Mazda 2: Função de Controlo da Velocidade de Cruzeiro

Enquanto esta função estiver em funcionamento, o controlo da distância é desativado e apenas a função de controlo da velocidade de cruzeiro funciona.

A velocidade do veículo pode ser definida para uma velocidade superior a 25 km/h.

Utilize a função de controlo da velocidade de cruzeiro em autoestradas e outras vias que não requeiram muitas acelerações e desacelerações repetidamente.

AVISO

Não utilize o controlo da velocidade de cruzeiro nos seguintes locais: Caso contrário, poderá originar um acidente.

  • Estradas com curvas acentuadas e onde o tráfego é pesado e o espaço entre veículos é insuficiente. (A condução nestas condições utilizando a função de controlo da velocidade de cruzeiro não é possível)
  • Descidas inclinadas (A velocidade definida pode ser excedida por não poder ser aplicada suficiente travagem com o motor)
  • Estradas escorregadias, tais como estradas cobertas com gelo ou neve (Os pneus podem patinar e causar a perda de controlo do veículo)

Conduza sempre com cuidado: Os avisos e o controlo de travagem não irão funcionar após a função de controlo da distância ser cancelada e o sistema ser alterado para apenas a função de controlo da velocidade de cruzeiro. Pressione o pedal do travão para desacelerar, de acordo com as condições circundantes, enquanto mantém uma distância de segurança em relação ao veículo da frente e conduzindo sempre com segurança.

Passar para a função de controlo da velocidade de cruzeiro

Quando o interruptor MODE é pressionado enquanto o sistema de Controlo da Velocidade de Cruzeiro de Radar Mazda (MRCC) estiver ligado, o sistema passa para a função de controlo da velocidade de cruzeiro.

Quando o sistema passa para a função de controlo da velocidade de cruzeiro, a indicação principal da velocidade de cruzeiro (branca) é visualizada da seguinte forma no painel de instrumentos e no ecrã de condução ativa para notificar o condutor:

AVISO

Desligue sempre a função de controlo da velocidade de cruzeiro quando não estiver a ser utilizada: É perigoso deixá-la ligada quando não estiver a ser utilizada, pois pode entrar em funcionamento de modo inesperado, resultando em acidente.

Como definir a velocidade

Ajuste o sistema para a velocidade desejada do veículo utilizando o pedal do acelerador.

Quando o interruptor SET+ ou SET- for pressionado, a indicação de velocidade de cruzeiro definida (verde) liga e tem início o controlo da distância.

NOTA

  • O sistema poderá não conseguir manter a velocidade definida constantemente, consoante as condições de condução, tais como descidas ou subidas íngremes.
  • A velocidade continuará a aumentar enquanto o interruptor SET+ for mantido pressionado. A velocidade continuará a diminuir enquanto o interruptor SET- for mantido pressionado.

Como aumentar a velocidade definida

A velocidade definida pode ser aumentada efetuando as seguintes operações:

Para aumentar a velocidade utilizando o interruptor SET+

Mantenha pressionado o interruptor SET+ e solte-o na velocidade pretendida.

A velocidade definida pode ser ajustada de modo adicional (em incrementos de 1 km/h) pressionando o interruptor e soltando-o imediatamente. Por exemplo, se o interruptor for pressionado 4 vezes, a velocidade definida aumenta em cerca de 4 km/h.

Para aumentar a velocidade utilizando o pedal do acelerador

Pressione o pedal do acelerador e pressione o interruptor SET+ ou SET- na velocidade desejada.

Se não for pressionar o interruptor, o sistema volta à velocidade definida após retirar o seu pé do pedal do acelerador.

Como Diminuir a Velocidade Definida

Pressione continuamente o interruptor SET- e solte-o na velocidade pretendida.

A velocidade definida pode ser ajustada de modo adicional (em incrementos de 1 km/h) pressionando o interruptor e soltando-o imediatamente. Por exemplo, se o interruptor for pressionado 4 vezes, a velocidade do veículo definida diminui em cerca de 4 km/h.

Desativar a função

Desativar utilizando o interruptor OFF/CAN

Quando o interruptor OFF/CAN for pressionado uma vez, a função de controlo da velocidade de cruzeiro é desativada.

Desativar utilizando o interruptor MODE

Quando o interruptor MODE for pressionado, a função de controlo da velocidade de cruzeiro é desativada e a função de controlo da distância está pronta a funcionar.

A função de controlo da velocidade de cruzeiro é desativada automaticamente nos seguintes casos. Se o interruptor RES for pressionado quando a velocidade do veículo for igual ou superior a 25 km/h, a velocidade volta ao originalmente definido.

(Caixa de velocidades manual)

(Caixa de velocidades automática)

NOTA

  • Se a velocidade do veículo diminuir em cerca de 15 km/h ou mais, do que a velocidade definida, a função de controlo da velocidade de cruzeiro pode ser desativada.
  • Quando a velocidade do veículo for inferior a 21 km/h, a função de controlo da velocidade de cruzeiro é desativada. Neste caso, a velocidade do veículo não voltará à velocidade original definida, mesmo que acelere o veículo para uma velocidade igual ou superior a 25 km/h e o interruptor RES seja pressionado. Coloque a zeros a função de controlo da velocidade de cruzeiro.
Veja também:

Škoda Fabia. Posto de condução
Visão geral 1.   Elevadores elétricos de vidros 2.   Manípulo de abertura da porta 3.   Regulação elétrica dos espelhos retrovisores exteriores 4.    Difusores de ar 5.   Suporte para talão 6.   Alavanca de comando (consoante o equipamento): Pisca-pisca e máximos ...

Citroën DS3. Procedimento de reparação
Desligue a ignição. Cole o autocolante de limitação de velocidade no interior do veículo. Evite retirar qualquer corpo estranho que tenha penetrado no pneu. Desenrole o tubo localizado sob o compressor. Ligue o tubo do compressor ao frasco de produto de colmatagem. Vire o frasco de produto de colmatagem e fixe-o no entalhe específico do compressor. ...

Mazda 2. Interruptor DSC OFF
Pressione o interruptor DSC OFF para desligar o TCS/DSC. A luz indicadora DSC OFF no painel de instrumentos liga. Pressione novamente o interruptor para voltar a ligar o TCS/DSC. A luz NOTA Quando o DSC está ligado e o condutor tenta libertar o veículo quando este se encontra preso, ou quando tenta conduzir em estradas cobertas de neve acabada de assentar ...

Manual do Veículo

www.binfoteh.com | © 2020 All rights reserved 0.008