KIA Rio: Rebater o banco traseiro (se instalado)

As costas dos bancos traseiros podem rebater-se para facilitar o transporte de objectos compridos ou aumentar a capacidade de carga do veículo.

AVISO

As costas rebatíveis dos bancos traseiros destinam-se a permitir o transporte de objectos mais compridos que, de outro modo, seria impossível acomodar no veículo.

Nunca deixe os passageiros sentarem-se em cima das costas rebatidas dos bancos traseiros com o automóvel em andamento. Este lugar não é apropriado, visto não dispor de qualquer cinto de segurança. Além disso, em caso de acidente ou travagem brusca, podem ocorrer lesões graves ou mesmo a morte de passageiros. Os objectos transportados sobre as costas rebatidas dos bancos traseiros não devem exceder a altura dos bancos dianteiros. Isso poderia fazer com que a carga deslizasse para a frente e causasse lesões ou danos em travagens bruscas.

As costas do banco traseiro dobram-se para a frente para permitir aumentar o espaço de carga e aceder à mala.

AVISO

Não rebater o banco traseiro se a posição do banco do condutor não estiver adequadamente regulada de acordo com a estatura deste último, após o rebatimento do banco traseiro. Uma travagem brusca ou uma colisão poderão causar ferimentos.

ATENÇÃO

Para rebater o encosto do banco traseiro

Para rebater o encosto do banco traseiro

1. Se dobrar o encosto, insira a fivela de cinto de segurança traseiro no bolso entre o encosto traseiro e a almofada e, em seguida, certifique-se de que os cintos de segurança não interferem com a bagagem e carga arrumadas.

Em seguida, insira o cinto de segurança nos dois orifícios situados em ambos os lados.

2. Coloque o encosto dianteiro na vertical e, se necessário, empurre o banco dianteiro para a frente.

3. Empurre os encostos de cabeça completamente até abaixo.

Para rebater o encosto do banco traseiro

4. Puxe a alavanca de libertação e rebata as costas do banco traseiro deslocando-as firmemente para a frente e para baixo.

Colocar o banco traseiro na posição inicial

1. Para usar o banco traseiro, levante e puxe para trás o encosto do banco, puxando a alavanca de rebatimento.

Puxe o encosto do banco com firmeza até encaixar. Certifique-se de que fica bem preso. Quando endireitar o encosto do banco, verifique sempre se ficou bem encaixado empurrando a parte de cima do encosto.

Se não conseguir visualizar a linha encarnada na base, significa que o encosto traseiro está totalmente bloqueado.

2. Volte a colocar o cinto de segurança traseiro na posição correcta.

3. Quando o encosto do banco estiver completamente instalado, verifique novamente da respectiva alavanca de rebatimento.

AVISO - Endireitar o banco

Para voltar a colocar as costas do banco na posição vertical, agarre bem nas costas do banco e puxeas devagar para trás. Se o fizer sem agarrar devidamente nas costas do banco, estas podem fazer um efeito de mola para a frente, atingir o utilizador e causar-lhe lesões.

AVISO

Após rebatimento dos bancos traseiros, a não ser que a posição de condução esteja ajustada ao condutor, não rebata os bancos, pois podem resultar danos pessoais em caso de travagem súbita ou choque.

AVISO

Ao recolocar as costas do banco traseiro na vertical, após o seu rebatimento: Tenha cuidado para não danificar a correia ou a fivela do cinto de segurança. Não deixe que a correia ou a fivela do cinto fique presa ou entalada no banco traseiro.

Certifique-se de que as costas do banco estão completamente encaixadas na vertical carregando no topo das costas do banco. Caso contrário, num acidente ou travagem brusca, o banco pode rebater-se e permitir a entrada de carga no habitáculo, o que pode causar lesões graves ou a morte de ocupantes.

ATENÇÃO - Danos nas fivelas dos cintos de segurança traseiros

Ao rebater as costas do banco traseiro ou ao colocar bagagem sobre o assento do banco, introduza a fivela entre as costas e o assento do banco traseiro. Com isso, evita danos na fivela causados pelas costas do banco traseiro.

ATENÇÃO - Cintos de segurança traseiros

Ao recolocar as costas do banco traseiro na vertical, lembre-se de recolocar os cintos dos ombros traseiros na posição correcta.

Meter a correia dos cintos de segurança pelas guias dos cintos traseiros ajudará a impedir que os cintos fiquem entalados atrás ou debaixo dos bancos.

AVISO - Carga

A carga deve ficar sempre bem fixa, para não ser projectada pelo veículo numa colisão e causar lesões nos seus ocupantes.

Convém ter um cuidado especial com os objectos colocados nos bancos traseiros visto que esses objectos podem atingir os ocupantes dos bancos dianteiros numa colisão frontal.

AVISO - Colocação de carga

Antes de carregar ou descarregar carga, certifique-se de que o motor está desligado, o eixo transversal está na posição P (Estacionamento) e o travão de estacionamento está engatado. Se não cumprir estes procedimentos, o veículo pode mover-se se a alavanca das mudanças for inadvertidamente colocada noutra posição.

Veja também:

Fiat Punto. Limite de velocidade (Beep Velocida.)
Essa função permite estabelecer o limite de velocidade do veículo e avisar ao usuário quando o mesmo for ultrapassado (ver o capitulo Luzes-espria e mensagens) Para defi ...

Opel Corsa. Estacionamento
Aviso Não estacionar o veículo numa superfície facilmente inflamável. A temperatura elevada do sistema de escape pode incen ...

Modelos

www.segmentob.com | © 2017 Todos os direitos reservados 0.011