Mazda 2: Ligar o Motor

AVISO

As ondas rádio da chave podem afetar dispositivos clínicos como, por exemplo, pacemakers: Antes de utilizar a chave junto de pessoas que utilizam dispositivos clínicos, solicite informação ao fabricante do dispositivo ou ao seu médico se as ondas rádio da chave podem afetar o dispositivo.

 

NOTA

  • A chave deve ser transportada devido ao facto de possuir um chip imobilizador que deve comunicar com a unidade de controlo do motor dentro de um pequeno raio de alcance.
  • O motor pode ser ligado a partir de qualquer posição do botão de arranque do motor (off, ACC, ou ON).
  • Para evitar quaisquer efeitos adversos num passageiro portador de pacemaker ou de outro aparelho clínico, as funções do sistema de botão de arranque do motor (função que permite ligar o motor, com a chave simplesmente na posse do condutor) podem ser desativadas. Se o sistema estiver desativado, não poderá ligar o motor simplesmente transportando consigo a chave. Para mais informações, consulte um reparador qualificado, recomendamos um Reparador Autorizado Mazda. Se as funções do sistema de botão de arranque do motor tiverem sido desativadas, poderá ligar o motor através do seguinte procedimento indicado quando a pilha da chave estiver gasta.

    Consulte Função de Arranque do Motor Quando a Pilha da Chave Estiver Gasta.

  • Após o arranque a frio do motor, o regime aumenta e poderá ser ouvido um zumbido do compartimento do motor.

    Isto deve-se à melhoria da filtragem dos gases de escape e não significa qualquer avaria de componentes.

  1. Certifique-se que transporta a chave.
  2. Os ocupantes deverão colocar os cintos de segurança.
  3. Certifique-se que o travão de estacionamento está acionado.
  4. Continue a pressionar o pedal dos travões até o motor ligar.
  5. (Caixa de velocidades manual) Continue a pressionar o pedal da embraiagem de modo firme até o motor ligar. (Caixa de velocidades automática) Coloque a alavanca de velocidades na posição de estacionamento (P). Se necessitar ligar o motor enquanto o veículo estiver em movimento, coloque a alavanca de velocidades na posição (N).
NOTA
(Caixa de velocidades manual)
O motor de arranque não funcionará se o pedal da embraiagem não for pressionado suficientemente. (Caixa de velocidades automática) O motor de arranque não funcionará se a alavanca de velocidades não estiver na posição P ou N e o pedal dos travões não for pressionado suficientemente.
  1. Verifique se a luz indicadora KEY (verde) no painel de instrumentos e a luz indicadora do botão de arranque do motor (verde) ligam.

Ligar o Motor

Ligar o Motor

NOTA

  • Se a luz indicadora do botão de arranque do motor (verde) pisca, certifique-se que a chave está a ser transportada.
  • Se a luz indicadora do botão de arranque do motor (verde) piscar com a chave na sua posse, toque com a chave no botão de arranque do motor e ligue o mesmo. Consulte Função de Arranque do Motor Quando a Pilha da Chave Estiver Gasta.

 

CUIDADO Se a luz avisadora KEY (vermelha) ligar ou a luz indicadora do botão de arranque do motor (amber) piscar, poderá indicar a existência de avaria no sistema de arranque do motor. Desta forma, poderá não ser possível ligar o motor ou colocar a ignição na posição ACC ou ON. Solicite a inspeção do seu veículo num reparador qualificado, recomendamos um Reparador Autorizado Mazda.

 

NOTA

  • Nas seguintes condições, a luz avisadora KEY (vermelha) pisca após pressionar o botão de arranque do motor. Desta forma permite informar o condutor que o botão de arranque do motor não irá comutar para a posição ACC mesmo que seja pressionado a partir da posição Off.
  • A pilha da chave está descarregada.
  • A chave está fora do raio de alcance.
  • A chave está colocada numa zona com pouca captação de sinal pelo sistema .
  • Existe uma chave de outro fabricante idêntica à chave do seu veículo no raio de alcance do sistema.
  • (Método de arranque forçado do motor) Se a luz avisadora KEY (vermelha) acende ou a luz indicadora do botão de arranque do motor (amber) pisca, poderá indicar a impossibilidade de arranque do motor através do método normal. Solicite a inspeção do seu veículo num reparador qualificado, recomendamos um Reparador Autorizado Mazda. Se isto acontecer, o motor poderá ser ligado forçosamente. Pressione e mantenha pressionado o botão de arranque do motor até o motor ligar. São necessários outros procedimentos para ligar o motor como, por exemplo, possuir a chave no interior do habitáculo e pressionar o pedal da embraiagem (caixa de velocidades manual) ou o pedal dos travões (caixa de velocidades automática).
  • Quando o motor é ligado de modo forçado, a luz avisadora KEY (vermelha) permanece ligada e a luz indicadora do botão de arranque do motor (amber) permanece a piscar.
  • (Caixa de velocidades automática) Quando a alavanca de velocidades se encontra na posição (N), a luz indicadora KEY (verde) e a luz indicadora do botão de arranque do motor (verde) não ligam.
  1. Pressione o botão de arranque do motor após a luz indicadora KEY (verde) no painel de instrumentos e a luz indicadora do botão de arranque do motor (verde) ligarem.

