Seat Ibiza: Proteção da parte inferior do veículo

Seat Ibiza / Conselhos / Cuidado e manutenção / Conservação do exterior do veículo / Proteção da parte inferior do veículo

A parte inferior do veículo está protegida contra agressões químicas e mecânicas.

Esta camada protetora pode sofrer deteriorações durante o andamento. Recomenda-se, por isso, que se mande inspecionar e, se necessário, retocar de tempos a tempos, de preferência antes e depois do inverno, a camada protetora da parte inferior do veículo e do trem de rodagem.

Recomendamos que mande executar quaisquer retoques e medidas de proteção anticorrosiva adicionais num serviço técnico.

ATENÇÃO Nunca utilize um produto adicional para proteção do chassi nem produtos anticorrosivos para tubos de escape, catalisadores e elementos de proteção térmica. Tais substâncias poderiam pegar fogo devido à elevada temperatura do sistema de gases de escape ou das peças do motor. Existe o risco de incêndio.

Aumente as precauções para a limpeza do compartimento do motor.

Proteção anticorrosiva

O compartimento do motor e a superfície do grupo propulsor têm de fábrica um tratamento anticorrosivo.

Especialmente no inverno, quando se viaja com frequência por estradas em que se aplicaram sais antigelo, é muito importante uma boa proteção anticorrosiva. Deve-se limpar meticulosamente o compartimento do motor antes e depois da época de aplicação de sais anti-gelo, para impedir os efeitos nocivos do sal.

Os serviços técnicos dispõem dos produtos de limpeza e conservação indicados e dos equipamentos necessários para esse efeito.

Recomendamos, por isso, que se dirija aos mesmos para efetuar estes trabalhos.

Quando o compartimento do motor é submetido a uma limpeza com produtos dissolventes de gordura ou se manda efetuar uma lavagem do motor, elimina-se quase sempre também a proteção anticorrosiva. É, por isso, recomendável proceder em seguida à aplicação de um produto de conservação duradouro em todas as superfícies, rebordos, ranhuras e órgãos do compartimento do motor.

ATENÇÃO
  • Antes de realizar quaisquer trabalhos no compartimento do motor, tenha em conta as respetivas recomendações.
  • Desligue o motor, ative o travão de mão e retire sempre a chave da ignição, antes de abrir o capô.
  • Deixe arrefecer o motor antes de limpar o compartimento do mesmo.
  • Para não se cortar, proteja as mãos e os braços do contacto com peças de metal com arestas vivas, por exemplo, quando limpar a parte inferior do veículo, o lado interior das cavas das rodas ou os tampões das rodas. Caso contrário, existe o risco de lesões.
  • A presença de humidade, gelo e sais antigelo no sistema de travões pode reduzir a eficácia de travagem, pelo que existe risco de acidente. Imediatamente após uma lavagem do veículo, evite travagens bruscas.
  • Nunca toque no ventilador do radiador. O seu funcionamento depende da temperatura e poderá entrar em funcionamento de forma repentina (mesmo sem chave na ignição).

 

Aviso sobre o impacto ambiental Como numa lavagem do motor os resíduos de gasolina, lubrificantes e óleos podem ser arrastados pela água suja, esta precisa de ser purificada utilizando um separador de óleo.

Por isso, o motor só pode ser lavado numa oficina especializada ou numa estação de serviço adequada.

Veja também:

Seat Ibiza. Ajuste do cinto de segurança
Fig. 13 Colocar e retirar a lingueta do fecho do cinto de segurança. Fig. 14 Faixa do cinto de segurança e do encosto de cabeça regulados corretamente, vistos de frente e de lado. P ...

Seat Ibiza. Parafuso central da roda
Fig. 63 Colocação correta do embelezador central da roda para jantes de aço. Para poder aceder aos parafusos das rodas, têm de ser removidos os parafusos centrais. Desmontar Engate ...

Modelos



www.segmentob.com | © 2017 Todos os direitos reservados 0.0248