Renault Clio: Condições de paragem do motor

Renault Clio / Condução / Arranque, paragem do motor / Condições de paragem do motor

Nos veículos com caixa de velocidades automática, o veículo deve estar parado e a alavanca de selecção na posição N ou P.

Particularidade

Particularidade

Consoante o veículo, os acessórios (rádio...) deixam de funcionar quando desliga o motor, quando abre a porta do condutor ou quando tranca as portas.

Nunca desligue a ignição antes de o veículo estar completamente parado, a paragem do motor provoca a supressão dos sistemas de assistência: Após a paragem do motor, o servofreio, a direção assistida e os dispositivos de segurança passiva, como, por exemplo, airbags e prétensores, deixarão de funcionar.

Cartão RENAULT de telecomando

Se o cartão estiver no leitor 2, prima o botão 1: o motor pára. Neste caso, a coluna de direcção bloqueia-se quando o cartão for retirado do leitor.

Particularidade

Se o cartão já não estiver no leitor quando a paragem do motor for solicitada, aparece a mensagem "CARTAO AUSENTE PREMIR LONGAMENT" no quadro de instrumentos: prima durante mais de dois segundos o botão 1.

Cartão RENAULT "mãos-livres"

Com o cartão no veículo, prima o botão 1: o motor para. A abertura da porta do condutor ou o trancamento do veículo provoca o bloqueamento da coluna de direção.

Se o cartão já não estiver no habitáculo quando a paragem do motor for solicitada, a mensagem "CARTAO AUSENTE PREMIR LONGAMENT" será apresentada no quadro de instrumentos: prima o botão 1 durante mais de dois segundos

Ao abandonar o veículo, sobretudo se tiver o cartão RENAULT consigo, verifique se o motor está realmente parado.

Responsabilidade do condutor durante o estacionamento ou paragem do veículo

Nunca abandone o veículo com crianças, adultos não autónomos ou animais lá dentro, ainda que seja por pouco tempo.

Ao fazê-lo, poderá colocar-se em perigo a si ou a outras pessoas, por exemplo, se for ligado o motor ou equipamentos (como é o caso dos elevadores de vidros) ou ainda o sistema de bloqueio das portas.

Além disso, com tempo quente e/ou com sol, a temperatura no interior do habitáculo aumenta muito rapidamente.

PERIGO DE MORTE OU FERIMENTOS GRAVES.

Veja também:

Mazda 2. Luzes de Emergência
As luzes de emergência devem ser sempre utilizadas quando parar o veículo na estrada ou na berma em caso de emergência. As luzes de emergência avisam outros condutores que o seu veículo pode ...

Chevrolet Aveo. Fusíveis
Os dados do fusível de substituição devem coincidir com os dados do fusível avariado. Numa caixa por cima do terminal positivo da bateria do veículo encontram ...

Modelos

www.segmentob.com | © 2017 Todos os direitos reservados 0.0216