Fiat Punto: Proteção dos dispositivos que reduzem as emissões

Fiat Punto / Uso correto do veículo / Dirigir com economia e respeitando o meio ambiente / Proteção dos dispositivos que reduzem as emissões

O correto funcionamento dos dispositivos antipoluentes não só garante o respeito ao meio ambiente, mas influi também no rendimento do veículo. Assim, manter em boas condições estes dispositivos é a primeira regra para uma direção ao mesmo tempo ecológica e econômica.

A primeira precaução é seguir cuidadosamente o plano de manutenção programada.

No caso de utilização de gasolina, use somente gasolina sem chumbo.

Se a partida for difícil, não insista com tentativas prolongadas. Evite, principalmente, empurrar, rebocar ou usar descidas; são todas manobras que podem danificar o conversor catalítico.

Use somente uma bateria auxiliar (ver "partida com bateria auxiliar" no capítulo "em emergência").

Se, durante a marcha, o motor não funcionar bem, prossiga reduzindo ao mínimo indispensável a exigência de desempenho do motor e dirija-se, logo que puder, à rede assistencial fiat.

Quando acender a luz-espia de reserva de combustível, abastecer assim que for possível. Um baixo nível do combustível poderia causar uma alimentação irregular do motor, e como consequência, possíveis danos ao conversor catalítico.

Não ligar o motor, mesmo que só para testar, com uma ou mais velas desligadas.

Não aquecer o motor em marcha lenta antes de partir, a não ser que a temperatura externa esteja muito baixa e, mesmo neste caso, não por mais de 30 segundos.

A retirada do conversor catalítico, além de não contribuir para aumentar o desempenho do veículo, ocasiona poluição desnecessária e constitui um claro desrespeito à legislação ambiental para veículos automotores.

No seu funcionamento normal, o conversor catalítico atinge elevadas temperaturas.

Assim, não estacione o veículo sobre material inflamável (grama, folhas secas, folhas de pinheiro etc.) Pois há perigo de incêndio.

Não instale outros anteparos de calor e nem remova os existentes colocados sobre o conversor catalítico e o tubo de escapamento.

Não borrifar nenhum produto sobre o conversor catalítico, a sonda lambda e o tubo de escapamento.

A falta de respeito a estes procedimentos pode causar riscos de incêndio.

Veja também:

Seat Ibiza. Indicações para o arranque por reboque
Por razões técnicas, não é possível realizar arranque por reboque nos seguintes veículos: Veículos com caixa de velocidades automática. Se a bateria do veículo está descarregada, ...

Toyota Yaris. Reiniciar o funcionamento do motor
Veículos com caixa de velocidades Multidrive Liberte o pedal do travão. Quando a alavanca de velocidades estiver em N ou P, pressione o pedal do travão e coloque a alavanca de v ...

Modelos

www.segmentob.com | © 2017 Todos os direitos reservados 0.0106