Seat Ibiza: Desativar os airbags

Seat Ibiza / Segurança / Sistema de airbags / Desativar os airbags

Desativação do airbag dianteiro do passageiro

Comutador com chave para ativar e desativar o airbag do passageiro
Fig. 88 Comutador com chave para ativar e desativar o airbag do passageiro

 Painel de instrumentos, parte central: luz de controlo da desativação do airbag do passageiro.
Fig. 89 Painel de instrumentos, parte central: luz de controlo da desativação do airbag do passageiro.

Quando se instala uma cadeira de criança de costas para o sentido de rodagem, é necessário desativar o airbag frontal do passageiro.

Quando o airbag do passageiro está desativado, isto significa que só o airbag frontal do passageiro se encontra desativado. Os restantes airbags do veículo mantêm-se operacionais.

Ao ligar a ignição, acendem-se durante alguns segundos as luzes de controlo e Fig. 89. Decorridos esses segundos, só permanece aceso o que se encontra ativo.

Se o airbag estiver desativado, fica permanentemente aceso. Se o airbag estiver ativado, acende-se durante 60 segundos aproximadamente e depois apaga-se.

Ativação do airbag dianteiro do passageiro

ATENÇÃO

  • Cabe ao condutor a responsabilidade da posição correta do interruptor de chave.
  • O airbag frontal do passageiro só deve ser desativado se, em casos excecionais, for necessário utilizar no banco do passageiro uma cadeira de criança onde a criança será sentada de costas para o sentido da circulação, Segurança das crianças.
  • Nunca fixe uma cadeira de criança no banco do passageiro, onde a criança viaje de costas para o sentido de rodagem, se o airbag frontal estiver ativado, dado que existe o perigo de morte.
  • Proceder à reativação do airbag frontal do passageiro assim que a cadeira de criança deixar de ser utilizada no banco do passageiro.
  • Desativar o airbag frontal do passageiro apenas com a ignição desligada, caso contrário poderia surgir alguma avaria no controlo do airbag, o que pode fazer com que, em caso de acidente, o airbag frontal não seja disparado de forma correta ou nem sequer seja disparado.
  • Nunca deixe a chave introduzida no interruptor de desativação do airbag, dado que poderia ficar danificado, ou, em caso de condução, ativar ou desativar o airbag.
  • Se, com o airbag dianteiro do passageiro desativado, o aviso de controlo do painel não ficar permanentemente aceso, poderá existir uma avaria no sistema de airbag:
  • O sistema de airbag deverá ser inspecionado sem demora numa oficina especializada.
  • Não utilize uma cadeira de criança no banco do passageiro! O airbag frontal do passageiro poderia disparar em caso de acidente, mesmo estando avariado, e assim provocar lesões graves ou até mortais na criança.
  • Em caso de acidente, não é possível prever se os airbags do passageiro disparam ou não. O condutor deve chamar a atenção dos passageiros para este fato.

1) Temporariamente a cadeira de crianças recomendada por acessórios e disponível na da Internet da SEAT para grupos 2 e 3 será a ROMER KIDFIX XP em vez da Peke G3 KIDFIX.

Veja também:

KIA Rio. Sensores de colisão dos airbags
Módulo de controlo do SRS / Sensor de capotamento (se instalado) Sensor de impacto frontal Sensor de impacto lateral (se instalado) Sensor de impacto lateral (se instalado) A ...

KIA Rio. Substituição da lâmpada da luz da bagageira
1. Com a ajuda de uma chave de fendas, retire com cuidado a lente da caixa respetiva. 2. Retire a lâmpada puxando-o a direito para fora. 3. Instale uma nova lâmpada no supo ...

Modelos

www.segmentob.com | © 2017 Todos os direitos reservados 0.0197