Fiat Punto: Função "DNA" - seleção do modo de condução

Fiat Punto / Conhecimento do veículo / Função "DNA" - seleção do modo de condução

Para as versões equipadas com câmbio Dualogic ver também o suplemento específico.

O sistema de seleção do modo de condução é um dispositivo que permite obter uma variação na maneira pela qual o motor do veículo irá responder às diferentes solicitações de rendimento por parte do condutor, podendo ser programado em três modalidades diferentes: "D" (Dynamic), "N" (Normal) e "A" (Autonomy).

A modalidade de direção selecionada é sinalizada no display e no próprio dispositivo através do acendimento do LED referente a cada função - detalhe da fig. 73.

Função

Com a função "D" (DYNAMIC) ativa, fig. 73 obtém-se uma definição de condução esportiva caracterizada por uma maior prontidão de resposta do motor ao acelerar, visando uma condução mais esportiva. As telas exibidas no display serão a do modo de condução selecionado, da pressão de alimentação do turbocompressor (somente para versões T-JET) e um aviso, representado pelo sinal +, que indica o momento correto para efetuar a troca ascendente de marchas, considerando um estilo de condução mais esportivo do veículo. As barras se enchem à medida que a pressão do turbocompressor aumenta (somente para versões T-JET).

Indicação no display do modo selecionado Indicação no display durante o uso da função Aviso de troca de marcha

Na seleção da função "N" (Normal) não ocorre nenhum tipo de alteração ou sinalização no display, sendo esta a condição padrão de funcionamento. As telas exibidas no display serão a de modo selecionado e a tela padrão.

Indicação no display do modo selecionado Indicação no display durante o uso da função

Com a função "A" (AUTONOMY) ativa no quadro de instrumentos serão exibidas informações sobre o ponto ideal de troca de marchas bem como um econômetro digital (somente em velocidades superiores a 7 km/h) que servirão como auxílio ao condutor, visando um estilo de direção com menor consumo de combustível. As telas exibidas no display serão a de modo selecionado, do econômetro e a indicativa de troca de marchas. As barras se enchem à medida que o consumo aumenta.

Indicação no display do modo selecionado Indicação no display durante o uso da função Aviso de troca de marcha

ADVERTÊNCIA: a função Dynamic destina-se a propiciar um funcionamento mais esportivo do veículo, mas a sua disponibilidade não desobriga o motorista de evitar faixas de rotação muito elevadas que poderiam provocar danos ao motor. Da mesma forma, essa função não exime, a quem dirige, do respeito à legislação de trânsito e às velocidades máximas estabelecidas para o local por onde se transita.

Observação: a exibição das barras indicativas, estando ativas as funções DYNAMIC ou AUTONOMY, somente será possível se a opção "ver rádio", do menu MY CAR, estiver inativa (posição "OFF"). Ver assunto "Repetição das informações de áudio" em "MY CAR FIAT", no presente capítulo.

Observação: se o veículo estiver trafegando em velocidades superiores a 110 km/h +-10% não é possível realizar a comutação da função Normal para a função Dynamic.

Veja também:

Mazda 2. Quando o Sistema Opera
O sistema passa para o modo standby quando o interruptor LDWS é pressionado e a luz indicadora LDWS OFF no painel de instrumentos desliga. Conduza o veículo no centro da faixa de rodagem ...

Seat Ibiza. Manípulo dos indicadores de mudança de direção e da luz de máximos
Luz de estacionamento Desligue a ignição e retire a chave. Empurrar o manípulo das luzes indicadoras de mudança de direção para cima ou para baixo, para ligar a luz de estacionamento ...

Modelos

www.segmentob.com | © 2017 Todos os direitos reservados 0.0159