Renault Clio: Princípio de funcionamento

Renault Clio / Condução / Auxílio ao estacionamento / Princípio de funcionamento

Os sensores por ultrassons, instalados no para-choques do veículo, "medem" a distância entre o veículo e um obstáculo.

Esta deteção é traduzida por sinais sonoros, cuja frequência aumenta à medida que se aproxima do obstáculo, até se tornar num som contínuo quando o obstáculo se encontra a cerca de 20 ou 30 centímetros do veículo.

O sistema deteta obstáculos à frente, atrás e nas laterais do veículo.

O sistema de auxílio ao estacionamento só está ativo enquanto o veículo se deslocar a uma velocidade inferior a cerca de 10 km/h.

Particularidades

Particularidades

Para que funcionem, estes sensores ultrassónicos, indicados pelas setas 1, não podem estar tapados (sujidades, lama, neve...).

Esta função é um dispositivo complementar de segurança que, através de sinais sonoros, lhe indica a distância a que o veículo se encontra de um obstáculo, durante a realização de uma manobra.

Todavia, em caso algum pode substituir o condutor nos cuidados e na responsabilidade que este deve ter durante as manobras.

O condutor deve estar sempre preparado para imprevistos que possam surgir durante a condução: certifique-se sempre de que não existem obstáculos móveis de dimensões pequenas e estreitas (como, por exemplo, uma criança, um animal, um carrinho de criança, uma bicicleta, uma pedra, um poste, etc.) no ângulo morto durante a manobra.

Particularidades

Nota: a afixação 2 apresenta a zona envolvente do veículo e emite sinais sonoros.

É necessário percorrer alguns metros antes que a deteção lateral esteja ativa.

Quando todas as zonas tiverem um fundo cinzento, o conjunto do perímetro do veículo é vigiado:

Veja também:

Toyota Yaris. Luzes de aviso e indicadores
As luzes de aviso e os indicadores no agrupamento de instrumentos e painel central informam o condutor sobre o estado dos vários sistemas do veículo. Para efeitos de explicaç ...

Fiat Punto. Proteção dos dispositivos que reduzem as emissões
O correto funcionamento dos dispositivos antipoluentes não só garante o respeito ao meio ambiente, mas influi também no rendimento do veículo. Assim, manter em boas con ...

Modelos



www.segmentob.com | © 2017 Todos os direitos reservados