Mazda 2: Sistema de Travagem Anti-Bloqueio (ABS)

Mazda 2 / Durante a Condução / ABS/TCS/DSC / Sistema de Travagem Anti-Bloqueio (ABS)

A unidade de controlo do ABS monitoriza constantemente a velocidade de cada roda.

Se uma roda estiver prestes a bloquear, o sistema ABS responde automaticamente libertando e aplicando o travão à roda em causa.

O condutor sentirá uma ligeira vibração no pedal dos travões e poderá ouvir um ruído surdo produzido pelo sistema de travagem.

Trata-se do funcionamento normal quando o ABS opera. Não trave a fundo, continue a pressionar normalmente o pedal dos travões.

A luz avisadora acende se o sistema estiver avariado.

Consulte Luzes Avisadoras.

AVISO

O ABS não compensa uma condução imprudente: O ABS não compensa uma condução imprudente e perigosa, velocidade excessiva, seguir outro veículo a uma distância muito reduzida, condução sobre gelo e neve nem hidroplanagem (fricção e contacto reduzidos dos pneus com a estrada devido à presença de água na superfície da mesma).

Apesar do auxílio deste sistema, podem ocorrer acidentes.

 

NOTA

  • As distâncias de travagem podem ser superiores em superfícies não homogéneas (neve ou gravilha, por exemplo) as quais geralmente possuem uma base compacta. Um veículo com um sistema de travagem normal pode requerer uma distância menor para parar nestas circunstâncias, uma vez que os pneus formam uma camada do material da superfície, que lhes serve de calço quando derrapam.
  • O som de funcionamento do ABS pode ser ouvido quando o motor é ligado ou imediatamente após iniciar a marcha do veículo, contudo, trata-se do funcionamento normal e não significa a existência de avaria.
Veja também:

Mazda 2. Indicador de Desgaste das Pastilhas dos Travões
Quando as pastilhas dos travões de disco ficarem gastas, os indicadores de desgaste incorporados entram em contacto com os discos dos travões. Este contacto provoca um ruído de chiadeira para avisar que as pastilhas devem ser substituídas. Quando detetar um ruído desta natureza no seu veículo, consulte um reparador qualificado o mais cedo possível, recomendamos um Reparador A ...

Škoda Fabia. Aviso ao exceder a velocidade fixada
O sistema oferece a possibilidade de fixar um limite de velocidade e ao ultrapassar este limite aparece um sinal de aviso sonoro e a seguinte mensagem de aviso no visor do painel de instrumentos. Ajustar limite de velocidade com o veículo parado Selecionar e confirmar o ponto do menu Aviso aos () ou (). Ajustar o limite de velocidade desejado em passos de 5 km/h. Confirmar ...

Peugeot 207. Lava-vidros dianteiro e lava-faróis
Puxar o comando do limpa-vidros para si. O lava-vidros e depois o limpa-vidros funcionam durante um determinado tempo. Os lava-faróis apenas se activam quando as luzes de cruzamento estiverem acesas . Com as luzes diurnas, para activar os lava-faróis, posicionar o comando de iluminação nas luzes de médios. Nos veículos equipados com ar condicionado automátic ...

Manual do Veículo

www.binfoteh.com | © 2020 All rights reserved 0.011