Toyota Yaris: PCS (Sistema de Segurança Pré-colisão)

Toyota Yaris / Condução / Toyota Safety Sense / PCS (Sistema de Segurança Pré-colisão)

O sistema de segurança pré-colisão usa o sensor da frente para detetar veículos na frente do seu veículo. Quando o sistema determina que a possibilidade de uma colisão frontal com um veículo é elevada, funciona um aviso para instar o condutor a tomar uma ação evasiva e a pressão potencial do travão é aumentada para ajudar o condutor a evitar a colisão. Se o sistema determina que a possibilidade de uma colisão frontal com um veículo é extremamente elevada, os travões são aplicados automaticamente para ajudar a evitar a colisão ou ajudar a reduzir o impacto da colisão.

O sistema de segurança pré-colisão pode ser ativado/desativado e o momento do aviso pode ser alterado.

Aviso de pré-colisão

Quando o sistema determina que a possibilidade de uma colisão frontal é elevada, soa um sinal sonoro e o indicador de ativação do PCS pisca para instar o condutor a tomar uma ação evasiva.

Aviso de pré-colisão

Assistência à travagem pré-colisão

Quando o sistema determina que a possibilidade de uma colisão frontal com um veículo é elevada, o sistema aplica uma força superior aos travões em relação à força com que o pedal do travão é pressionado.

Travagem pré-colisão

Quando o sistema determina que a possibilidade de uma colisão frontal com um veículo é elevada, o sistema avisa o condutor. Se o sistema determina que a possibilidade de uma colisão é extremamente elevada, os travões são aplicados automaticamente para ajudar a evitar a colisão ou reduzir a velocidade da colisão.

AVISO

Limitações do sistema de segurança pré-colisão

O condutor é o único responsável pela segurança da condução. Conduza sempre com segurança tendo o cuidado de observar a área circundante.

Não utilize, em circunstância alguma, o sistema de segurança pré-colisão em vez das normais operações de travagem. Este sistema não impede colisões nem diminui danos ou lesões em qualquer situação. Não dependa excessivamente deste sistema. Fazê-lo pode provocar um acidente, resultando em morte ou ferimentos graves.

Embora este sistema seja concebido para ajudar a evitar e reduzir o impacto de uma colisão, a sua eficácia pode mudar de acordo com várias condições. Assim, o sistema não pode fornecer sempre o mesmo nível de desempenho.

Leia cuidadosamente as seguintes condições. Não dependa excessivamente deste sistema e conduza sempre com segurança.

Não tente, por si só, testar o funcionamento do sistema de segurança pré-colisão, uma vez que o sistema pode não funcionar corretamente, podendo conduzir a um acidente.

Travagem pré-colisão

Durante a condução, tal como quando conduz numa passagem de nível, o sistema pode determinar que a possibilidade de uma colisão com um objeto, como a barreira da passagem de nível é alta e operar a função de travagem pré-colisão. Para mover o veículo em caso de emergência, como caso o sistema funcione numa passagem de nível, realize as seguintes operações e em seguida tome as medidas necessárias para garantir a sua segurança.

Quando desativar o sistema de segurança pré-colisão

Alterar as configurações do sistema de segurança pré-colisão

Ativar/desativar o sistema de segurança pré-colisão

Prima o interruptor PCS durante 3 segundos ou mais.

A luz de aviso do PCS acende e é exibida uma mensagem no mostrador de informações múltiplas.

Para ativar o sistema volte a premir o interruptor PCS.

O sistema de segurança pré-colisão é ativado de cada vez que o motor é posto em funcionamento.

Ativar/desativar o sistema de segurança pré-colisão

Alterar o momento de aviso de pré-colisão

Prima o interruptor PCS para ligar o indicador de ativação do PCS e exibir o atual momento de aviso no mostrador de informações múltiplas. De cada vez que prime o interruptor PCS o momento de aviso altera como segue: Se a configuração do momento de funcionamento foi alterada, a configuração será mantida na próxima vez que colocar o motor em funcionamento.

  1. Longe.

    O aviso começa a funcionar mais cedo do que na configuração padrão.

  2. Médio.

    Esta é configuração padrão.

  3. Perto.

    O aviso começa a funcionar mais tarde do que na configuração padrão.

Alterar o momento de aviso de pré-colisão

Condições de funcionamento

O sistema de segurança pré-colisão é ativado e determina que a possibilidade de uma colisão frontal com um veículo é elevada.

Cada função está operacional às seguintes velocidades:

Aviso pré-colisão:

Assistência à travagem pré-colisão:

Travagem pré-colisão:

O sistema pode não funcionar nas seguintes situações:

Cancelamento da travagem pré-colisão

Se qualquer das seguintes situações ocorrer durante o funcionamento da função de travagem pré-colisão, esta será cancelada:

Se o veículo for parado pela operação da função de travagem pré-colisão, a operação da função de travagem pré-colisão será cancelada, depois do veículo ter sido parado durante 2 segundos aproximadamente.

Condições sob as quais o sistema pode funcionar, mesmo que não haja possibilidade de colisão

Em algumas situações, como as seguintes, o sensor pode determinar que existe uma possibilidade de colisão frontal e operar.

Situações nas quais o sistema pode não funcionar devidamente

Em algumas situações, como as seguintes, um veículo pode não ser detetado pelo sensor da frente, impedindo que o sistema funcione corretamente:

Em algumas situações tal como as seguintes, a suficiente força de travagem pode não ser obtida, impedindo que o sistema funcione corretamente:

Se a luz de aviso PCS piscar

O sistema de segurança pré-colisão pode estar temporariamente indisponível ou pode haver uma avaria no sistema.

Nas seguintes situações a luz de aviso desliga e o sistema fica operacional quando as condições normais de funcionamento voltarem a reunir-se:

Se a luz de aviso PCS continuar a piscar o sistema pode estar avariado.

Leve o veículo para inspeção a um concessionário ou reparador Toyota autorizado ou a outro profissional devidamente qualificado e equipado, imediatamente

Se o VSC está desativado

Veja também:

Škoda Fabia. Veículos da classe N1
Nos veículos da classe N1, que não estão equipados com uma grade de proteção, deve utilizar para fixação da carga um conjunto de fixação ...

Chevrolet Aveo. Ligar/desligar o sistema
Pressionar o botão POWER [] para ligar o sistema. Ligar a alimentação reproduzirá a estação anteriormente sintonizada ou música previamente esc ...

Modelos

www.segmentob.com | © 2017 Todos os direitos reservados 0.0183