Seat Ibiza: Condução com caixa de velocidades manual

Seat Ibiza / Utilização / Condução / Caixa de velocidades manual / Condução com caixa de velocidades manual

Determinadas versões do modelo podem ter uma caixa manual de 6 velocidades, cujo esquema vem representado na alavanca da caixa de velocidades.

A marcha-atrás só deve ser engrenada quando o veículo estiver parado. Com o motor a trabalhar, é preciso esperar cerca de 6 segundos com a embraiagem carregada a fundo antes de colocar a velocidade indicada, a fim de proteger a caixa de velocidades.

Com a marcha atrás engrenada e a ignição ligada, acendem-se as luzes de marcha atrás

ATENÇÃO
  • Com o motor a funcionar o veículo entra em movimento assim que se engata uma mudança e se solta o pedal da embraiagem.
  • Nunca engate a marcha-atrás com o veículo em andamento, caso contrário existe o perigo de acidente.

 

Aviso
  • Não conduza com a mão pousada na alavanca das mudanças. A pressão exercida pela mão transmite-se às forquilhas da caixa de velocidades, o que poderá provocar o seu desgaste prematuro.
  • Ao mudar de velocidade carregue sempre no pedal da embraiagem até ao fundo, para evitar desgaste e danos desnecessários.
  • Numa subida não parar o veículo com a embraiagem a "patinar". Isto provoca um desgaste prematuro da embraiagem e possíveis danos.
  • Não deixar o pé apoiado no pedal da embraiagem; embora pareça uma pressão insignificante, pode provocar o desgaste prematuro do disco de embraiagem. Utilize a zona dos pés enquanto não tem de mudar de velocidade
Veja também:

KIA Rio. Comando à distância
Tipo elétrico O comando eléctrico à distância dos espelhos permite-lhe regular a posição de ambos os espelhos retrovisores exteriores. Para ajustar ...

Renault Clio. Iluminações e sinalizações exteriores
Mínimos Rode o anel 2 até que o símbolo fique na direcção da marca 3. Acende-se um testemunho no quadro de instrumentos. Função acendimento ...

Modelos



www.segmentob.com | © 2017 Todos os direitos reservados 0.0297