Seat Ibiza: Postura correta do condutor

Distância correta entre o condutor e o volante.
Fig. 77 Distância correta entre o condutor e o volante.

Posição correta do encosto de cabeça do condutor.
Fig. 78 Posição correta do encosto de cabeça do condutor.

No interesse da sua segurança e para reduzir o risco de lesões em caso de acidente, o condutor deverá cumprir as seguintes recomendações:

Ajuste do banco do condutor.

ATENÇÃO

  • Uma postura incorreta do condutor coloca-o sob risco de ferimentos graves.
  • Regule o banco do condutor de modo a assegurar uma distância mínima de 25 cm entre o tórax e o centro do volante Fig. 77. Se a distância for inferior a 25 cm, o sistema de airbags pode não o proteger corretamente.
  • Se a sua constituição física o impede de manter uma distância mínima de 25 cm, contacte uma oficina especializada, onde o ajudarão, verificando se é necessário efetuar determinadas modificações especiais.
  • Em andamento, segure sempre o volante com as duas mãos na parte exterior do mesmo, colocando-as na posição das 9 e das 3 horas. Desta forma reduz o risco de sofrer lesões em caso de disparo do airbag do condutor.
  • Nunca segure o volante na posição equivalente às 12 horas nem de qualquer outra forma (p. ex., no centro do volante). Se o fizer, poderá sofrer lesões nos braços, nas mãos e na cabeça em caso de disparo do airbag.
  • Para reduzir o risco de lesões para o condutor no caso de uma travagem brusca ou de um acidente, nunca conduza com o encosto excessivamente reclinado para trás. A eficácia máxima de proteção do sistema de airbags e do cinto de segurança só se obtém se o encosto do banco estiver ligeiramente inclinado e se o condutor tiver colocado corretamente o cinto de segurança.
  • Ajuste corretamente o encosto de cabeça, para conseguir a máxima proteção.
Veja também:

Citroën DS3. Sistemas de controlo da trajectória
Antipatinagem das rodas (ASR) e controlo dinâmico de estabilidade (CDS) A antipatinagem das rodas optimiza a motricidade, para evitar a patinagem das rodas, agindo nos travões das rodas motoras ...

Renault Clio. Reposição a zero do contaquilómetros parcial
Afixação seleccionada no "conta-quilómetros total ou parcial da distância percorrida ", prima uma das teclas 2 ou 3 até repor a zero o conta-quilóm ...

Modelos

www.segmentob.com | © 2017 Todos os direitos reservados 0.0246