Renault Clio: Iluminações e sinalizações exteriores

Renault Clio / Conheça o seu automóvel / Iluminações e sinalizações exteriores

Iluminações e sinalizações exteriores

Mínimos

Rode o anel 2 até que o símbolo fique na direcção da marca 3.

Acende-se um testemunho no quadro de instrumentos.

Função acendimento dos faróis diurnos

Função acendimento dos faróis diurnos

(apenas luz dianteira) No arranque do motor, as luzes diurnas acendem-se automaticamente sem acionar a haste 1 e desligam-se quando o motor para.

Em caso de circulação pela esquerda num veículo com posto de condução à esquerda (ou viceversa), é imperativo mandar regular os faróis (salvo veículos equipados com lâmpadas de xénon), durante a estadia, por um representante da marca.

À noite, antes de iniciar uma viagem, verifique o estado do equipamento eléctrico e regule os faróis (se não for circular nas condições de carga habituais). De uma maneira geral, verifique se os faróis não estão "tapados" (sujidade, lama, neve, transporte de objectos que os possam tapar...).

Função acendimento dos faróis diurnos

Médios Funcionamento manual

Rode o anel 2, até que o símbolo fique na direcção da marca 3. Este testemunho acende-se no quadro de instrumentos.

Funcionamento automático (nalgumas versões do veículo)

Rode o anel 2 até que o símbolo AUTO fique na direção da marca 3: com o motor a trabalhar, as luzes de médios acendem-se ou apagam-se automaticamente (em função da luminosidade exterior), sem necessidade de manobrar a haste 1.

Consoante o veículo, os médios acendem-se automaticamente após várias passagens das escovas dos limpa-vidros dianteiros.

Máximos

Com o motor ligado e os médios acesos, empurre a haste 1.

Este indicador ilumina-se no quadro de instrumentos.

Para obter de novo os médios, volte a puxar a haste 1 na sua direcção.

Extinção das luzes

Existem duas possibilidades:

Nota: a extinção automática da iluminação está inactiva quando as luzes de nevoeiro estão acesas.

Alarme de esquecimento de luzes acesas

Ao abrir a porta do condutor com a iluminação ligada e o motor desligado, dispara-se um sinal sonoro para o prevenir do perigo de descarga da bateria.

Função de início e de fim (consoante o veículo)

Função de início e de fim (consoante o veículo)

Após a ativação da função, as luzes acender-se-ão automaticamente quando o veículo for destrancado.

Estas apagam-se automaticamente:

ou

Função "iluminação exterior de acompanhamento"

Esta função permite-lhe acender temporariamente os médios (para iluminar um portão de garagem...).

Com o motor e as luzes desligadas e o anel 2 na posição 0 ou AUTO, puxe a haste 1 na sua direção: os médios acendem-se durante aproximadamente trinta segundos. Para prolongar este tempo, puxe a haste até quatro vezes (tempo total limitado a dois minutos).

A mensagem "Seguim. ilumin. durante _ _ _" acompanhada pelo tempo de iluminação é afixada no quadro de instrumentos, para confirmar esta acção. Em seguida, pode trancar o veículo.

Para apagar as luzes antes de terminada a temporização automática, rode o anel 2 para uma posição qualquer e, em seguida, recoloque-o na posição AUTO.

Função

Faróis de nevoeiro dianteiros

Rode o anel central 4 da haste 1, até que o símbolo fique na direcção da marca 5, e depois largue-o.

As luzes de nevoeiro acendem-se, ou não, em função da iluminação exterior seleccionada. Um testemunho acender-se-á no quadro de instrumentos.

Função

Luz de nevoeiro traseira

Rode o anel central 4 da haste até que o símbolo fique na direcção da marca 5, e depois largue-o.

As luzes de nevoeiro acendem-se, ou não, em função da iluminação exterior seleccionada. Um testemunho acender-se-á no quadro de instrumentos.

Não se esqueça de desligar estas luzes logo que não necessite delas, para não incomodar os outros automobilistas.

Respeite a legislação em vigor.

Extinção

Rode novamente o anel 4, até colocar a marca 5 em frente do símbolo correspondente à luz de nevoeiro que pretende apagar. O indicador correspondente apaga-se no quadro de instrumentos.

Ao desligar a iluminação exterior, desliga também as luzes de nevoeiro dianteiras e traseiras.

Faróis direcionais (consoante o equipamento do veículo)

Com os médios acesos e em determinadas condições (velocidade, ângulo de volante, circulação para a frente, pisca-pisca acionado...), quando curva, uma das luzes de nevoeiro dianteira acende para iluminar a viragem.

Quando a marcha-atrás é engrenada, as duas luzes de nevoeiro dianteiras acender-se-ão simultaneamente de modo a ajudar a manobra do condutor.

Com tempo de nevoeiro, neve ou se transportar um objecto que ultrapasse a dimensão do tecto, o acendimento automático das luzes não é sistemático.

O acendimento das luzes de nevoeiro é feita pelo condutor: os testemunhos no quadro de instrumentos informam-no do seu estado (testemunho aceso, se estiverem ligadas; testemunho apagado, se o não estiverem).

Veja também:

Mazda 2. Especificações
Motor Motor a gasolina Motor diesel Sistema Elétrico Bateria *1 N-55 (S), Q-85 ou S-95 foram concebidas para o sistema i-stop (PARA STOP & START)/sistema i-ELOOP. Apenas N-55 (S), Q ...

Opel Corsa. Mostrador do nível médio
Os menus principais são os seguintes: informação do computador de bordo/combustível, ver descrição abaixo informação do veí ...

Modelos



www.segmentob.com | © 2017 Todos os direitos reservados