Škoda Fabia: Sentar de forma correta e segura

Škoda Fabia / Segurança / Segurança passiva / Sentar de forma correta e segura

Introdução ao tema

Neste capítulo encontrará informações sobre os seguintes temas:

Posição correta do condutor

Ajustar a posição do volante

Passageiro dianteiro sentado de forma correta

Passageiros dos bancos traseiros sentados de forma correta

Antes de iniciar a viagem, sente-se na posição correta e não altere esta posição durante a viagem. Alerte também os seus passageiros para que se sentem corretamente e não alterem a posição durante a viagem.

Para o passageiro aplicam-se as seguintes indicações que, se não forem observadas, podem causar ferimentos graves ou até a morte.

Para todos os passageiros aplicam-se as seguintes indicações que, se não forem observadas, podem causar ferimentos graves ou até a morte.

ATENÇÃO

  • Os bancos dianteiros e todos os encostos de cabeça devem estar sempre ajustados de acordo com o tamanho do corpo e os cintos de segurança devem estar sempre corretamente colocados, para que os ocupantes do veículo sejam protegidos com a máxima eficácia possível.
  • Cada ocupante do veículo deve colocar corretamente o cinto de segurança do respetivo banco. As crianças devem ser protegidas através de um sistema de retenção adequado Transporte seguro de crianças.
  • Durante a viagem, os encostos não devem estar demasiado inclinados para trás, caso contrário os cintos de segurança e o sistema de airbags perderão eficácia - existe perigo de ferimentos!

ATENÇÃO

Devido a uma posição errada do banco, o passageiro expõe-se a ferimentos fatais.

Posição correta do condutor

Fig. 2 Posição correta do banco do condutor / posição correta do volante    
 Fig. 2 Posição correta do banco do condutor / posição correta do volante

Para sua própria segurança e para reduzir o perigo de ferimentos em caso de acidente, leve em consideração as seguintes recomendações.

ATENÇÃO

  • Respeitar a distância em relação ao volante de pelo menos 25 cm, caso contrário, o sistema de airbag não pode proteger-lhe - perigo de vida!
  • Durante a viagem, segure o volante com ambas as mãos, lateralmente e pela parte exterior nas posições das "9" e "3" horas Fig. 2. Nunca segure o volante na posição das "12" horas ou de qualquer outra maneira (p. ex., pelo centro do volante, pelo interior do volante e semelhante). Caso contrário, no disparo do airbag poderão surgir ferimentos graves nos braços, nas mãos e na cabeça.
  • Assegurar-se de que não existem objetos na zona dos pés do condutor, porque durante a viagem, estes podem colocar-se por detrás os pedais. Se tal acontecesse, não seria possível acionar a embraiagem, o travão ou o acelerador.

Ajustar a posição do volante

Fig. 3 Ajustar a posição do volante  
 Fig. 3 Ajustar a posição do volante

A posição do volante pode ser ajustada em altura e em profundidade.

ATENÇÃO

  • Só deverá ajustar o volante com o veículo parado e nunca durante a condução!
  • Depois do ajuste, bloquear sempre a alavanca de segurança, para que o volante não possa alterar involuntariamente a sua posição - existe perigo de acidente!
Veja também:

Citroën DS3. Programação
Rode o comando 1 para a posição "CRUISE": a selecção do modo regulador é realizada, sem que este tenha sido accionado (PAUSE).  Regule a velocidade programada acelerando até à velocidade desejada e, em seguida, premindo a tecla 2 ou 3 (ex: 110 km/h). Pode, em seguida, modificar a velocidade programada através das teclas 2 e 3: de + ou - 1 km/h = pressão breve, de + ou ...

Citroën DS3. Modo automatizado
Seleccione a posição A. AUTO e a velocidade engrenada são apresentados no quadro de bordo. A caixa de velocidades funciona então em modo auto-activo, sem a intervenção do condutor. Ela selecciona em permanência a velocidade melhor adaptada aos parâmetros seguintes: optimização do consumo, estilo de condução, perfil da estrada, carga do veículo. Para obter uma ace ...

Mazda 2. Avisador Sonoro i-stop*
Se a porta do condutor for aberta quando o motor ao ralenti for desligado, o som avisador opera para notificar que o motor ao ralenti foi desligado. Para quando a porta do condutor é fechada. O som de aviso opera se as seguintes operações forem efetuadas quando o motor ao ralenti está desligado. Nestes casos, o motor não torna a ligar automaticamente para garantir a seguranç ...

Manual do Veículo

www.binfoteh.com | © 2020 All rights reserved 0.0069