Seat Ibiza: Pôr o motor em marcha

Válido para veículos: com botão de arranque

Passo Pôr o motor em marcha com o botão de arranque.
1. Pise o pedal do travão e continue a pressioná-lo, até que tenha executado o passo 5.
1a. Em veículos com caixa de velocidades manual: pise a embraiagem a fundo e mantenha pressionada até que o motor arranque
2. Coloque a alavanca da caixa em ponto morto ou a alavanca seletora na posição P ou N.
3. Pressione brevemente o botão de arranque Fig. 149 sem pisar o acelerador. Para que o motor arranque, deve ter uma chave válida no veículo.

Depois de arrancar o motor, a iluminação do botão START ENGINE STOP altera para iluminação fixa indicando que o motor arrancou.

4. Se o motor não arranca, interrompa a tentativa e repita passado aprox. 1 minuto. Se for necessário, realize um arranque de emergência.
5. Desligue o travão de estacionamento eletrónico quando pretender começar a circular.

 

ATENÇÃO Não saia nunca do veículo deixando o motor em marcha, sobretudo se tem uma marcha ou uma relação de marchas engatadas. O veículo poderia pôr-se em movimento repentinamente ou poderia suceder algo estranho que provocasse danos, um incêndio ou lesões graves.

 

ATENÇÃO Um aerossol para o arranque a frio poderia explodir ou provocar um aumento repentino do regime do motor.
  • Não utilize nunca aerossóis para o arranque a frio do motor

 

CUIDADO
  • O motor de arranque ou o motor podem ficar danificados se durante a marcha se tentar arrancar o motor ou se, imediatamente após o desligar, o arrancar de novo.
  • Se o motor estiver frio, evite regimes altos do motor, o seu excesso de solicitação e as acelerações.
  • Não ponha o motor em marcha empurrando o veículo ou rebocando-o. Caso contrário, poderá chegar combustível não queimado ao catalisador, dando origem a danos.

 

Aviso
  • Não espere a que o motor aqueça com o veículo parado; se tiver boa visibilidade através dos cristais, inicie a marcha imediatamente.

    Desta forma, o motor atingirá assim mais depressa a sua temperatura de serviço e o nível de emissões será mais reduzido.

  • Ao ligar o motor são desligados temporariamente os principais equipamentos elétricos.
  • Quando se arranca com o motor frio pode que aumente o ruído brevemente. Isto é normal, não tendo qualquer importância.
  • Quando a temperatura exterior não chega a +5 C (+41F), se o motor for diesel, pode originar-se algum fumo por baixo do veículo quando o aquecedor adicional de funcionamento com combustível estiver ligado.
Veja também:

Mazda 2. Correntes de Segurança
As correntes de segurança devem ser usadas como medida de precaução, caso o atrelado se solte inadvertidamente. Estas devem passar sob o gancho do atrelado e ligar ao dispositivo de reboque. De ...

Chevrolet Aveo. Indicador do nível de combustível
Mostra o nível de combustível no depósito. Nunca deixar o depósito ficar totalmente vazio. A quantidade necessária para atestar o veículo pode ser in ...

Modelos



www.segmentob.com | © 2017 Todos os direitos reservados 0.0262