Mazda 2: Líquido de Arrefecimento do Motor

Mazda 2 / Manutenção e Cuidados / Manutenção Pelo Proprietário / Líquido de Arrefecimento do Motor

Inspeção do Nível do Líquido de Arrefecimento

AVISO Não utilize fósforos nem faça chamas no compartimento do motor. NÃO ADICIONE LÍQUIDO DE ARREFECIMENTO QUANDO O MOTOR ESTIVER QUENTE: Um motor quente é perigoso. Se um motor tiver estado ligado durante algum tempo, as peças no compartimento do motor poderão estar muito quentes. Poderá queimar-se.

Inspecione cuidadosamente o nível do reservatório do líquido de arrefecimento do motor, sem abrir o mesmo. Estacione o veículo num local seguro, de seguida desligue a ignição e verifique se a ventoinha de arrefecimento não está a funcionar antes de tentar trabalhar junto à mesma: É perigoso trabalhar junto à ventoinha de arrefecimento quando se encontra em funcionamento. A ventoinha de arrefecimento pode continuar a funcionar indefinidamente mesmo com o motor desligado, desde que a temperatura do compartimento do motor seja elevada.

Poderá ser atingido pela ventoinha e ferir-se gravemente. Não retire as tampas do sistema de arrefecimento quando o motor e o radiador estão quentes: Quando o motor e o radiador estão quentes, o líquido de arrefecimento e vapor quentes podem sair repentinamente sob grande pressão e causar graves ferimentos.

 

NOTA A substituição do líquido de arrefecimento do motor deve ser efetuada por um reparador qualificado, recomendamos um Reparador Autorizado Mazda.

Inspecione a proteção anticongelante e o nível do líquido de arrefecimento no reservatório pelo menos uma vez por ano -no início do inverno-e antes de viajar para locais onde a temperatura possa diminuir para valores inferiores ao ponto de congelação.

Inspecione a condição e as ligações de todo o sistema de arrefecimento e os tubos do aquecedor.

Substitua qualquer tubo que esteja inchado ou danificado.

O radiador deverá estar totalmente cheio de líquido de arrefecimento, enquanto no reservatório de líquido de arrefecimento o nível deve encontrar-se entre as marcas F ou FULL e L com o motor frio.

SKYACTIV-G 1.3 e SKYACTIV-G 1.5

Inspeção do Nível do Líquido de Arrefecimento

SKYACTIV-D 1.5

Inspeção do Nível do Líquido de Arrefecimento

Se estiver próximo ou ao nível da marca L, acrescente líquido de arrefecimento suficiente ao reservatório para assegurar a proteção contra o congelamento, corrosão e para repor o nível em F ou FULL.

Aperte corretamente a tampa após abastecer o reservatório de líquido de arrefecimento.

CUIDADO

  • O líquido de arrefecimento danifica a pintura.

    Enxague rapidamente se ocorrerem salpicos.

  • • Utilize apenas água (desmineralizada) na mistura de líquido de arrefecimento. Água que contenha minerais diminui a eficácia do líquido de arrefecimento.
  • Não adicione apenas água. Adicione sempre uma mistura apropriada de líquido de arrefecimento.
  • O motor possui peças em alumínio e deve ser protegido por um líquido de arrefecimento de base etilenoglicol para evitar a corrosão e o congelamento.
  • NÃO UTILIZE líquido de arrefecimento contendo álcool, metanol, borato ou silicato.

    Estes líquidos de arrefecimento poderão danificar o sistema de arrefecimento.

  • NÃO MISTURE álcool ou metanol com o líquido de arrefecimento. Pode danificar o sistema de arrefecimento.
  • Não utilize uma solução que contenha mais de 60% de anticongelante.

    Poderá reduzir a eficiência.

  • Se a marca "FL22" for indicada na tampa do sistema de arrefecimento ou junto à mesma, é recomendada a utilização de FL22 quando substituir o líquido de arrefecimento. Utilizar um líquido de arrefecimento do motor diferente de FL-22 pode provocar graves danos no motor e sistema de arrefecimento.

Se o reservatório do líquido de arrefecimento estiver vazio ou se for necessário adicionar frequentemente um novo líquido de arrefecimento, consulte um reparador qualificado, recomendamos um Reparador Autorizado Mazda.

Veja também:

Chevrolet Aveo. Regular o programador de velocidade
Pressionar o botão para ligar o programador de velocidade. O indicador acende. Acelerar até à velocidade pretendida. Rodar o selector rotativo para SET/- e soltá-lo. Retirar o pé do pedal do acelerador. Aumentar a velocidade definida Rodar o selector rotativo para RES/+ e mantê-lo. O veículo acelera. Soltar o select ...

Chevrolet Aveo. Acessórios e alterações no veículo
Recomendamos a utilização de Peças e Acessórios de origem e peças aprovadas pela fábrica específicas para o seu tipo de veículo. Não podemos avaliar ou garantir a fiabilidade de outros produtos - mesmo que aprovados por legislação ou por qualquer outra forma. Não efectuar alterações no sist ...

Škoda Fabia. Suporte para bebidas
Fig. 68 Suporte para bebidas No suporte para bebidas Fig. 68 podem ser colocados dois recipientes de bebida. ATENÇÃO Não utilizar recipientes que possam partir-se (p. ex., vidro, porcelana). Em caso de acidente, poderia provocar ferimentos. Nunca colocar recipientes de bebida quentes no suporte. As bebidas quentes pode ...

Manual do Veículo

www.binfoteh.com | © 2020 All rights reserved 0.014