Toyota Yaris: Modo de seleção temporária de velocidades na posição D

Toyota Yaris / Condução / Procedimentos de condução / Caixa de velocidades Multidrive / Modo de seleção temporária de velocidades na posição D

Para conduzir no modo de seleção temporária de velocidades, opere os interruptores "-" e "+" nas patilhas no volante da direção. De seguida, as velocidades podem ser selecionadas operando os interruptores "-" e "+" nas patilhas no volante da direção. Ao selecionar uma velocidade utilizando os interruptores das patilhas no volante da direção, o condutor consegue controlar a força de travagem com o motor.

Modo de seleção temporária de velocidades na posição D

  1. Engrenamento de uma velocidade mais alta
  2. Engrenamento de uma velocidade mais baixa

A velocidade engrenada é alterada de cada vez que a patilha no volante da direção é operada.

A velocidade selecionada, de 1 a 7, é apresentada no mostrador de informações múltiplas.

Contudo, quando está na posição D, as velocidades serão alteradas de forma automática caso a velocidade do veículo seja demasiado elevada ou baixa.

Funções das velocidades engrenadas

Desativação do modo de seleção temporária das velocidades na posição D

Nas situações que se seguem, o modo de seleção temporária das velocidades na posição D é desativado:

Quando conduz com o controlo da velocidade de cruzeiro ativado (se equipado)

Mesmo quando realiza as seguintes ações com o intuito de permitir a travagem com o motor, a travagem com o motor não será ativada porque o controlo da velocidade de cruzeiro não será cancelado.

Quando o veículo para com a alavanca de velocidades na posição M

Sistema de bloqueio da alavanca de velocidades

O sistema de bloqueio da alavanca de velocidades é um sistema que impede o funcionamento acidental da alavanca durante o arranque.

A alavanca de velocidades apenas pode ser retirada de P quando o interruptor do motor está na posição "ON" e o pedal do travão está a ser pressionado.

Se a alavanca de velocidades não sair da posição P

Primeiro verifique se o pedal do travão está a ser pressionado.

Se não puder engrenar a alavanca de velocidades com o pé no pedal do travão, pode existir um problema no sistema de bloqueio da alavanca de velocidades (um sistema que impede o funcionamento acidental da alavanca).

Mande inspecionar imediatamente o veículo num concessionário ou reparador Toyota autorizado ou em qualquer outro profissional igualmente qualificado e equipado.

Os passos que se seguem podem ser utilizados como uma medida de emergência para garantir que a alavanca pode ser engrenada: Libertando o bloqueio da alavanca:

  1. Aplique o travão de estacionamento.
  2. Coloque o interruptor do motor na posição LOCK (veículos sem sistema de chave inteligente para entrada e arranque) ou no modo ACCESSORY (veículos com sistema de chave inteligente para entrada e arranque).
  3. Pressione o pedal do travão.
  4. Pressione a tampa com uma chave de fendas de cabeça plana ou ferramenta equivalente.

    Para prevenir danos na tampa, envolva a chave de fendas num pano.

Se a alavanca de velocidades não sair da posição P

  1. Pressione a tecla de desbloqueio da alavanca de velocidades.

    A alavanca de velocidades pode ser engrenada enquanto a tecla está a ser pressionada.

Se a alavanca de velocidades não sair da posição P

Se o indicador "M" piscar ou soar um sinal sonoro após mudar a alavanca de velocidades para a posição M

Pode indicar uma avaria no sistema da caixa de velocidades Multidrive. Leve imediatamente o seu veículo para uma inspeção a um concessionário ou reparador Toyota autorizado ou a qualquer outro profissional devidamente qualificado e equipado.

(Nesta situação, a caixa de velocidades funciona da mesma forma como quando a alavanca de velocidades está em D.)

Sinal sonoro de aviso das restrições de engrenamento de uma velocidade mais baixa (caixa sequencial de 7 velocidades Sport Shifmatic)

Para ajudar a garantir a segurança e o bom desempenho na condução, o engrenamento de uma velocidade mais baixa pode por vezes ser restringido.

Em algumas circunstâncias, o engrenamento de uma velocidade mais baixa poderá não ser possível mesmo que a alavanca de velocidades ou a patilha de seleção de velocidades sejam acionados. (O sinal sonoro de aviso soará duas vezes.)

AVISO

Quando conduzir em estradas com superfícies escorregadias

Não acelere nem engrene velocidades abruptamente.

Mudanças bruscas na travagem com o motor, podem fazer com que o veículo role ou deslize, resultando em acidente.

Para impedir um acidente quando libertar o bloqueio da alavanca de velocidades

Antes de pressionar a tecla de desbloqueio da alavanca de velocidades certifique-se que aplica o travão de estacionamento e prima o pedal do travão.

Se o pedal do acelerador for acidentalmente pressionado em vez do pedal do travão quando a tecla de desbloqueio da alavanca de velocidades está a ser pressionada e se a alavanca sair da posição P, o veículo pode arrancar subitamente, conduzindo a um acidente o qual pode resultar em morte ou ferimentos graves.

Veja também:

Mazda 2. Identificação
Número de Identificação do Veículo (África do Sul) O número de identificação do veículo é a identificação oficial do seu veículo. O número de identificação do veículo encontra-se n ...

Mazda 2. Operar o Leitor de CD
Tipo Dados compatíveis Leitor de CD de Áudio/ MP3/WMA/AAC Dados de áudio (CD-DA) Ficheiro MP3/WMA/AAC   NOTA Se for introduzido um ...

Modelos

www.segmentob.com | © 2017 Todos os direitos reservados 0.0162