Seat Ibiza: Regulação antipatinagem das rodas motrizes (ASR)

Seat Ibiza / Utilização / Condução / Sistemas de travagem e estabilização / Regulação antipatinagem das rodas motrizes (ASR)

A regulação antipatinagem impede que as rodas motrizes patinem ao acelerar.

Descrição e funcionamento da regulação antipatinagem em aceleração (ASR)

O sistema ASR intervém reduzindo a potência do motor para evitar a patinagem das rodas motrizes na aceleração.

Graças ao ASR são substancialmente facilitados ou até viabilizados, em condições adversas do piso, o arranque, a aceleração e as subidas íngremes.

O ASR liga-se automaticamente ao arrancar o motor. Caso seja necessário, é possível ligar ou desligar através do sistema Easy Connect*.

Com o ASR desligado, acende-se a respetiva luz de controlo . Normalmente, deve estar sempre ligado. Só em casos excecionais, isto é, quando se pretenda que as rodas patinem, se poderá desligar através do menu do sistema Easy Connect, por exemplo:

Depois disso, o dispositivo deve ser ligado novamente.

Luz de controlo

Existem três luzes indicadoras de informação sobre o controlo de tração: (para veículos equipados com M-ABS), (para veículos equipados com ESC) e . As luzes indicadoras acendem-se simultaneamente ao ligar a ignição e deverão desligar-se aproximadamente 2 segundos depois, que é o tempo que demora a verificação da função.

A luz indicadora ou tem a seguinte função:

Se o sistema estiver desligado ou se existir alguma avaria no mesmo, permanecerá aceso.

O aviso ASR também se acende em caso de avaria do ABS, dado que o sistema ASR trabalha em conjunto com o ABS. Para mais informações, consulte.

A luz indicadora informa sobre o estado de desativação do sistema:*

Através do Easy Connect restabelece-se a função ASR e o aviso apaga-se.

ATENÇÃO
  • Nem com o ASR se podem ultrapassar as limitações impostas pelas leis da física. Tenha em conta este fato, sobretudo quando circular numa estrada escorregadia ou molhada, ou ao circular com reboque.
  • O estilo de condução deve adaptar-se sempre às condições do piso e do trânsito. A maior segurança proporcionada pelo ASR não deve incitar a correr qualquer risco.

 

CUIDADO
  • Para assegurar um correto funcionamento do ASR, deverão estar montados pneus idênticos nas quatro rodas. Se os pneus apresentarem perímetros de rodagem diferentes, a potência do motor pode ver-se reduzida.
  • Eventuais alterações introduzidas no veículo (p. ex. no motor, no sistema de travões, no trem de rodagem ou a combinação jantes/ pneus) poderão afetar o funcionamento do ABS e do ASR.
Veja também:

Mazda 2. Especificações
Motor Motor a gasolina Motor diesel Sistema Elétrico Bateria *1 N-55 (S), Q-85 ou S-95 foram concebidas para o sistema i-stop (PARA STOP & START)/sistema i-ELOOP. Apenas N-55 (S), Q ...

Renault Clio. Para travar o dispositivo
Carregue na porca 4 enroscando-a a fundo até que rode em vazio. São necessárias várias voltas. Esta operação é indispensável para g ...

Modelos



www.segmentob.com | © 2017 Todos os direitos reservados 0.0266