Seat Ibiza: Observações gerais

Filtro purificador do ar

Através deste filtro (filtro de partículas e de carvão ativo) retêm-se ou reduzem-se as impurezas do ar exterior (p. ex., o pó ou pólen).

Para que o rendimento do climatizador não diminua, o filtro purificador do ar deverá ser substituído com a periodicidade indicada no Programa de manutenção.

Se o veículo circular regularmente em zonas com ar exterior com elevado teor de substâncias nocivas, o filtro deverá ser substituído antes do prazo previsto, conforme as necessidades.

ATENÇÃO Se não houver boa visibilidade através de todas as janelas do veículo, aumentará o risco de sofrer um acidente de graves consequências.
  • Certifique-se sempre que todos os vidros não apresentam gelo e neve, e que não estão embaciados de forma a ter uma boa visibilidade para o exterior.
  • A potência calorífica máxima e desembaciamento o mais rápido possível dos vidros são conseguidos quando o motor atinge a sua temperatura normal de funcionamento. Inicie a circulação apenas quando tiver boa visibilidade.
  • Certifique-se sempre que utiliza corretamente o sistema de aquecimento e renovação do ar, ou o climatizador e o desembaciador do vidro traseiro para ter uma boa visibilidade do exterior.
  • Nunca permita o funcionamento da recirculação de ar durante um período prolongado.

    Com o sistema de refrigeração desligado e o modo de recirculação do ar ativado, os vidros podem ficar embaciados muito rapidamente, limitando consideravelmente a visibilidade.

  • Desligar o modo de recirculação do ar quando este não for necessário.

 

ATENÇÃO O ar viciado aumenta o cansaço e a perda de concentração do condutor, o que pode provocar um acidente de graves consequências.
  • Nunca deixe o ventilador desligado durante muito tempo, nem utilize o modo de recirculação durante um período prolongado, pois o ar do habitáculo não se renovará.

 

CUIDADO
  • Se suspeitar que o ar condicionado está danificado, desligue o ar condicionado com o botão A/C de modo a evitar o agravamento da situação e leve o veículo a uma oficina qualificada para proceder à sua inspeção.
  • Os trabalhos de reparação no climatizador requerem uma competência técnica e ferramentas especiais. Por este motivo, em caso de avaria, dirija-se a uma oficina especializada.

 

Aviso
  • Se a humidade e a temperatura do ar exterior forem elevadas, poderá ocorrer condensação a partir do evaporador do sistema de refrigeração, formando-se uma pequena poça debaixo do veículo. A ocorrência deste fenómeno é normal e não um indício de fuga no sistema.
  • Mantenha as entradas de ar em frente ao para-brisas desobstruídas de neve, gelo e folhas, de forma a não prejudicar a capacidade do aquecimento e refrigeração e evitar o embaciamento dos vidros.
  • O ar que circula dentro do habitáculo a partir dos difusores é evacuado através das ranhuras existentes na bagageira para esse efeito. Por isso deverá evitar obstruir as ranhuras referidas com qualquer tipo de objeto.
  • O climatizador funciona de forma mais eficiente com os vidros e o teto de abrir* fechados.

    Se, contudo, o habitáculo do veículo aquecer demasiado, após uma exposição ao sol, o ar interior poderá ser arrefecido mais rapidamente, abrindo os vidros durante um curto período de tempo.

  • Com a recirculação de ar ligada, não se deve fumar dentro do veículo, pois o fumo aspirado deposita-se no evaporador do sistema de refrigeração, exalando cheiros desagradáveis.
  • A baixas temperaturas exteriores o compressor desliga-se automaticamente, não se pode ligar nem com o botão AUTO.
  • É aconselhável ligar o ar condicionado pelo menos uma vez por mês, para que as juntas dos sistemas sejam lubrificadas e para evitar assim o aparecimento de fugas. Se notar uma diminuição da potência de arrefecimento, dirija-se a um serviço técnico para verificar o sistema.
  • Para um correto funcionamento do sistema, não obstruir as pequenas grelhas situadas de ambos os lados do ecrã.
  • Quando for necessário um esforço extremo do motor, o compressor é desligado momentaneamente.
Veja também:

Citroën DS3. Arranque do veículo
Engrene o travão de estacionamento. Seleccione a posição P ou N. Efectue o arranque do motor. Se estas condições não estiverem reunidas, será emitido um sinal sonoro, acompanhado po ...

Chevrolet Aveo. Motores a gasolina
Utilizar apenas combustível sem chumbo que cumpra a EN 228. Pode ser utilizado combustível normalizado equivalente, com uma concentração máxima de etanol de 1 ...

Modelos



www.segmentob.com | © 2017 Todos os direitos reservados 0.0188