Mazda 2: Sistema de Travagem Anti-Bloqueio (ABS)

Mazda 2 / Durante a Condução / ABS/TCS/DSC / Sistema de Travagem Anti-Bloqueio (ABS)

A unidade de controlo do ABS monitoriza constantemente a velocidade de cada roda.

Se uma roda estiver prestes a bloquear, o sistema ABS responde automaticamente libertando e aplicando o travão à roda em causa.

O condutor sentirá uma ligeira vibração no pedal dos travões e poderá ouvir um ruído surdo produzido pelo sistema de travagem.

Trata-se do funcionamento normal quando o ABS opera. Não trave a fundo, continue a pressionar normalmente o pedal dos travões.

A luz avisadora acende se o sistema estiver avariado.

Consulte Luzes Avisadoras.

AVISO

O ABS não compensa uma condução imprudente: O ABS não compensa uma condução imprudente e perigosa, velocidade excessiva, seguir outro veículo a uma distância muito reduzida, condução sobre gelo e neve nem hidroplanagem (fricção e contacto reduzidos dos pneus com a estrada devido à presença de água na superfície da mesma).

Apesar do auxílio deste sistema, podem ocorrer acidentes.

 

NOTA

  • As distâncias de travagem podem ser superiores em superfícies não homogéneas (neve ou gravilha, por exemplo) as quais geralmente possuem uma base compacta. Um veículo com um sistema de travagem normal pode requerer uma distância menor para parar nestas circunstâncias, uma vez que os pneus formam uma camada do material da superfície, que lhes serve de calço quando derrapam.
  • O som de funcionamento do ABS pode ser ouvido quando o motor é ligado ou imediatamente após iniciar a marcha do veículo, contudo, trata-se do funcionamento normal e não significa a existência de avaria.
Veja também:

Škoda Fabia. Arranque e condução
Arrancar e parar temporariamente Acione o pedal do travão e mantenha-o carregado a fundo. Ligar o motor. Premir a tecla de bloqueio e colocar a alavanca seletora na posição desejada. Largue o pedal do travão e acelere. Nas paragens temporárias (p. ex. em cruzamentos) o modo N não tem de ser selecionado. Para proteger o veículo contr ...

Mazda 2. Alerta de Concentração do Condutor (DAA)
O Alerta de Concentração do Condutor (DAA) é um sistema que deteta a fadiga do condutor e a diminuição da atenção e encoraja o condutor a descansar. Quando o veículo é conduzido dentro das faixas de trânsito a cerca de 65 a 140 km/h, o Alerta de Concentração do Condutor (DAA) estima a quantidade de fadiga acumulada e de diminuição de atenção do condutor, com base na info ...

Mazda 2. Utilização do Kit de Emergência de Reparação de Pneu Furado
Estacione numa superfície horizontal afastado da via de circulação e acione o travão de estacionamento. Coloque a alavanca de velocidades na posição (P) no caso de uma caixa de velocidades manual ou na posição (R) ou 1 no caso de uma caixa de velocidades manual e desligue o motor. Ligue as luzes de emergência. Peça para os passageiros saírem do veículo, retire a bagag ...

Manual do Veículo

www.binfoteh.com | © 2020 All rights reserved 0.0065