Mazda 2: Precauções com os Bancos

Mazda 2 / Equipamento de Segurança Essencial / Bancos / Precauções com os Bancos

AVISO

Certifique-se que o banco está fixo: Os bancos e as costas que não estejam fixos são perigosos. Em caso de colisão ou paragem súbita, o banco ou os encostos do banco podem mover-se e provocar ferimentos. Tente deslizar o banco para trás e para a frente e abane as costas do banco para garantir que estão fixas corretamente. Nunca deixe uma criança regular o banco: Permitir que uma criança regule o banco poderá ser perigoso, na medida em que poderá resultar em ferimentos graves se as mãos ou pés ficarem presos no banco. Não conduza com as costas do banco soltas: As costas dos bancos desempenham um papel importante na sua segurança dentro de um veículo. É perigoso deixar as costas do banco soltas, uma vez que não permite reter os passageiros no banco e também não evita que as bagagens invadam o habitáculo numa travagem brusca ou numa colisão, podendo resultar em ferimentos graves. Após o ajuste das costas do banco, tente movimentá-las para se certificar que estão fixas. Ajuste o banco do condutor apenas com o veículo parado: É perigoso ajustar o banco do condutor com o veículo em andamento. Poderá provocar a perca de controlo do mesmo e resultar num acidente. Não modifique nem substitua os bancos dianteiros: É perigosa a modificação ou substituição dos bancos dianteiros, tal como a substituição do revestimento ou o desaperto de quaisquer parafusos. Os bancos dianteiros contêm peças do airbag essenciais ao sistema de retenção suplementar. A sua modificação pode resultar em danos no sistema de retenção suplementar e consequentemente em graves ferimentos. Em caso de necessidade de desmontagem ou montagem dos bancos dianteiros, consulte um Reparador Autorizado. Não conduza com os bancos dianteiros danificados: É perigoso conduzir com bancos dianteiros danificados, tais como assentos gastos ou danificados até à camada de uretano. Qualquer colisão, mesmo que insuficiente para disparar os airbags, pode danificar os bancos dianteiros que contêm peças essenciais do airbag. Se ocorrer uma colisão, o airbag pode não disparar podendo causar ferimentos. Inspecione sempre os bancos dianteiros, cintos de segurança, pré-tensores e airbags num Reparador Autorizado Mazda após uma colisão.

Não conduza com nenhum dos bancos dianteiros inclinados: Viajar com o banco inclinado pode ser perigoso, uma vez que esta posição não permite aproveitar a funcionalidade total dos cintos de segurança. Em caso de colisão ou paragem súbita, poderá escorregar por baixo do cinto e sofrer ferimentos internos graves. De modo a garantir a máxima proteção, sente-se com as costas direitas. Não coloque nenhum objeto tal como uma almofada entre as costas do banco e as suas próprias costas: É perigoso colocar um objeto, tal como uma almofada, entre as costas do banco e as suas próprias costas, pois não poderá manter uma postura de condução segura e o cinto de segurança não poderá fornecer toda a sua capacidade de retenção em caso de colisão, podendo resultar num grave acidente, ferimento ou morte. Não coloque objetos por baixo do banco: O objeto poderá ficar preso e impossibilitar a fixação correta do banco, podendo resultar num acidente.

Não empilhe carga até uma altura superior às costas do banco traseiro: É perigoso empilhar bagagens ou outra carga até uma altura superior à das costas dos bancos. Durante uma paragem súbita ou colisão, estes poder-se-ão tornar projeteis, atingir e ferir os passageiros. Certifique-se que a carga está fixa antes de iniciar viagem: É perigoso deixar a carga solta no veículo pois poderá mover-se ou ser esmagada durante uma travagem brusca ou colisão e causar ferimentos. Nunca permita que um passageiro se sente num banco rebatido quando o veículo estiver em movimento: É perigoso conduzir com um passageiro sentado nas costas do banco rebatidas.

Permitir que uma criança se sente nas costas do banco rebatidas com o veículo em movimento é particularmente perigoso. No caso de uma paragem súbita ou mesmo numa pequena colisão, uma criança que não esteja sentada num sistema de retenção para crianças apropriado e com cinto de segurança poderá ser projetada para a frente, para trás ou mesmo para fora do veículo, resultando em graves ferimentos ou na morte da mesma. Uma criança no compartimento de bagagens pode ser projetada contra outros passageiros e causar graves ferimentos. Nunca deixe as chaves ao alcance das crianças nem permita que brinquem no interior do veículo (Saloon): É perigoso brincar com o banco traseiro rebatido. Quando são colocadas na posição original, uma criança não conseguirá sair do mesmo modo que entrou. Se tiver crianças pequenas, mantenha as costas do banco fixas.

Tranque sempre o veículo e mantenha as chaves longe do alcance das crianças (Saloon): É perigoso deixar o seu veículo destrancado ou as chaves ao alcance das crianças.

Crianças que consigam entrar no compartimento de bagagens do veículo através das costas do banco traseiro soltas ou através da tampa do compartimento de bagagens poderão ser trancadas acidentalmente. Tal poderá resultar na morte ou em danos cerebrais devido ao calor, particularmente no verão. Tranque sempre as portas e o compartimento de bagagens, mantenha as costas do banco traseiro trancadas, quer tenha ou não crianças.

 

CUIDADO

  • Quando operar um banco, para evitar ferimentos, tenha atenção para não colocar as suas mãos ou dedos junto aos componentes móveis do banco ou no revestimento lateral.
  • Ao deslocar os bancos, certifique-se de que não existe carga na zona circundante. Se a carga ficar presa, poderá ser danificada.
  • Quando mover os bancos para a frente e para trás ou alterar o ângulo das costas dos bancos de modo a que fiquem na vertical, segure as mesmas enquanto efetua o procedimento. Se não segurar nas costas do banco, o banco pode mover-se subitamente e causar ferimentos.

 

NOTA Quando voltar a colocar o banco traseiro na sua posição original, coloque também os cintos de segurança nas suas posições normais. Verifique se os cintos de segurança desenrolam e retraem normalmente.
Veja também:

Mazda 2. Luz Indicadora TCS/DSC
Esta luz indicadora permanece ligada durante alguns segundos, quando a ignição é colocada na posição ON. Se o TCS ou o DSC estiverem ativos, a luz indicadora pisca. Se a luz permanecer ligada, o TCS, DSC ou o sistema de assistência à travagem poderão estar avariados, não funcionando corretamente. Dirija-se a um reparador qualificado, recomendamos um Reparador Autorizado Maz ...

Citroën DS3. Protecção anti-roubo
Anti-arranque electrónico A chave possui um chip electrónico que tem um código específico. Ao ligar a ignição, este código deve ser reconhecido para que o arranque seja possível. Este anti-arranque electrónico tranca o sistema de controlo do motor, alguns instantes após desligar a ignição e impede o arranque do motor em caso de roubo. No caso de um problema de funcionamento ...

Citroën DS3. Emparelhar um telefone Bluetooth
(Disponível em função do modelo e da versão) Por motivos de segurança e porque necessitam de uma atenção particular por parte do condutor, as operações de emparelhamento do telefone móvel Bluetooth ao sistema mãos-livres Bluetooth do seu auto-rádio devem ser efetuadas com o veículo parado e com a ignição ligada.  Entre na página www.citroen.pt par ...

Manual do Veículo

www.binfoteh.com | © 2020 All rights reserved 0.0068