Seat Ibiza: Situações de condução especiais

(A) Veículo numa curva. (B) Motociclo que circula à frente, fora do raio de alcance do sensor de radar.
Fig. 168 (A) Veículo numa curva. (B) Motociclo que circula à frente, fora do raio de alcance do sensor de radar.

(C) Mudança de faixa de um veículo. (D) Veículo em circulação e outro parado.
Fig. 169 (C) Mudança de faixa de um veículo. (D) Veículo em circulação e outro parado.

O controlo adaptativo de velocidade (ACC) tem certas limitações físicas inerentes ao sistema.

Por exemplo, algumas reações do ACC, em determinadas circunstâncias, podem resultar inesperadas ou tardias do ponto de vista do condutor. Por isso, deve estar-se sempre atento para intervir caso seja necessário.

Por exemplo, as seguintes situações de trânsito exigem a atenção máxima:

Arranque após uma fase de paragem (apenas veículos com caixa de velocidades automática)

Após uma fase de paragem, o ACC pode arrancar automaticamente desde que o veículo da frente se volte a pôr em movimento.

Quando o ACC para o veículo (por ex., numa fila), no ecrã do painel de instrumentos aparecerá o aviso ACC pronto para arrancar.

Se o veículo da frente recomeçar a andar, o ACC também o fará de forma automática.

Se o veículo da frente não recomeçar a andar, é possível manter o veículo indefinidamente parado no estado ACC pronto para arrancar se se acionar a terceira alavanca repetidamente para a posição 2 Fig. 165 ou se se carregar no pedal do travão. Se aparecer a mensagem no painel de instrumentos Carregue no travão, carregue no pedal do travão, caso contrário ouve-se um sinal acústico e o ACC passa para o modo inativo (Standby). Nesse momento, poderá iniciar-se uma deslocação na direção do veículo da frente parado.

Ultrapassagens

Quando se liga a luz indicadora de mudança de direção para iniciar uma manobra de ultrapassagem, o ACC acelera o veículo automaticamente, reduzindo a distância em relação ao veículo precedente.

Quando se passa para a faixa de ultrapassagem, se o ACC não detetar nenhum veículo à frente, acelera até alcançar a velocidade programada e mantém-na constante.

A aceleração do sistema pode ser interrompida a qualquer momento pressionando o travão e empurrando o terceiro manípulo para trás.

Nas curvas

Ao entrar nas curvas ou ao sair delas, o sensor de radar pode deixar de captar o veículo precedente ou que reaja a um veículo da mesma faixa Fig. 168 A. Em tais circunstâncias, é possível que o veículo trave de forma desnecessária ou deixe de reagir face ao veículo precedente. Neste caso, o condutor deve intervir acelerando ou interrompendo o processo de travagem pressionando o pedal do travão ou empurrando o terceiro manípulo para trás.

Travessia de túneis

Ao atravessar túneis, a função do sensor de radar pode ficar limitada. Desligue o ACC nos túneis.

Veículos estreitos ou que circulam desalinhados

O sensor de radar apenas pode detetar veículos estreitos ou veículos que circulam desalinhados quando estes entram no seu raio de alcance Fig. 168 B. Isto aplica-se sobretudo a veículos estreitos como, por exemplo, os motociclos. Nestes casos, trave você mesmo se necessário.

Veículos com cargas e acessórios especiais

A carga e os acessórios especiais de outros veículos que sobressaem pelas laterais, para trás ou pela parte superior dos mesmos, podem ficar fora do raio de alcance do ACC.

Desligue o ACC quando circular atrás de veículos com cargas ou acessórios especiais, assim como ao ultrapassar esses veículos.

Nestes casos, trave você mesmo se necessário.

Mudança da faixa de rodagem de outros veículos

Os veículos que mudem de faixa a pouca distância do veículo apenas poderão ser detetados quando entram no raio de alcance dos sensores. Em consequência, o ACC demorará mais a reagir Fig. 169 C. Nestes casos, trave você mesmo se necessário.

Veículos parados

O ACC não deteta durante o andamento os objetos fixos como, por exemplo, o final de um engarrafamento ou veículos avariados.

Se um veículo detetado pelo ACC roda ou se afasta e em frente do mesmo se encontra um veículo parado, o ACC não reagirá face a este Fig. 169 D. Nestes casos, trave você mesmo se necessário.

Veículos que circulam no sentido contrário e veículos que se cruzam

O ACC não reage a veículos que se aproximem em sentido contrário nem a veículos que se cruzem.

Objetos metálicos

Objetos de metal como, por exemplo, calhas na estrada ou placas utilizadas em obras, podem confundir o sensor de radar e provocar reações erradas do ACC.

Fatores que podem afetar o funcionamento do sensor de radar

Se o funcionamento do sensor de radar ficar afetado devido a, por exemplo, chuva intensa, neblina de água, neve ou lama, o ACC fica temporariamente desativado. No visor do painel de instrumentos aparece uma mensagem a esse respeito. Se for necessário, limpe o sensor de radar.

Quando o sensor de radar voltar a funcionar corretamente, o ACC voltará a estar disponível automaticamente. A mensagem do ecrã do painel de instrumentos apagar-se-á e o ACC pode ser novamente ativado.

Em caso de reflexão inversa forte do sinal, por exemplo, num estacionamento fechado, o funcionamento do ACC pode ficar afetado.

Condução com reboque

Quando se circula com reboque, o ACC regula com menor dinamismo.

Travões sobreaquecidos

Se os travões aquecem demasiado, por exemplo, depois de uma travagem brusca ou em descidas longas e muito pronunciadas, o ACC pode desativar-se temporariamente. No visor do painel de instrumentos aparece uma mensagem a esse respeito. Neste caso, não se poderá ativar o controlo de cruzeiro.

Quando a temperatura dos travões tiver baixado o suficiente, poderá voltar-se a ativar o controlo de cruzeiro. A mensagem desaparecerá do ecrã do painel de instrumentos. Se a mensagem ACC não disponível permanecer visível durante bastante tempo, significa que existe uma avaria. Dirija-se a uma oficina especializada. A SEAT recomenda que se dirija a um concessionário SEAT.

ATENÇÃO Se se ignorar o aviso Carregue no travão, o veículo poderá iniciar uma deslocação involuntária e chocar contra o veículo da frente.

Em qualquer caso, antes de se retomar a marcha, verifique se o caminho está livre. É possível que o sensor de radar não detete obstáculos que se possam encontrar na estrada.

Isto pode provocar um acidente e causar lesões graves. Se necessário, carregue no travão.

Veja também:

Renault Clio. Limpa-vidros/lava-vidros
Limpa-vidros traseiro com velocidades de varrimento em função da velocidade Com a ignição ligada, rode a extremidade da haste 1, até que a marca 2 fique na ...

Seat Ibiza. Bancos com aquecimento
Fig. 130 Na consola central: comandos para o aquecimento dos bancos dianteiros. A: versão com Climatronic. B: versão com ar condicionado manual. Os assentos podem ser aquecidos eletricament ...

Modelos



www.segmentob.com | © 2017 Todos os direitos reservados 0.0212