Mazda 2: Sobreaquecimento

Mazda 2 / Em Caso de Avaria / Sobreaquecimento

Se a luz avisadora de temperatura elevada do líquido de arrefecimento do motor ligar, se o motor perder potência, ou se ouvir um ruído elevado de batida ou detonação, provavelmente o motor está demasiado quente.

AVISO Estacione o veículo num local seguro, de seguida desligue a ignição e verifique se a ventoinha de arrefecimento não está a funcionar antes de tentar trabalhar junto à mesma: É perigoso trabalhar junto à ventoinha de arrefecimento quando se encontra em funcionamento. A ventoinha de arrefecimento pode continuar a funcionar indefinidamente mesmo com o motor desligado, desde que a temperatura do compartimento do motor seja elevada.

Poderá ser atingido pela ventoinha e ferir-se gravemente. Não retire as tampas do sistema de arrefecimento quando o motor e o radiador estão quentes: Quando o motor e o radiador estão quentes, o líquido de arrefecimento e vapor quentes podem sair repentinamente sob grande pressão e causar graves ferimentos. Abra o capot APENAS quando já não se verificar escape de vapor proveniente do motor: O escape de vapor do motor é perigoso. O vapor poderá provocar queimaduras graves.

Se a luz avisadora de temperatura elevada do líquido de arrefecimento do motor ligar:

  1. Conduza o veículo para o lado da estrada e, estacione em segurança afastado da via de circulação.
  2. Coloque a alavanca de velocidades na posição (P) (caixa de velocidades automática) ou em ponto-morto (caixa de velocidades manual).
  3. Acione o travão de estacionamento.
  4. Desligue o ar condicionado.
  5. Verifique se existe alguma fuga de líquido de arrefecimento ou de vapor proveniente do compartimento do motor.

Se existir fuga de vapor do compartimento do motor: Não se aproxime da parte dianteira do veículo. Desligue o motor.

Espere até o vapor dissipar, de seguida abra o capot e ligue o motor. Se não existir qualquer fuga de líquido de arrefecimento ou de vapor: Abra o capot e deixe o motor ligado ao ralenti até arrefecer.

CUIDADO Se a ventoinha não funcionar quando o motor estiver ligado, a temperatura do motor aumentará. Desligue o motor e consulte um reparador qualificado, recomendamos um Reparador Autorizado Mazda.
  1. Verifique se a ventoinha de arrefecimento está a funcionar, de seguida desligue o motor após a temperatura ter diminuído.
  2. Quando estiver frio, verifique o nível do líquido de arrefecimento.

    Se for baixo, inspecione a existência de fugas no radiador e nos tubos.

Se encontrar uma fuga ou outro dano, ou se persistir uma fuga de líquido de arrefecimento: Desligue o motor e consulte um reparador qualificado, recomendamos um Reparador Autorizado Mazda.

Sobreaquecimento

Sobreaquecimento

Se não encontrar problemas, se o motor estiver frio e não detetar fugas: Adicione cuidadosamente líquido de arrefecimento conforme necessário .

CUIDADO Se o motor continuar a sobreaquecer ou sobreaquecer frequentemente, solicite a inspeção do sistema de arrefecimento.

O motor poderá sofrer danos graves se não forem efetuadas reparações.

Consulte um reparador qualificado, recomendamos um Reparador Autorizado Mazda.

Veja também:

Citroën DS3. Indicador de temperatura do líquido de arrefecimento
Com o motor em funcionamento, quando o ponteiro se encontra: na zona A, a temperatura está correcta, na zona B, a temperatura é demasiado elevada; o avisador de alerta centralizado STOP e o avisador de temperatura máxima 1 acendem-se a vermelho, acompanhados por um sinal sonoro e por uma mensagem no ecrã multifunções. Parar imperativamente o seu veículo nas melhores co ...

Citroën DS3. Programações
Tem a possibilidade de parametrizar as seguintes funções: funcionamento automático das escovas para o limpa-vidros dianteiro, limpeza traseira ao engrenar a marchaatrás. Modelo sem funcionamento das escovas AUTO Modelo com limpeza AUTO ...

Chevrolet Aveo. Antes de utilizar rádio AM, FM ou DAB (apenas para o modelo de Tipo 1/2-A)
Botões/mostrador principais (10) Botão RADIO BAND Premir este botão para seleccionar rádio AM, FM ou DAB (apenas para o modelo de Tipo 1/2-A). (14) Botão MENU com mostrador TUNE Rodar este mostrador para localizar manualmente uma frequência de transmissão. Premir este botão para aceder ao ecrã do menu a partir do modo ...

Manual do Veículo

www.binfoteh.com | © 2020 All rights reserved 0.0072