Seat Ibiza: Introdução ao tema

Fig. 162 Zona de alcance
Fig. 162 Zona de alcance

O controlo adaptativo de velocidade (ACC) é uma ampliação da função de regulação de velocidade do veículo (GRA).

A função ACC permite ao condutor programar uma velocidade de cruzeiro compreendida entre 30 e 210 km/h (18 e 150 mph), bem como selecionar o nível de distância desejado em relação ao veículo da frente.

A função ACC adaptará a velocidade de cruzeiro do veículo a cada instante, mantendo uma distância de segurança em função da velocidade.

Quando o veículo se encontrar por trás de outro, a função ACC reduz a velocidade até a igualar com a do veículo da frente e mantém a distância ajustada entre veículos. Se o veículo da frente acelerar, a função ACC também acelera o veículo até alcançar, no máximo, a velocidade programada.

Se o veículo estiver equipado com caixa de velocidades automática, o ACC pode travá-lo até parar por completo atrás de um veículo que tenha parado.

Recomenda-se aumentar o nível de distância quando o piso estiver molhado.

Solicitação de tomada do controlo pelo condutor

Em andamento, o ACC está sujeito a determinadas limitações inerentes ao sistema. Isto é, em certas circunstâncias, o condutor terá de regular a velocidade e a distância em relação a outros veículos.

Neste caso, no ecrã do painel de instrumentos indicar-se-á que intervenha pressionando o travão e ouvir-se-á uma advertência sonora.

ATENÇÃO A tecnologia inteligente que integra o ACC não pode superar os limites próprios do sistema nem os impostos pelas leis físicas. Se se utilizar de forma negligente ou involuntária, pode provocar um acidente e resultar em lesões graves. O sistema não pode substituir a atenção do condutor.
  • Adapte sempre a velocidade e a distância de segurança ao veículo precedente em função das condições de visibilidade, climatéricas, do piso e do trânsito.
  • Não utilize o ACC em caso de má visibilidade, em zonas escarpadas, com muitas curvas ou zonas escorregadias como, por exemplo, em caso de neve, gelo, chuva ou gravilha solta, nem em estradas inundadas.
  • Não utilize o ACC fora de estrada ou em estradas não asfaltadas. O ACC foi previsto apenas para utilização em estradas pavimentadas.
  • O ACC não reage ao aproximar-se de um obstáculo fixo como, por exemplo, o final de um engarrafamento, um veículo avariado ou um veículo imobilizado num semáforo.
  • O ACC só reage perante as pessoas se se dispõe de sistema de deteção de peões. Para além disso, o sistema não reage perante animais ou veículos com que se cruze ou que venham em direção contrária pela mesma via de circulação.
  • Se o ACC não reduzir suficientemente a velocidade, trave imediatamente o veículo com o pedal do travão.
  • No caso de circular com roda de emergência, a função ACC poderá chegar a desligar-se automaticamente durante o trajeto. Desligue o sistema ao iniciar a circulação.
  • Se o veículo continua a deslocar-se involuntariamente depois do pedido de intervenção do condutor, trave o veículo com o pedal do travão.
  • Se no ecrã do painel de instrumentos se pedir a intervenção do condutor, regule você mesmo a distância.
  • O condutor deve estar preparado para acelerar ou travar a qualquer momento.

 

CUIDADO Se sentir que o sensor de radar está avariado, desligue o ACC. Desta forma, evitará danos possíveis. Neste caso, certifique-se que o regulam.
  • Para reparar o sensor de radar, são necessários conhecimentos e ferramentas especiais.

    Por esta razão, a SEAT recomenda que se dirija a um concessionário SEAT.

 

Aviso
  • Se o ACC não funciona como descrito neste capítulo, não o utilize até ser regulado por uma oficina especializada. Por esta razão, a SEAT recomenda que se dirija a um concessionário SEAT.
  • A velocidade máxima com o ACC ativado está limitada a 210 km/h (150 mph).
  • Quando o ACC está ativado, podem ouvir-se ruídos estranhos durante a travagem automática provocados pelo sistema de travagem.
Veja também:

Seat Ibiza. Tipos de gasolina
O tipo de gasolina indicado figura no interior da tampa do depósito. O veículo é equipado com catalisador e só pode ser abastecido com gasolina sem chumbo. A gasolina deve cumprir a norma europ ...

Mazda 2. Seleção de dispositivo (Sistema Mãos-Livres Bluetooth® )
Se tiverem sido emparelhados vários dispositivos, a unidade Bluetooth® liga o último dispositivo emparelhado. Se desejar ligar um dispositivo diferente emparelhado, é necessário alterar a lig ...

Modelos



www.segmentob.com | © 2017 Todos os direitos reservados 0.019