Seat Ibiza: Instruções a ter em conta

O veículo pode ser utilizado para rebocar um atrelado, desde que disponha do equipamento técnico necessário.

Para equipar posteriormente um dispositivo de engate de reboque, consulte.

conector

Para estabelecer uma ligação elétrica entre o veículo e o reboque, o veículo dispõe de uma tomada de 13 pinos.

Se o atrelado dispuser de uma tomada de 7 pinos, é necessário utilizar um cabo adaptador.

Pode adquiri-lo em qualquer serviço técnico.

Carga de reboque / carga de apoio

Não se deve ultrapassar a carga máxima autorizada do reboque. Caso não se utilize a carga máxima autorizada de reboque, poderão ser vencidas inclinações mais acentuadas.

As cargas de reboque indicadas são válidas apenas para altitudes até 1000 m acima do nível do mar. Dado que o aumento da altitude e a consequente redução da densidade atmosférica provocam a diminuição do rendimento do motor e portanto da capacidade de superar inclinações, a carga de reboque autorizada diminui proporcionalmente à altitude.

O peso autorizado do conjunto veículo/ reboque deve ser reduzido em 10% por cada 1000 m de altura. Por peso do conjunto veículo/reboque entende-se a soma do peso do veículo (carregado) e do reboque (carregado).

Sempre que for possível, aproveitar ao máximo a carga de apoio admissível sobre a articulação de atrelagem, sem nunca a ultrapassar.

Os dados da carga de reboque e da carga de apoio indicados na placa do modelo do dispositivo de engate do reboque são apenas valores de controlo do dispositivo. Os valores referentes ao veículo, muitas vezes inferiores a esses valores, podem ser consultados na documentação do seu veículo no capítulo Dados Técnicos.

Distribuição da carga

Distribua a carga no reboque de modo a que os objetos pesados fiquem colocados o mais próximo possível do eixo. Amarre os objetos, para que não se desloquem.

Pressão dos pneus

Os valores da pressão máxima permitida dos pneus encontram-se no autocolante que se encontra na parte posterior da moldura da porta dianteira direita. A pressão dos pneus do reboque é regida pela recomendação do fabricante do mesmo.

Espelhos retrovisores exteriores

Se os retrovisores de série não proporcionam visibilidade suficiente ao circular com reboque, terão de ser instalados retrovisores exteriores adicionais. Os dois retrovisores exteriores devem ser fixados em braços de suporte articulados. Ajuste-os de modo a assegurar um campo visual suficiente.

Cabo de reboque

Utilize sempre um cabo de reboque entre o veículo e o reboque.

Luzes traseiras do reboque

As luzes traseiras do reboque deverão cumprir as normas legais correspondentes.

ATENÇÃO Nunca transportar pessoas no reboque, pois correriam grande risco.

 

Aviso
  • Devido à maior carga a que submete o veículo se circula frequentemente com reboque, recomendamos que efetue serviços de manutenção mais regularmente, inclusivamente entre intervalos de inspeção.
  • Consulte as disposições vigentes no seu país para a condução com reboque
Veja também:

Toyota Yaris. Abertura do tampão do depósito de combustível
Puxe a alavanca de abertura para abrir o tampão do depósito de combustível. Rode lentamente o tampão do depósito de combustível para abri ...

Seat Ibiza. Pôr o motor em marcha
Válido para veículos: com botão de arranque Passo Pôr o motor em marcha com o botão de arranque. 1. Pise o pedal do travão e continue a pressioná-lo, até que tenha ...

Modelos



www.segmentob.com | © 2017 Todos os direitos reservados 0.0254