Mazda 2: Prevenção de Deslocamento do Veículo (Caixa de Velocidades Automática)

Mazda 2 / Durante a Condução / Arranque/Paragem do Motor / i-stop / Prevenção de Deslocamento do Veículo (Caixa de Velocidades Automática)

Os veículos com a função i-stop estão equipados com uma função de prevenção de deslocamento do veículo. Esta função evita que o veículo se desloque contrariamente à vontade do condutor como, por exemplo, quando liberta o pedal dos travões numa subida nas seguintes condições:

Prevenção de Deslocamento do Veículo (Caixa de Velocidades Automática)

AVISO Não se baseie completamente na função prevenção de deslocamento do veículo.

  • A função prevenção de deslocamento do veículo é uma função suplementar que opera durante um máximo de quatro segundos após libertar o pedal dos travões e acelerar o veículo a partir de uma condição de paragem do motor ao ralenti. Confiar excessivamente no sistema poderá resultar num acidente inesperado se o veículo acelerar inesperadamente. Antes de começar a conduzir o veículo, confirme sempre as condições de segurança circundantes e opere a alavanca de velocidades, pedal dos travões e o pedal do acelerador apropriadamente. Note que o veículo poderá deslocar-se inesperadamente, consoante o grau de inclinação da estrada, a carga do veículo ou se estiver a rebocar um atrelado.
  • Note que o veículo poderá mover-se subitamente se a desativação da prevenção de deslocamento do veículo ocorrer nas seguintes condições:
  • A alavanca de velocidades está na posição N.
  • Se a alavanca de velocidades for movida para a posição N e o pedal dos travões for libertado quando a função i-stop está a funcionar, a força de travagem é gradualmente libertada. Para acelerar o veículo, liberte o pedal dos travões após o motor ligar novamente e coloque a alavanca de velocidades numa posição diferente da posição N.

 

NOTA

  • Quando o veículo está parado numa superfície de inclinação acentuada, a função de prevenção de deslocamento do veículo não opera devido ao facto do motor se encontrar ao ralenti.
  • A resposta do pedal dos travões poderá variar, podendo ocorrer um som dos travões, ou o pedal dos travões poderá vibrar devido ao funcionamento da função prevenção de deslocamento do veículo. Contudo, isto não significa a existência de avaria.
Veja também:

Mazda 2. Avisador dos Airbags/Pré-tensores dos Cintos de Segurança
Se existir um problema com os airbags/ pré-tensores dos cintos de segurança e a ligação da luz avisadora, será emitido um som avisador durante 5 segundos a cada minuto. O avisador dos airbags e dos pré-tensores dos cintos de segurança continuará a ser ouvido durante aproximadamente 35 minutos. Solicite a inspeção do seu veículo num reparador qualificado, recomendamos um Repar ...

Škoda Fabia. Dicas para uma condução económica
O consumo de combustível depende do estilo de condução, do estado da estrada, das condições climatéricas entre outros. Para um estilo de condução económica, devem ser observadas as seguintes indicações. Evitar acelerações e travagens desnecessárias. Respeite a recomendação de ...

Citroën DS3. Pesos e cargas rebocáveis (em kg)
Os valores de MTRA e de cargas rebocáveis indicados são válidos para uma altitude máxima de 1000 metros; a carga rebocável mencionada deve ser reduzida em 10 % por incrementos de 1000 metros suplementares. No caso de um veículo tractor, é proibido ultrapassar a velocidade de 100 km/h (respeite a legislação em vigor no país em utilização). Temperaturas exteriores elevadas ...

Manual do Veículo

www.binfoteh.com | © 2020 All rights reserved 0.0198