Chevrolet Aveo: Óleo de motor

O óleo de motor é identificado pela qualidade e pela viscosidade. A qualidade é mais importante que a viscosidade quando se selecciona o óleo de motor a utilizar. A qualidade do óleo garante por exemplo a limpeza do motor, protecção antidesgaste e controlo do envelhecimento do óleo, enquanto que a graduação da viscosidade dá informação da espessura do óleo numa variedade de temperaturas.

Qualidade do óleo de motor

Dexos 2TM

Selecção do óleo de motor apropriado

A selecção do óleo de motor apropriado depende das especificações do óleo e do grau de viscosidade adequados.

Utilizar e pedir óleos de motor com marca de certificação dexosTM. O óleos que cumprem os requisitos do seu veículo devem ter a marca de certificação dexosTM na embalagem.

Esta marca de certificação indica que o óleo foi aprovado pela especificação dexosTM.

O seu veículo foi atestado de fábrica com óleo de motor aprovado dexosTM.

Apenas utilizar óleo de motor que está em conformidade com a especificação dexosTM ou um óleo de motor equivalente com o grau de viscosidade apropriado. Contudo, em determinadas circunstâncias, a utilização de óleos que não cumpram a especificação dexos pode ter como resultado um desempenho reduzido e danos no motor.

Se não tiver a certeza se o seu óleo de motor cumpre a especificação dexosTM, pergunte ao seu concessionário.

Atestar com óleo de motor

Óleos do motor de fabricantes e marcas diferentes poderão ser misturados desde que cumpram os critérios do óleo do motor (qualidade e viscosidade).

Se não existir óleo de motor com a qualidade desejada, poderão ser utilizados no máximo 1 litro de óleo de graduação ACEA A3/B4 ou A3/B3 (apenas uma vez entre cada uma das mudanças de óleo).

A viscosidade deverá ter a categoria correcta.

A utilização de óleo de motor com qualidade ACEA A1/B1 ou apenas A5/B5, é proibida uma vez que pode provocar danos no motor a longo prazo em determinadas condições de funcionamento.

Aditivos do óleo do motor

A utilização de aditivos do óleo do motor poderá causar danos e invalidar a garantia.

Graduações da viscosidade do óleo de motor

A graduação de viscosidade SAE dá informação da espessura do óleo.

O óleo multigraduado é indicado por dois dígitos:

O primeiro dígito, seguido por um W, indica a viscosidade a baixas temperaturas e o segundo dígito a viscosidade a altas temperaturas.

SAE 5W-30 é o melhor grau de viscosidade para o seu veículo. Não usar óleos com outros graus de viscosidade tais como SAE 10W-30, 10W-40 ou 20W-50.

Funcionamento em tempo frio:

Se numa zona geográfica muito fria onde a temperatura desce abaixo de -25 ºC, deve ser usado um óleo SAE 0W-xx. Um óleo com este grau de viscosidade torna mais fácil o arranque a frio do motor a temperaturas extremamente baixas.

Ao seleccionar um óleo com o grau de viscosidade apropriado, certificar-se que o óleo seleccionado cumpre a especificação dexosTM.

Até -25 ºC: 5W-30, 5W-40 Até -25 ºC e abaixo: 0W-30, 0W-40

Veja também:

Mazda 2. Indicadores de Mudança de Direção
Mova a alavanca das luzes de mudança de direção para baixo (para virar à esquerda) ou para cima (para virar à direita) até à posição de retenção. O sinal será desligado automaticamente após a conclusão da manobra de viragem. Se a luz indicadora continuar a piscar após a manobra, coloque novamente a alavanca na sua posição original. Os indicadores de mudança de direà ...

Citroën DS3. Tomada JACK
Esta tomada encontra-se situada na caixa "AUX" na consola central. Permite-lhe ligar um equipamento nómada, como dispositivos digitais de tipo iPod, para ouvir os seus ficheiros de áudio através dos altifalantes do veículo. A gestão dos ficheiros é efectuada a partir do seu equipamento nómada. Para mais informações sobre a utilização deste equipamento, consult ...

Mazda 2. Função Trancamento/ Destrancamento Automático
AVISO Não puxe a pega interna de uma porta dianteira: É perigoso puxar a pega interna de uma porta dianteira enquanto o veículo está em movimento. Os passageiros podem cair do veículo se as portas abrirem acidentalmente, podendo provocar ferimentos graves ou morte. Quando a velocidade do veículo exceder os 20 km/h, todas as portas e a tampa do co ...

Manual do Veículo

www.binfoteh.com | © 2020 All rights reserved 0.0062