Seat Ibiza: Utilização do Adaptive Cruise Control ACC (controlo adaptativo de velocidade)

Seat Ibiza / Utilização / Sistemas de assistência para o condutor / Adaptive Cruise Control ACC (controlo adaptativo de velocidade) / Utilização do Adaptive Cruise Control ACC (controlo adaptativo de velocidade)

À esquerda da coluna de direção: terceira alavanca para utilizar o controlo adaptativo de velocidade
Fig. 165 À esquerda da coluna de direção: terceira alavanca para utilizar o controlo adaptativo de velocidade

À esquerda da coluna de direção: terceira alavanca para utilizar o controlo adaptativo de velocidade
Fig. 166 À esquerda da coluna de direção: terceira alavanca para utilizar o controlo adaptativo de velocidade

Quando o controlo adaptativo de velocidade (ACC) está ligado, acende-se no painel instrumentos a luz de controlo verde e o ecrã mostra a velocidade programada e o estado do ACC Fig. 163.

Que ajustes se podem realizar no ACC?

Programar a velocidade

Para programar a velocidade, desloque a terceira alavanca situada na posição 1 para cima ou para baixo até visualizar no ecrã do painel de instrumentos a velocidade desejada.

O ajuste da velocidade efetua-se em intervalos de 10 km/h (6 mph).

Depois de iniciada a marcha, se se desejar definir a velocidade atual como velocidade de cruzeiro do veículo e ativar o ACC, pressione o botão Fig. 166. No caso de se desejar aumentar ou diminuir a velocidade em intervalos de 1 km/h (0,6 mph), desloque a alavanca para a posição 2 Fig. 165 ou pressione o botão .

A velocidade programada pode ser modificada com o veículo parado ou durante a condução, conforme se desejar. Qualquer modificação da velocidade programada é visualizada na parte inferior esquerda do ecrã no painel de instrumentos Fig. 163.

Programar o nível de distância

Para aumentar ou reduzir o nível de distância pressione o botão basculante para a direita/ esquerda Fig. 166 A.

No ecrã do painel de instrumentos modifica-se o nível de distância selecionado. É possível escolher entre 5 níveis de distância. A distância programada pode ser modificada com o veículo parado ou durante a condução, conforme se desejar.

Ligar e ativar o ACC

Para ligar e ativar o ACC, é preciso ter em conta a posição da alavanca seletora da caixa de velocidades, a velocidade do veículo e a posição da terceira alavanca do ACC.

Desligar e desativar o ACC

Para desligar o ACC, desloque a alavanca para a posição 0 Fig. 165 (encaixada). Nesse momento, aparece o texto ACC desativado e a função fica completamente desativada.

Se não se desejar desligar o ACC, mas sim passá-lo temporariamente para o modo inativo (Standby), desloque a terceira alavanca para a posição 3 Fig. 165 ou carregue no pedal do travão.

Se o veículo estiver parado e a porta do condutor se abrir, também passa para o modo inativo (Standby).

Ajustar o nível de distância por defeito no início da condução

Se o piso estiver molhado deverá escolher sempre uma distância maior em relação ao veículo da frente do que num piso seco.

As seguintes distâncias estão disponíveis para pré-seleção:

No sistema Easy Connect pode ajustar-se o nível de distância que deve estar ajustado ao ligar o ACC com o botão e os botões de função AJUSTES e Assistência ao condutor.

Ajustar o perfil de condução

Em veículos com SEAT Drive Profile, o perfil de condução selecionado pode influenciar o comportamento da aceleração e da travagem do ACC.

Em veículos sem SEAT Drive Profile, também se pode influenciar o comportamento do ACC através da seleção de algum dos seguintes perfis de condução no sistema Easy Connect:

Neste caso deve aceder-se aos ajustes do ACC através do botão e dos botões de função AJUSTES > Assistência ao condutor > ACC.

As seguintes condições podem provocar que o ACC não reaja:

ATENÇÃO Existe perigo de colisão por alcance quando se ultrapassa a distância mínima em relação ao veículo precedente e a diferença de velocidade entre os dois veículos é tão grande que a redução da velocidade pelo ACC não é suficiente.

Neste caso, deve-se travar imediatamente com o pedal do travão.

  • É possível que o ACC possa não detetar corretamente todas as situações.
  • "Colocar" o pé sobre o acelerador pode fazer com que o ACC não intervenha para travar.

    A aceleração do condutor tem prioridade face à intervenção do regulador de velocidade ou do controlo de cruzeiro.

  • Esteja sempre preparado para travar o veículo a qualquer momento.
  • Cumpra as disposições do país correspondente relativamente à distância mínima obrigatória em relação ao veículo precedente.
  • É perigoso ativar a regulação e retomar a velocidade programada se as condições da estrada, do trânsito ou da meteorologia não o permitem. Risco de acidente!

 

Aviso
  • Ao desligar a ignição ou o ACC o valor da velocidade memorizada é apagada.
  • Quando se desliga a regulação antipatinagem na aceleração (ASR) ou se ativa o ESC em Modo Sport* (), o ACC desliga-se automaticamente.
  • Nos veículos com sistema Start-Stop, o motor desliga-se automaticamente durante a fase de detenção do ACC e volta a ligar-se automaticamente para iniciar o andamento.
Veja também:

KIA Rio. Telemóvel (se instalado)
Antes de usar as funcionalidades de áudio do sistema Bluetooth Wireless Technology Para usar a função de áudio do sistema Bluetooth Wireless Technology, &eacu ...

Škoda Fabia. Tomada de 12 volts
Fig. 73 Cobertura da tomada de 12 volts: na parte central do painel / na bagageira Para utilizar, remover a cobertura da tomada Fig. 73 - A ou abrir a cobertura da tomada Fig. 73 - B. ...

Modelos



www.segmentob.com | © 2017 Todos os direitos reservados 0.0323