Renault Clio: Condições de paragem do motor

Renault Clio / Condução / Arranque, paragem do motor / Condições de paragem do motor

Nos veículos com caixa de velocidades automática, o veículo deve estar parado e a alavanca de selecção na posição N ou P.

Particularidade

Particularidade

Consoante o veículo, os acessórios (rádio...) deixam de funcionar quando desliga o motor, quando abre a porta do condutor ou quando tranca as portas.

Nunca desligue a ignição antes de o veículo estar completamente parado, a paragem do motor provoca a supressão dos sistemas de assistência: Após a paragem do motor, o servofreio, a direção assistida e os dispositivos de segurança passiva, como, por exemplo, airbags e prétensores, deixarão de funcionar.

Cartão RENAULT de telecomando

Se o cartão estiver no leitor 2, prima o botão 1: o motor pára. Neste caso, a coluna de direcção bloqueia-se quando o cartão for retirado do leitor.

Particularidade

Se o cartão já não estiver no leitor quando a paragem do motor for solicitada, aparece a mensagem "CARTAO AUSENTE PREMIR LONGAMENT" no quadro de instrumentos: prima durante mais de dois segundos o botão 1.

Cartão RENAULT "mãos-livres"

Com o cartão no veículo, prima o botão 1: o motor para. A abertura da porta do condutor ou o trancamento do veículo provoca o bloqueamento da coluna de direção.

Se o cartão já não estiver no habitáculo quando a paragem do motor for solicitada, a mensagem "CARTAO AUSENTE PREMIR LONGAMENT" será apresentada no quadro de instrumentos: prima o botão 1 durante mais de dois segundos

Ao abandonar o veículo, sobretudo se tiver o cartão RENAULT consigo, verifique se o motor está realmente parado.

Responsabilidade do condutor durante o estacionamento ou paragem do veículo

Nunca abandone o veículo com crianças, adultos não autónomos ou animais lá dentro, ainda que seja por pouco tempo.

Ao fazê-lo, poderá colocar-se em perigo a si ou a outras pessoas, por exemplo, se for ligado o motor ou equipamentos (como é o caso dos elevadores de vidros) ou ainda o sistema de bloqueio das portas.

Além disso, com tempo quente e/ou com sol, a temperatura no interior do habitáculo aumenta muito rapidamente.

PERIGO DE MORTE OU FERIMENTOS GRAVES.

Veja também:

Opel Corsa. Luzes de médios
Rodar a tampa (2) para a esquerda e retirá-la. Pressionar o grampo para desencaixar o casquilho. Afastar o suporte da lâmpada do reflector. Separa a l&aci ...

Seat Ibiza. Posto de condução
Fig. 105 Painel de instrumentos Esquema geral Comandos para os vidros elétricos* Manípulo da porta Comando para o ajuste dos espelhos exteriores elétricos Difusores de saída do ...

Modelos



www.segmentob.com | © 2017 Todos os direitos reservados