair de uma auto-estrada durante um controlo da distância, o veículo em frente não será mais seguido e o seu veículo poderá acelerar até à velocidade definida).
  • Estradas com gelo ou cobertas de neve (Os pneus podem patinar e causar a perda de controlo do veículo).
  • Descidas longas (para manter a distância entre os veículos, o sistema aplica automática e continuamente os travões, podendo resultar na perda de potência de travagem).

Por motivos de segurança, desligue o sistema de Controlo da Velocidade de Cruzeiro de Radar Mazda (MRCC) quando não estiver a ser utilizado.

 

CUIDADO Se o veículo for rebocado ou se estiver a rebocar algo, desligue o sistema de Controlo da Velocidade de Cruzeiro de Radar Mazda (MRCC) para evitar o incorreto funcionamento.

 

NOTA

  • O sistema de Controlo da Velocidade de Cruzeiro de Radar Mazda (MRCC) opera quando todas as seguintes condições são cumpridas.
  • A velocidade do veículo é a seguinte:
  • (Modelos Europeus) Cerca de 30 a 200 km/h
  • (Exceto modelos Europeus) Cerca de 30 a 145 km/h
  • O sistema de Controlo da Velocidade de Cruzeiro de Radar Mazda (MRCC) está ligado.
  • O travão de estacionamento não está ativado.
  • O sistema de Ajuda Inteligente à Travagem (SBS) não tem avaria.
  • O Controlo Dinâmico de Estabilidade (DSC) está a operar em condições normais.
  • Todas as portas estão fechadas.
  • O cinto de segurança do condutor está colocado.

(Caixa de velocidades manual)

  • A alavanca de velocidades está numa posição diferente da marcha-atrás (R) ou ponto-morto (N).
  • O pedal da embraiagem não está pressionado.

(Caixa de velocidades automática)

  • A alavanca de velocidades encontra-se na posição (D) ou (M) (modo manual).
  • Nos seguintes casos, os avisos poderão não ativar mesmo que o seu veículo se aproxime do veículo em frente.
  • O veículo é conduzido à mesma velocidade que o veículo que o precede.
  • Logo após o sistema de Controlo da Velocidade de Cruzeiro de Radar Mazda (MRCC) ter sido definido.
  • Quando o pedal do acelerador é pressionado ou logo após a libertação do pedal do acelerador.
  • Outro veículo entra na sua faixa de rodagem.
  • O seguinte não é detetado como objetos físicos.
  • Veículos em aproximação no sentido oposto
  • Peões
  • Objetos estacionários (veículos parados, obstáculos)
  • Se um veículo for detetado a uma velocidade extremamente baixa, o sistema poderá não detetá-lo corretamente.
  • Durante o trajeto de controlo da distância, não defina o sistema com base em veículos de duas rodas, tais como motociclos e bicicletas.
  • Não utilize o sistema de Controlo da Velocidade de Cruzeiro de Radar Mazda (MRCC) em condições onde os avisos de proximidade sejam frequentemente ativados.
  • Durante o trajeto de controlo da distância, o sistema acelera e desacelera o seu veículo em conjunto com a velocidade do veículo que o precede. Contudo, se for necessário acelerar para uma mudança de faixa ou se o veículo em frente travar subitamente e provocar uma rápida aproximação do seu veículo, acelere com o pedal do acelerador ou desacelere utilizando o pedal dos travões consoante as condições.
  • Quando o sistema de Controlo da Velocidade de Cruzeiro de Radar Mazda (MRCC) estiver em utilização, não será cancelado se a alavanca de velocidades (caixa de velocidades automática)/ alavanca de velocidades (caixa de velocidades manual) for operada e não ocorrer nenhuma travagem com o motor. Se for necessária desaceleração, baixe a definição de velocidade do veículo ou pressione o pedal dos travões.
  • As luzes de stop, são ligadas durante o funcionamento da travagem automática do Controlo da Velocidade de Cruzeiro de Radar Mazda (MRCC), contudo, poderão não ligar durante uma descida à velocidade definida do veículo ou a uma velocidade constante e seguir um veículo em frente.
  • A luz avisadora (amber) do Controlo da Velocidade de Cruzeiro de Radar Mazda (MRCC) liga quando o sistema tem uma avaria.

    Consulte Luzes Avisadoras.

  • O funcionamento do controlo da distância pode ser cancelado e o sistema pode ser alterado para apenas controlo da velocidade de cruzeiro. Consulte Função de Controlo da Velocidade de Cruzeiro.

Indicação do Ecrã do Controlo da Velocidade de Cruzeiro de Radar Mazda (MRCC)

O estado da configuração e condições de operação do sistema de Controlo da Velocidade de Cruzeiro de Radar Mazda (MRCC) são indicados no ecrã de condução ativa.

Indicação do Ecrã do Controlo da Velocidade de Cruzeiro de Radar Mazda

Aviso de Proximidade

Se o seu veículo se aproximar rapidamente do veículo em frente durante o controlo da distância pelo facto do veículo travar subitamente, o avisador é emitido e o aviso de travagem é indicado no ecrã. Verifique sempre a segurança da zona circundante e pressione o pedal dos travões para manter uma distância de segurança do veículo que o precede.

Adicionalmente, mantenha sempre uma distância de segurança dos veículos que o antecedem.

Veja também:

Škoda Fabia. Preparativos
Por razões de segurança, as seguintes indicações devem ser observadas antes de substituir uma roda na estrada. Estacionar o veículo o mais longe possível do fluxo de tráfego - para isso, escolher um subsolo plano e firme. Desligar o motor. Em caso de veículos com caixa de velocidades manual engrenar a 1ª engrenagem. Em ...

Škoda Fabia. Ganchos
Fig. 93 Ganchos Nos dois lados da bagageira encontram-se ganchos para suspender pequenas peças de bagagem (p. ex., bolsas e semelhantes) Fig. 93. A carga máxima admissível do gancho é de 7,5 kg. CUIDADO Se possível, colocar a peça de bagagem suspensa no gancho no compartimento de arrumação B Fig. 94 - caso contr&aa ...

Citroën DS3. Gestão dos telefones emparelhados 
Esta função permite ligar ou desligar um periférico, assim como eliminar um emparelhamento.    Prima " Telefone " para visualizar a página primária.  1 Prima a página secundária.  Seleccione " Bluetooth " para visualizar a lista de periféricos emparelhados. Seleccione o periférico na lista.  19 Seleccione " Procurar equipamento "  ...

Manual do Veículo

www.binfoteh.com | © 2020 All rights reserved 0.0086