KIA Rio: Funcionamento da caixa de velocidades automática

KIA Rio / Conduzir o veículo / Caixa de velocidades automática / Funcionamento da caixa de velocidades automática

Funcionamento da caixa de velocidades automática

A altamente eficiente caixa de velocidades automática tem 4 (6*) velocidades de progressão e uma velocidade de marcha-atrás. Cada uma das velocidades é seleccionada automaticamente, em função da posição da alavanca da caixa.

* : se instalado

INFORMAÇÃO

Se a bateria tiver sido desligada, as primeiras mudanças de um veículo novo poderão ser algo bruscas. Esta situação é normal. A sequência das mudanças será ajustada após alguns ciclos de mudanças de velocidade comandados pelo TCM (Módulo de Controlo da Caixa de Velocidades) ou o PCM (Módulo de Controlo do Trem de Transmissão).

Para obter um funcionamento sem percalços da caixa, carregue no pedal dos travões quando passar da posição N (Ponto-morto) para uma velocidade de progressão ou a marcha-atrás.

AVISO - Caixa de velocidades automática

ATENÇÃO

Posições da caixa de velocidades

Os indicadores luminosos do combinado de instrumentos mostram a posição da alavanca das mudanças com o interruptor da ignição na posição 'ON'.

P (Estacionamento)

Antes de colocar a caixa de velocidades na posição P (estacionamento), pare totalmente o veículo. Esta posição bloqueia a caixa de velocidades e impede o rolamento das rodas motrizes.

AVISO

ATENÇÃO

Se passar para a posição P (Estacionamento) com o veículo em andamento, pode danificar a caixa de velocidades.

R (Marcha-atrás)

Utilize esta posição para andar com o veículo para trás.

ATENÇÃO

Pare sempre totalmente o veículo antes de passar para ou sair da posição "R" (Marcha-atrás). Se passar para a posição "R" com o veículo em andamento, pode danificar a caixa de velocidades, excepto no caso descrito em "Baloiçar o veículo", neste capítulo.

N (Ponto-morto)

Esta posição não bloqueia as rodas e a caixa de velocidades. Se o travão de estacionamento ou os travões não forem aplicados, o veículo rola livremente, mesmo num local ligeiramente inclinado.

AVISO

Não conduza com a alavanca de velocidades engrenada na posição de ponto morto N (Neutral).

O travão não funcionará e pode verificar-se um acidente.

Estacionamento na posição N (ponto-morto)

Siga as indicações abaixo quando estacionar e desejar que o veículo se desloque ao ser empurrado.

1.Após estacionar o veículo, pise o pedal do travão e desloque a alavanca da caixa de velocidades para a posição P (estacionamento) com o botão de ignição na posição ON ou enquanto o motor estiver em funcionamento.

2. Solte o travão de estacionamento se estiver engatado.

3.Mantendo o pedal do travão pressionado, coloque o botão de ignição na posição OFF.

4.Desloque a alavanca da caixa de velocidades para a posição N (pontomorto) mantendo pressionado o pedal do travão e premindo o botão [SHIFT LOCK RELEASE] ou introduzindo simultaneamente uma ferramenta (p.

ex., uma chave de fendas) no orifício de acesso [SHIFT LOCK RELEASE] e pressionando-a para baixo. Ao fazer isso, o veículo pode ser deslocado ao ser aplicada uma força externa.

ATENÇÃO

D (Condução)

Esta é a posição de condução em progressão normal. A caixa efectua passagens automáticas ao longo de uma sequência de 4 velocidades, maximizando a economia de combustível e a força motriz.

Para obter mais força motriz ao ultrapassar um veículo ou vencer subidas, carregue a fundo no pedal do acelerador. A caixa reduz automaticamente para a velocidade imediatamente abaixo.

INFORMAÇÃO

Parar sempre completamente antes de mudar para D (Condução).

Modo desportivo (se instalado)

Modo desportivo (se instalado)

Selecione o modo desportivo deslocando a alavanca seletora da posição D (condução) para o modo manual, estando o veículo estacionado ou em movimento.

Para regressar ao modo D (condução), coloque novamente a alavanca seletora no modo principal.

No modo desportivo, a possibilidade de mover a alavanca da caixa para trás e para a frente permite-lhe efectuar mudanças rapidamente. Ao contrário do que sucede numa caixa manual, o modo desportivo da caixa automática permite efectuar mudanças com o pedal do acelerador sob pressão.

Utilizar a alavanca das mudanças

Superior (+) : Pressione a alavanca para a frente para subir uma velocidade.

Inferior (-) : Puxe a alavanca para trás para efectuar uma redução de caixa.

INFORMAÇÃO

Sistema de travamento da alavanca de mudança de marchas (se instalado)

Para sua segurança, a transmissão automática possui um sistema de travamento da alavanca de mudança de marchas, que impede a mudança da posição P (Estacionamento) para a posição R (Marcha à ré), a menos que o pedal do freio seja pressionado.

Para mudar a transmissão da posição P (Estacionamento) para a posição R (Marcha a ré): 1. Pressione o pedal do freio e mantenha-o pressionado.

2. Mova a alavanca de mudança de marchas.

Se o pedal do travão for repetidamente pressionado e libertado com o seletor das mudanças na posição P (Parqueamento), poderá ouvir-se um ruído de trepidação & vibração do seletor das mudanças. Esta situação é normal.

AVISO

Pressione totalmente o pedal do freio antes e durante a mudança da posição P (Estacionamento) para outra posição, a fim de evitar que o veículo se movimente inadvertidamente, o que pode causar ferimentos em pessoas dentro ou ao redor do veículo.

Veja também:

Škoda Fabia. Memorização dos valores da pressão dos pneus
Os valores da pressão dos pneus devem ser guardados sempre se existir um dos seguintes resultados. Alteração da pressão de ar dos pneus. Mudança de uma ou mai ...

Citroën DS3. Fusíveis no painel de bordo
A caixa de fusíveis encontra-se na parte inferior do painel de bordo (lado esquerdo). Acesso aos fusíveis  Ver o parágrafo "Acesso à ferramenta". Tabela de fusíveis ...

Modelos

www.segmentob.com | © 2017 Todos os direitos reservados 0.0111