Seat Ibiza: Introdução ao tema

O sistema de observação do meio pode contribuir para evitar acidentes por alcance no intervalo de velocidade entre 4 km/h (2,5 mph) e 250 km/h (156 mph). O sistema dispõe da função Front Assist com travagem de emergência City e deteção de peões.

O sistema de observação do meio pode alertar ao condutor dentro das limitações do sistema de colisões iminentes, preparar o veículo em caso de perigo a uma travagem de emergência, prestar suporte durante a travagem e induzir uma travagem automática.

O Front Assist não substitui a atenção do condutor.

Advertência da distância

Se o sistema detetar que a segurança está em risco por circular demasiado perto do veículo precedente, pode avisar o condutor através de uma indicação no ecrã do painel de instrumentos quando circular a uma velocidade entre aproximadamente 60 km/h (37 mph) e 250 km/h (156 mph) Fig. 157.

O momento da advertência varia em função da situação do trânsito e do comportamento do condutor.

Pré-aviso (advertência prévia)

Se o sistema detetar uma possível colisão com o veículo precedente, pode avisar o condutor através de um sinal sonoro e uma indicação no ecrã do painel de instrumentos quando se circula a uma velocidade entre aproximadamente 30 km/h (18 mph) e 250 km/h (156 mph Fig. 157.

O momento da advertência varia em função da situação do trânsito e do comportamento do condutor. Ao mesmo tempo, prepara-se o veículo para uma possível travagem de emergência.

Advertência crítica

Se o condutor não reage ao pré-aviso, o sistema pode intervir de forma ativa nos travões, quando se circula a uma velocidade entre aproximadamente 30 km/h (18 mph) e 250 km/h (156 mph), provocando um breve solavanco para avisar sobre o perigo iminente de colisão.

Travagem automática

Se o condutor também não reage face à advertência crítica, o sistema pode travar o veículo automaticamente aumentando progressivamente a força de travagem quando se circula a uma velocidade entre 4 km/h (2,5 mph) e 250 km/h (156 mph). Reduzindo a velocidade em caso de uma possível colisão, o sistema pode contribuir para reduzir as consequências de um acidente.

Assistência à travagem

Se o Front Assist avisar que o condutor não trava o suficiente em caso de perigo de colisão, o sistema pode aumentar a força de travagem e evitar desta forma a colisão quando se circula a uma velocidade entre 4 km/h (2,5 mph) e 250 km/h (156 mph). A assistência à travagem apenas tem lugar quando o pedal de travão permanece pressionado com força.

ATENÇÃO A tecnologia inteligente incorporada no Front Assist não pode superar os limites impostos pelas leis da física. A responsabilidade de travar atempadamente é sempre do condutor.

Se o Front Assist emite uma advertência, então, em função das circunstâncias de trânsito, deverá travar imediatamente pressionando o travão ou evitar o obstáculo.

  • Adapte sempre a velocidade e a distância de segurança ao veículo precedente em função das condições de visibilidade, climatéricas, do piso e do trânsito.
  • O Front Assist não pode evitar por si mesmo acidentes e lesões graves.
  • Em situações de circulação complexas, o Front Assist pode avisar sem necessidade e intervir nos travões sem que seja desejado como, por exemplo, em caso de ilhéus.
  • Se o funcionamento do Front Assist estiver afetado, por exemplo, por sujidade ou desajuste do sensor de radar, o sistema pode emitir avisos desnecessários e intervir nos travões inoportunamente.
  • O Front Assist não reage durante o andamento face a pessoas ou animais, nem face a veículos que se cruzem ou se aproximem em direção contrária na mesma faixa.
  • Como condutor, deve estar sempre preparado para retomar o controlo do veículo.

 

Aviso
  • Quando o Front Assist provoca uma travagem, o pedal do travão fica "mais duro".
  • As intervenções automáticas nos travões do Front Assist podem ser interrompidas pressionando a embraiagem, o acelerador ou movendo o volante.
  • Se o Front Assist não funciona como descrito neste capítulo (p. ex., se intervém várias vezes de forma desnecessária), desligue-o.

    Dirija-se a uma oficina especializada para que o sistema seja verificado. A SEAT recomenda que se dirija a um concessionário SEAT.

Veja também:

Chevrolet Aveo. Fazer chamadas por Remarcação
No comando de áudio no volante, premir o botão de chamada para apresentar o ecrã de orientação da remarcação ou premir continuamente o botão ...

Škoda Fabia. Assegurar a estabilidade das bicicletas com uma cinta
 Fig. 109 Assegurar a estabilidade das bicicletas com uma cinta Para soltar a parte de borracha da braçadeira na cinta, pressione ambas as partes, uma contra à outra, e ...

Modelos



www.segmentob.com | © 2017 Todos os direitos reservados 0.0192