Mazda 2: Manutenção da Pintura

Lavagem

CUIDADO

  • Quando a alavanca do limpa para-brisas estiver na posição e a ignição na posição ON, o limpa para-brisas pode começar a funcionar automaticamente nos seguintes casos:
  • Se tocar ou limpar o para-brisas na zona do sensor de chuva.
  • Se o limpa para-brisas sofrer um impacto a partir do interior ou exterior do veículo.

Não coloque as mãos, nem raspadores no para-brisas quando a alavanca do limpa para-brisas estiver na posição AUTO e a ignição na posição ON, pois poderá entalar os dedos ou danificar o limpa para-brisas e as escovas, se o limpa para-brisas for ativado automaticamente.

Se for limpar o para-brisas, certifique-se de que o limpa para-brisas está totalmente desligado (quando é mais provável que o motor seja deixado a funcionar). Isto é particularmente importante quando se limpa gelo ou neve.

  • Não espalhe água no compartimento do motor. Caso contrário, poderá originar problemas de arranque do motor ou danificar componentes elétricos.
  • Ao lavar e encerar o veículo, tenha atenção para não aplicar força excessiva em qualquer área do tejadilho do veículo ou antena. Caso contrário, pode amolgar o veículo ou danificar a antena.

Para ajudar a evitar a formação de ferrugem e a deterioração da pintura, lave o seu Mazda completa e frequentemente, pelo menos uma vez por mês, com água morna ou fria.

Se o veículo for lavado incorretamente, a superfície da pintura poderá ser riscada.

Aqui estão alguns exemplos sobre como poderão ocorrer riscos.

Ocorrem riscos na superfície da pintura quando:

NOTA

  • A Mazda não é responsável por riscos causados em lavagens automáticas de veículos ou por lavagens indevidas.
  • Os riscos são mais evidentes em veículos com pintura de cor escura.

Para minimizar os riscos na pintura do veículo:

CUIDADO

  • Não utilize palha de aço, produtos de limpeza abrasivos ou detergentes fortes que contenham agentes altamente alcalinos ou cáusticos, em superfícies de alumínio cromadas ou anodizadas. Poderá danificar a camada protetora; adicionalmente, os produtos de limpeza e detergentes poderão descolorir ou deteriorar a pintura.
  • (Com antena amovível) Para evitar danos na antena, desmonte-a antes de lavar o veículo numa estação de lavagem automática de veículos ou antes de passar por uma zona de altura reduzida.

Dê especial atenção à remoção de sal, poeira, lama e outras matérias estranhas do lado inferior dos guarda-lamas, e verifique se os orifícios de escoamento da extremidade inferior das portas e embaladeiras se encontram desimpedidos.

Insetos, alcatrão, seiva das árvores, excrementos de pássaro, poeiras industriais, e resíduos similares poderão danificar a pintura se não forem removidos de imediato. Quando a lavagem com água simples se mostrar insuficiente, utilize um sabão brando concebido para a utilização em veículos.

Retire completamente todo o sabão com água morna ou fria. Não permita que o sabão seque sobre a pintura.

Após a lavagem, seque o veículo com uma camurça limpa para evitar a formação de manchas de água.

AVISO Seque os travões conduzindo muito lentamente, libertando o pedal do acelerador e aplicando ligeiramente os travões até o desempenho dos mesmos voltar à condição normal: É perigoso conduzir com travões molhados. As distâncias de travagem aumentam e o veículo pode desviar para um lado quando os travões são aplicados, podendo resultar num grave acidente. Uma travagem ligeira indicará se os travões foram afetado

Quando utilizar uma estação de lavagem automática.

Quando utilizar uma máquina de lavagem de alta pressão

Estão disponíveis no mercado vários tipos de máquinas de lavagem de alta pressão e temperatura de água. Se o bico de lavagem for colocado demasiado próximo do veículo, a força do jato de água pode danificar ou deformar as borrachas, afetando a estanqueidade das peças e permitindo a infiltração de água para o interior do habitáculo. Mantenha uma distância suficiente (pelo menos 30 cm) entre o bico e o veículo. Adicionalmente, não mantenha o bico de lavagem demasiado tempo aplicado na mesma área do veículo e, tenha atenção quando aplicar jato de água entre as folgas nas portas e à volta dos vidros.

Enceramento

O seu veículo necessita de ser encerado quando a água já não escorrer sobre a pintura.

Lave e seque sempre o veículo antes de encerar. Para além da carroçaria do veículo, deverá encerar as peças metálicas para manter o brilho.

  1. Utilize produtos para enceramento que não contenham abrasivos.

    Ceras abrasivas removem a pintura e poderão danificar a superfície de peças metálicas polidas.

  2. Utilize um bom produto para enceramento natural para cores metalizadas, mica e cores sólidas.
  3. Quando encerar, aplique camadas iguais com a esponja fornecida com o produto ou com um pano macio.
  4. Puxe o brilho com um pano macio.
NOTA Um removedor de manchas para eliminar óleo, alcatrão e matérias similares, normalmente irá remover também a cera. Efetue novamente o enceramento nestas áreas mesmo que o resto do veículo não o necessite.
Veja também:

Mazda 2. Configurar as funções do DVD
Podem ser efetuadas as configurações de proporção do ecrã e qualidade do som. Configurar a qualidade do som Selecione o ícone . Selecione Configurações Áudio para regular a qualidade ...

Seat Ibiza. Utilizar o limitador de velocidade
Fig. 155 À esquerda da coluna de direção: comando e teclas para utilizar o limitador de velocidade. Fig. 156 À esquerda da coluna de direção: terceira alavanca para utilizar o li ...

Modelos



www.segmentob.com | © 2017 Todos os direitos reservados 0.0311