Škoda Fabia: Reconhecimento de cansaço

Škoda Fabia / Condução / Sistemas de assistência / Reconhecimento de cansaço

O reconhecimento de cansaço (adiante designado apenas sistema) recomenda ao condutor para fazer uma pausa, se devido ao comportamento de direção será detetado o cansaço do condutor.

A partir da partida, o sistema avalia o comportamento da direção a velocidades entre 65 e 200 km/h. Se durante a condução surgirem alterações no comportamento de direção que são avaliados pelo sistema como um possível cansaço, será emitida uma recomendação de pausa.

Condições nas quais o sistema deteta uma pausa de condução

Se não for satisfeita nenhuma destas condições ou se o modo de condução não for alterado, o sistema volta a recomendar uma pausa na condução passados 15 minutos.

O sistema pode ser ativado/desativado no Infotainment Manual de instruções do Infotainment.

Recomendação de pausa

O visor do painel de instrumentos aparecem por alguns segundos, o ícone e uma mensagem sobre o cansaço detetado. É igualmente emitido um sinal acústico.

ATENÇÃO

  • Respeitar as instruções gerais relativas à utilização dos sistemas de assistência na Secção Introdução ao tema.
  • O condutor é sempre responsável por garantir a capacidade de condução. Nunca deverá conduzir se se sentir cansado.
  • É possível que o sistema não consiga identificar todos os casos em que é necessária uma pausa.
  • Por essa razão, é necessário fazer pausas regulares e suficientemente longas durante viagens mais prolongadas.
  • No chamado micro-sono não ocorre nenhum aviso do sistema.

Aviso

  • Em algumas situações de condução o sistema pode avaliar incorretamente o modo de condução e deste modo emitir erradamente uma recomendação de pausa (p. ex. em caso de condução desportiva, em condições meteorológicas desfavoráveis ou com o piso em mau estado).
  • O sistema é previsto principalmente para o uso em autoestradas.
Veja também:

Mazda 2. Sistema de Entrada de Chave Avançada
AVISO As ondas rádio da chave podem afetar dispositivos clínicos como, por exemplo, pacemakers: Antes de utilizar a chave junto de pessoas que utilizam dispositivos clínicos, solicite informação ao fabricante do dispositivo ou ao seu médico se as ondas rádio da chave podem afetar o dispositivo. A função chave avançada permite trancar/ destrancar a por ...

Citroën DS3. Ajuda ao arranque em zona inclinada
Sistema que mantém o veículo imobilizado durante um curto espaço de tempo (cerca de 2 segundos) aquando de um arranque numa zona inclinada, o tempo suficiente para passar do pedal de travão para o pedal do acelerador. Esta função só está activa quando: o veículo estiver completamente imobilizado e o pé no pedal de travão. estiverem reunidas determinadas condições de in ...

Škoda Fabia. Peso em operação
Este valor é apenas uma valor de orientação e corresponde ao peso operacional mais baixo sem outros equipamentos que possam aumentar o peso, como, p. ex., ar condicionado, roda sobressalente, entre outros. Este inclui também 75 kg de peso do condutor, o peso dos líquidos de serviço e da ferramenta de bordo e um depósito de combustível aba ...

Manual do Veículo

www.binfoteh.com | © 2020 All rights reserved 0.0069