NOTA

  • Após ligar o motor, a luz indicadora do botão de arranque do motor (amber) desliga e a ignição fica na posição ON.
  • (SKYACTIV-G 1.3, SKYACTIV-G 1.5) Após pressionar o botão de arranque do motor e antes do motor ligar, poderá ouvir o som de funcionamento da bomba de combustível junto ao depósito.

    Trata-se de uma situação normal e não significa a existência de avaria.

  • (SKYACTIV-D 1.5)
  • Quando ligar o motor, não liberte o pedal do travão após pressionar o botão de arranque do motor enquanto a luz indicadora de pré-aquecimento no painel de instrumentos não desligar e o motor arrancar.
  • Se o pedal do travão for libertado antes do motor arrancar, pressione novamente o pedal do travão e pressione o botão de arranque do motor para ligar o motor.
  • Se a ignição for deixada na posição ON durante um longo período de tempo sem o motor ser colocado em funcionamento após o aquecimento das velas de pré-aquecimento, estas poderão voltar a aquecer e consequentemente, a luz indicadora de pré-aquecimento no painel de instrumentos volta a ligar.
  • O motor de arranque não será acionado enquanto a luz indicadora de pré-aquecimento não desligar.

  1. Após ligar o motor, deixe-o ao ralenti durante cerca de 10 segundos (proibido na Alemanha).

NOTA

  • (Alemanha) Conduza imediatamente após ligar o motor. Contudo, não permita que o motor trabalhe em regimes elevados enquanto não atingir a temperatura normal de funcionamento.
  • (SKYACTIV-G 1.3, SKYACTIV-G 1.5)
  • Quer o motor esteja frio ou quente, deverá ser ligado sem a utilização do pedal do acelerador.
  • Se o motor não ligar à primeira tentativa, consulte Arranque do Motor Afogado em Arranque de Emergência. Se ainda assim não for possível ligar o motor, solicite a inspeção do veículo num Reparador Autorizado Mazda .
  • (SKYACTIV-D 1.5) Se a temperatura ambiente for inferior a - 10 °C, por motivos de proteção do motor, poderá não ser possível obter o regime máximo do motor durante três minutos após ligar o motor.
  • (Veículo com caixa de velocidades manual com função i-stop) Se o motor parou devido à perda de velocidade, pode ser novamente ligado pressionando o pedal da embraiagem, durante 3 segundos, aquando da paragem do motor.

    O motor não pode ser novamente ligado mesmo com o pedal da embraiagem pressionado, sob as seguintes condições:

  • A porta do condutor esta aberta.
  • O cinto de segurança do condutor não está colocado.
  • O pedal da embraiagem não é libertado, por completo, depois do motor parar.
  • O pedal da embraiagem é pressionado sem o motor estar parado por completo.
Veja também:

Mazda 2. Som de Aviso de Chave Retirada do Veículo
Veículos com a função de chave avançada Se a chave for retirada do veículo enquanto a ignição não for desligada e todas as portas estiverem fechadas, o som beep que é emitido no exterior do veículo será ouvido 6 vezes, o som beep que é emitido no interior do veículo será ouvido 6 vezes e a luz avisadora KEY (vermelha) no painel de instrumentos pisca continuamente para avisar ...

Škoda Fabia. Gasolina sem chumbo
No lado de dentro da tampa do depósito está indicado o combustível prescrito para o seu veículo Fig. 165. O veículo só pode ser operado com gasolina sem chumbo, que corresponde à norma EN 2281) e que contém no máximo 10% de bioetanol (E10). Gasolina recomendada 95/91 ou 92 ou 93 RON/ROZ Recomendamos de utilizar gasolina 95 ROZ ...

Mazda 2. Comutação do ecrã
A informação visualizada no ecrã de áudio altera como em seguida, de cada vez que o botão texto (3) for pressionado durante a reprodução. NOTA A informação (nome do artista, nome da faixa) é indicada apenas quando o dispositivo USB possui informação que pode ser indicada no ecrã. Esta unidade não poderá indicar alguns caracteres. Os caracte ...

Manual do Veículo

www.binfoteh.com | © 2020 All rights reserved 0.007