Seat Ibiza: Capacidade e distância de travagem

Seat Ibiza / Utilização / Condução / Travar e estacionar / Capacidade e distância de travagem

A eficácia dos travões depende em grande medida do grau de desgaste das pastilhas de travão. O referido desgaste depende, em grande medida, da utilização dada ao veículo e do estilo de condução. Se utilizar o veículo predominantemente no ciclo urbano e em trajetos curtos ou se a sua condução for muito desportiva, recomendamos que mande controlar a espessura das pastilhas dos travões a um serviço técnico mais frequentemente do que nos prazos indicados no Plano de manutenção.

Se conduzir com os travões molhados, por exemplo, ao atravessar zonas alagadas, debaixo de chuva intensa ou depois de lavar o veículo, os travões perdem eficácia devido a estarem molhados ou, inclusive gelados (no inverno): neste caso, deverá travar várias vezes até que os travões "sequem".

ATENÇÃO As anomalias no sistema de travões e as distâncias de travagem mais longas aumentam o risco de sofrer um acidente.
  • As pastilhas de travão novas precisam de acamar primeiro, pelo que nos primeiros 200 km não oferecem a sua máxima capacidade de fricção. Esta capacidade de travagem, ligeiramente reduzida, pode ser compensada pisando o pedal com mais força. O mesmo também se aplica quando as pastilhas são substituídas.
  • Devido à presença de humidade ou de gelo nos discos e em estradas tratadas com sais antigelo poder-se-á registar uma resposta retardada dos travões.
  • Nos planos inclinados, os travões são excessivamente solicitados e aquecem rapidamente.

    Antes de iniciar uma descida acentuada mais extensa, reduza a velocidade e engate uma mudança ou gama de mudanças (conforme o caso) mais baixa. Desta forma, aproveita a ação da travagem com o motor e alivia os travões.

  • Não "faça patinar" os travões, pisando ligeiramente o pedal. Uma travagem constante provoca o aquecimento dos travões e faz aumentar a distância de travagem. Em vez disso, trave a intervalos.
  • Nunca circule com o motor parado. A distância de travagem aumenta consideravelmente, quando o servofreio não está ativo.
  • Se o líquido dos travões perder a sua viscosidade, poderá ocorrer a formação de bolhas de vapor no sistema de travões, no caso de uma maior solicitação dos travões. Consequentemente, a eficácia dos travões fica reduzida.
  • Os ailerons dianteiros que não sejam de série ou que apresentem defeitos podem prejudicar a ventilação dos travões, provocando o seu sobreaquecimento. Antes de adquirir acessórios, é necessário prestar atenção às recomendações correspondentes, Modificações técnicas.
  • Caso um dos circuitos do sistema de travões deixe de funcionar, a distância de travagem aumenta consideravelmente. Dirija-se imediatamente a uma oficina especializada e evite circular nestas condições.
Veja também:

Mazda 2. Iluminação de Partida
O sistema de iluminação de partida liga as luzes quando o botão de destrancamento do comando transmissor for pressionado quando estiver afastado do veículo. As seguintes luzes ligam quando o ...

Citroën DS3. Tablete táctil
Este sistema permite o acesso: aos menus de parametrização das funções e dos equipamentos do veículo, aos menus de configuração de áudio e visualização, aos comandos dos equipamen ...

Modelos



www.segmentob.com | © 2017 Todos os direitos reservados 0.0438