Toyota Yaris: Sistema de lubrificação (motor a gasolina)

Capacidade de óleo (Esvaziar e repor o nível - referência*)

Capacidade de óleo (Esvaziar e repor o nível - referência*)

*: A capacidade de óleo do motor é uma quantidade referência a ser utilizada quando mudar o óleo do motor. Aqueça e desligue o motor, aguarde mais de 5 minutos e verifique o óleo do motor com a vareta.

Escolher o óleo do motor

O seu Toyota sai de fábrica atestado com o óleo de motor "Toyota Genuine Motor Oil". A Toyota recomenda a utilização do óleo genuíno Toyota ("Toyota Genuine Motor Oil"). Também pode ser utilizado outro óleo de qualidade equivalente.

Tipo de óleo: 0W-20, 5W-30 e 10W-30: Óleo do motor tipo API SL "Energy-Conserving", SM "Energy-Conserving", SN "Resource-Conserving" ou ILSAC multigrade 15W-40: Óleo do motor tipo API, SL, SM ou SN multigrade Viscosidade recomendada (SAE): O seu veículo sai de fábrica com o óleo SAE 0W-20, a melhor escolha em termos de boa economia de combustível e bom arranque em tempo frio.

Se o óleo SAE 0W-20 não estiver disponível, pode ser utilizado o óleo SAE 5W-30. Contudo, este deve ser substituído pelo SAE 0W-20 na mudança de óleo seguinte.

Se utilizar SAE 10W-30 ou um óleo com viscosidade superior em temperaturas extremamente baixas, pode haver dificuldade no arranque do motor, pelo que se recomenda a utilização de óleo do motor SAE 0W-20 ou 5W-30.

Escolher o óleo do motor

Viscosidade do óleo (0W-20 é aqui explicado como um exemplo):

Como ler as etiquetas do recipiente de óleo: Uma ou ambas as marcas registadas API são colocadas em alguns recipientes de óleo, a fim de o ajudar a escolher o óleo que deve utilizar.

  1. Símbolo de serviço API

Parte superior: "API SERVICE SN" significa a designação da qualidade do óleo pelo Instituto Americano do Petróleo (API) Parte central: "SAE 0W-20" significa a gama de viscosidade SAE.

Parte inferior: "Resource-Conserving" significa que o óleo tem capacidade de poupança de combustível e de proteção ambiental.

Escolher o óleo do motor

  1. Marca de certificação do ILSAC

A Marca de Certificação do Comité Internacional de Padronização e Aprovação de Lubrificantes (ILSAC) é apresentada na frente da embalagem.

Veja também:

KIA Rio. Estado de alarme antifurto
Se o sistema estiver activado, o alarme dispara se ocorrer qualquer uma das seguintes situações: Uma porta é aberta sem recurso ao transmissor (ou dispositivo smart key ...

Chevrolet Aveo. Conta-rotações
<Gasolina> <Diesel> Indica as rotações por minuto. Conduzir de forma a que as rotações do motor sejam sempre as mais baixas possível. ...

Modelos

www.segmentob.com | © 2017 Todos os direitos reservados 0.016