Škoda Fabia: Líquido de refrigeração

Introdução ao tema

Neste capítulo encontrará informações sobre os seguintes temas:

Verificar e reabastecer

O líquido de refrigeração assegura a refrigeração do motor e é constituído por água e aditivo de líquido refrigerante com aditivos que protegem o sistema de refrigeração de corrosão e evitam incrustações.

O teor de aditivo de líquido de refrigeração no líquido de refrigeração deve ser de 40 a 60 %.

A proporção de mistura correta de água e aditivo do líquido refrigerante é verificada, em caso de necessidade, por uma oficina especializada, e se for o caso corrigir.

ATENÇÃO

  • Ao efetuar trabalhos no compartimento do motor observar as seguintes indicações de aviso .
  • Nunca abrir a tampa do vaso de expansão do líquido refrigerante, enquanto o motor estiver quente. O sistema de refrigeração está sob pressão - existe perigo de queimaduras ou ferimentos por salpicos do líquido de refrigeração!
  • Para se proteger contra salpicos de líquido de refrigeração, cobrir a tampa com um pano na abertura.
  • O líquido de refrigeração e os vapores do líquido de refrigeração são prejudiciais para a saúde - evitar o contacto com o líquido de refrigeração. Se o líquido de refrigeração entrar em contato com os olhos ou a pele, deverá lavar imediatamente a parte afetada, pelo menos durante um minuto, com água em abundância, eventualmente consultar um médico.

CUIDADO

Não cobrir o radiador e não montar peças (por exemplo, faróis auxiliares) em frente das entradas de ar - existe o perigo de sobreaquecimento do motor.

Verificar e reabastecer

Fig. 171 Vaso de expansão do líquido de refrigeração
Fig. 171 Vaso de expansão do líquido de refrigeração

Verificar e reabastecer o líquido de refrigeração sob as seguintes condições.

O veículo está em uma superfície horizontal.

O motor não está aquecido (com o motor quente, o resultado do teste não é preciso).

O motor está desligado.

Verificar o nível do líquido de refrigeração - o nível do líquido de refrigeração deve encontrar-se entre as marcas A e B Fig. 171. Se o nível do líquido de refrigeração estiver abaixo da marca B , reabastecer líquido de refrigeração.

Reabastecer

No reservatório deve existir sempre uma quantidade mínima de líquido refrigerante.

A especificação do líquido refrigerante aparece no depósito de compensação do líquido refrigerante Fig. 171.

Se o líquido de refrigeração recomendado não estiver disponível, então reabastecer apenas água destilada ou desmineralizada, e mandar corrigir o mais rápido possível a relação de mistura de água e aditivo de refrigeração por uma oficina especializada.

CUIDADO

  • Se o reservatório de compensação estiver vazio, não reabastecer nenhum líquido refrigerante. O sistema poderia ventilar - existe perigo de danos no motor! Não prosseguir viagem! Desligar o motor e solicitar a ajuda de uma oficina especializada.
  • Não abasteça o líquido de refrigeração acima da marca A Fig. 171. No aquecimento, o líquido de refrigeração pode ser pressionado fora do sistema de refrigeração - existe o perigo de danificar as peças do motor.
  • Se não for possível adicionar líquido de refrigeração, não prosseguir viagem! Desligar o motor e solicitar a ajuda de uma oficina especializada.
  • Um aditivo do líquido de refrigeração que não corresponde à especificação correta pode reduzir o efeito anti corrosão do sistema de refrigeração - existe o perigo de danificar o sistema de refrigeração e o motor.
  • Se foi reabastecido uma outra água que água destilada (desmineralizada), então deve mandar mudar o líquido de refrigeração por uma oficina especializada - existe o perigo de danificar o motor.
  • A perda de líquido de refrigeração indica que existe uma fuga no sistema de refrigeração - existe perigo de danificar o motor. Reabastecer líquido de refrigeração e desligar o motor e solicitar a ajuda de uma oficina especializada.

Aviso

Um nível de líquido de refrigeração muito baixo é indicado pela luz de controlo e é indicado pela mensagem correspondente. No entanto, recomendamos que verifique o nível do líquido de refrigeração de forma regular diretamente no vaso de expansão.

Veja também:

Škoda Fabia. Avarias de funcionamento
Se o sistema não está disponível por motivos desconhecidos, será apresentada a mensagem correspondente no visor do painel de instrumentos. Sensor coberto/suja Se o sensor estiver sujo ou coberto, aparece uma mensagem de que o sensor não tem nenhuma visão. Limpar o sensor ou remover o obstáculo que perturba Fig. 125 . Sistema indisponíve ...

Mazda 2. Componentes
Microfone (Sistema Mãos-Livres) O microfone é utilizado para pronunciar comandos de voz ou quando fizer uma chamada em modo mãos livres. Botão Reconhecimento de Voz, botão Atender e botão Desligar (Sistema Mãos-Livres) Podem ser utilizadas as funções básicas do Sistema Mãos-Livres Bluetooth® como, por exemplo, efetuar chamadas ou desligar uma chamada utilizando o botão re ...

Škoda Fabia. Faróis de nevoeiro dianteiros/traseiros
Fig. 43 Interruptor de luz - ligar faróis de nevoeiro dianteiros e traseiros Os faróis de nevoeiro dianteiros/traseiros podem ser ligados luzes de nevoeiro sob a seguinte condição. O interruptor de luzes encontra-se na posição , ou Fig. 43. Para ligar os faróis de nevoeiro, puxar o interruptor de luzes para a posiçã ...

Manual do Veículo

www.binfoteh.com | © 2020 All rights reserved 0.0065