Seat Ibiza: Pneus e jantes novos

Seat Ibiza / Conselhos / Rodas / Rodas e pneus / Pneus e jantes novos

Os pneus e jantes novos têm de ser submetidos a uma rodagem.

Os pneus e as jantes são elementos de construção muito importantes. Os homologados pela SEAT foram projetados para o modelo do veículo em questão, contribuindo, assim, determinantemente para uma boa estabilidade em estrada e para um comportamento seguro.

Evite, se possível, a substituição individual dos pneus, procurando substituir, pelo menos, os pneus do mesmo eixo. Para selecionar um pneu adequado é importante conhecer os dados do mesmo. Os pneus radiais apresentam nos flancos, dados sobre o tipo de pneu, como p. ex.:

195/55 R16 91V

Esta referência tem o seguinte significado:

195 Largura do pneu em mm
55 Relação entre altura e largura em %
R Sigla identificadora de Radial
16 Diâmetro da jante em polegadas
91 Capacidade de carga
V Sigla indicadora de velocidade

Poderão também, figurar nos pneus as seguintes informações:

"DOT... 1116..." significa, por exemplo que o pneu foi fabricado na 11.ª semana do ano 2016.

Recomendamos-lhe que confie todos os trabalhos a realizar nos pneus e nas jantes a um serviço técnico. Este dispõe das ferramentas especiais e das peças necessárias, possuem pessoal altamente qualificado e preparado para eliminar pneus usados respeitando o ambiente.

Os serviços técnicos estão informados sobre as possibilidades técnicas relacionadas com uma mudança de pneus, jantes e tampões e sua montagem posterior.

ATENÇÃO
  • Recomendamos que utilize exclusivamente pneus ou jantes homologados pela SEAT para o modelo do seu veículo. Caso contrário, pode colocar-se em perigo a segurança rodoviária e corre o risco de provocar um acidente.
  • Os pneus com mais de seis anos só deverão ser utilizados em caso de emergência e se forem tomadas as devidas precauções na condução.
  • Não utilize pneus usados sobre os quais não conheça as "circunstâncias de utilização anteriores".
  • Se montar posteriormente tampões, assegure-se que garantem uma passagem de ar suficiente para a refrigeração do sistema de travões.
  • Montar nas quatro rodas exclusivamente pneus cintados do mesmo tipo de construção, dimensão (perímetro) e, se possível, com o mesmo desenho.

 

Aviso sobre o impacto ambiental Os pneus velhos devem ser eliminados como resíduo de acordo com as normas vigentes.

 

Aviso
  • Deve consultar-se um Centro de Assistência SEAT acerca da possibilidade de montar jantes ou pneus de um tamanho diferente aos montados originalmente na SEAT, bem como quais são as combinações permitidas entre os eixos anterior (eixo 1) e posterior (eixo 2).
  • Por razões de ordem técnica não se podem utilizar as jantes de outros veículos. Em certos casos esta restrição aplica-se inclusivamente às jantes de veículos do mesmo modelo.

    Se forem utilizados pneus e jantes não aprovados pela SEAT para o modelo do seu veículo, a licença de circulação do veículo poderá perder a sua validade.

  • Se o pneu suplente for diferente dos que estão montados (p. ex. no caso dos pneus de inverno), só pode ser utilizado por pouco tempo, caso ocorra um furo, e adotando uma condução cautelosa. Terá de ser substituída, o mais rapidamente possível, pela roda normal.
Veja também:

KIA Rio. Rádio dab (para modelo dab)
❈ O rádio pode variar conforme o sistema de áudio selecionado. Alteração do modo de RÁDIO Pressione a tecla para alterar o modo pela ordem FM1 ...

Mazda 2. Luzes Avisadoras
Estas luzes acendem ou piscam para informar o utilizador acerca do estado da operação do sistema ou sobre uma avaria no sistema. *1 A luz liga quando a ignição é ligada para uma verifica ...

Modelos



www.segmentob.com | © 2017 Todos os direitos reservados 0.0211