Seat Ibiza: Reboque

Para-choques dianteiro, direita: argola de reboque.
Fig. 70 Para-choques dianteiro, direita: argola de reboque.

Para-choques traseiro, direita: argola de reboque.
Fig. 71 Para-choques traseiro, direita: argola de reboque.

Argolas de reboque

Fixe a barra ou o cabo nas argolas.

As argolas de reboque encontram-se na bagageira, debaixo da cobertura da superfície de carga, juntamente com as ferramentas do veículo.

Aparafuse a argola na rosca Fig. 70 ou Fig. 71 e aperte-a com a chave de roda.

Cabo ou barra de reboque

A barra de reboque é mais segura e menos perigosa, no que respeita à ocorrência de danos no veículo. Só se não dispuser de uma barra é que deverá utilizar um cabo de reboque.

O cabo de reboque deverá ser elástico, para que não ocorram danos nos veículos. Utilize um cabo de fibra sintética ou de outro material elástico similar.

Fixar o cabo ou a barra de reboque apenas às argolas previstas para esse efeito ou, se for o caso, ao dispositivo de reboque.

Condutor do veículo rebocador

Modo de condução

Rebocar um veículo exige uma certa prática, sobretudo com o cabo de reboque. Os condutores devem saber o quão difícil é rebocar um veículo. Os condutores inexperientes não o devem fazer.

Durante a condução, evite que se gerem forças de tração inadequadas ou esticões. Nas manobras de reboque em estradas não asfaltadas existe o perigo de uma sobrecarga nas peças de fixação.

Ligue a ignição do veículo rebocado, para que o volante não fique bloqueado e para poderem ser ativadas as luzes indicadoras de mudança de direção, a buzina e o limpa/ lava-vidros.

Em veículos com caixa de velocidades manual, coloque a alavanca em ponto morto. Com caixa de velocidades automática, a alavanca em N.

Uma vez que o servofreio não funciona com o motor parado, o pedal do travão terá de ser acionado com bastante mais força do que normalmente.

Como a direção assistida também não funciona com o motor parado, é necessário exercer mais força para rodar o volante.

Veja também:

KIA Rio. Protecção anticorrosão
Proteger o veículo da corrosão Ao utilizarmos os mais avançados métodos de design e construção para combater a corrosão, conseguimos produzir au ...

Peugeot 207. Conduzir bem
Limitador de velocidade "LIMIT"  Selecção/Paragem do modo limitador.  Diminuição do valor programado.  Aumento do valor programado.  Ligar/Desl ...

Modelos



www.segmentob.com | © 2017 Todos os direitos reservados 0.0263