Mazda 2: Utilização do Kit de Emergência de Reparação de Pneu Furado

Mazda 2 / Em Caso de Avaria / Pneu Furado / Kit de Emergência de Reparação de Pneu Furado / Utilização do Kit de Emergência de Reparação de Pneu Furado

  1. Estacione numa superfície horizontal afastado da via de circulação e acione o travão de estacionamento.
  2. Coloque a alavanca de velocidades na posição (P) no caso de uma caixa de velocidades manual ou na posição (R) ou 1 no caso de uma caixa de velocidades manual e desligue o motor.
  3. Ligue as luzes de emergência.
  4. Peça para os passageiros saírem do veículo, retire a bagagem do compartimento de bagagens do veículo e o kit de emergência de reparação de pneu furado.

Utilização do Kit de Emergência de Reparação de Pneu Furado

5. Agite bem o vedante de pneu.

Utilização do Kit de Emergência de Reparação de Pneu Furado

CUIDADO Se a garrafa for agitada após enroscar o tubo de injeção, o vedante de pneu pode salpicar do tubo de injeção. Se o vedante de pneu entrar em contacto com roupa ou outros objetos, poderá ser impossível removê-lo. Agite a garrafa antes de enroscar o tubo de injeção.

 

NOTA O vedante de pneu pode ser utilizado a temperaturas exteriores da ordem dos – 30 °C. A temperaturas extremamente baixas (igual ou inferior a 0 °C), o vedante de pneu endurece facilmente dificultando a sua injeção. Aqueça o vedante de pneu no interior do veículo antes de efetuar a injeção

6. Retire a tampa da garrafa. Enrosque o tubo de injeção com a tampa interior da garrafa ainda colocada para quebrar a mesma.

Utilização do Kit de Emergência de Reparação de Pneu Furado

7. Retire o tampão da válvula do pneu furado. Pressione a parte traseira da ferramenta de encontro ao núcleo da válvula do pneu para retirar o ar remanescente no interior do pneu.

Utilização do Kit de Emergência de Reparação de Pneu Furado

CUIDADO Se existir ar no interior do pneu quando o núcleo da válvula é removido, este poderá saltar. Retire o núcleo da válvula cuidadosamente.

8. Com o auxílio da ferramenta, rode o núcleo da válvula no sentido anti-horário e retire o mesmo.

Utilização do Kit de Emergência de Reparação de Pneu Furado

NOTA Arrume o núcleo da válvula num local limpo para não ficar sujo.

9. Insira o tubo de injeção na válvula.

Utilização do Kit de Emergência de Reparação de Pneu Furado

10. Segure a parte inferior da garrafa a direito, aperte a mesma com as mãos e injete a quantidade total de vedante no pneu.

Utilização do Kit de Emergência de Reparação de Pneu Furado

11. Puxe o tubo de injeção para fora da válvula.

NOTA O vedante de pneu não pode ser reutilizado. Adquira um novo kit vedante de pneu num Reparador Autorizado Mazda.

12. Reintroduza o núcleo na válvula e rode-o no sentido horário para o instalar.

Utilização do Kit de Emergência de Reparação de Pneu Furado

NOTA Não deite fora a garrafa vazia de vedante de pneu. Entregue a garrafa num Reparador Autorizado Mazda quando substituir o pneu. A garrafa vazia de vedante de pneu necessita de ser utilizada para extrair e despojar o vedante utilizado no pneu.

13. De seguida, instale o tubo de injeção na garrafa para evitar fugas de vedante restante.

Utilização do Kit de Emergência de Reparação de Pneu Furado

14. Cole o autocolante de restrição de velocidade num local onde o condutor possa visualizá-lo facilmente.

Utilização do Kit de Emergência de Reparação de Pneu Furado

AVISO Não cole o autocolante de restrição de velocidade do veículo no painel de instrumentos, pois poderá obstruir a visibilidade de luzes avisadoras ou do velocímetro: É perigoso colar o autocolante de restrição de velocidade na almofada do volante. O autocolante poderá interferir com a insuflação do airbag e causar graves ferimentos.

15.Monte o tubo do compressor na válvula do pneu.

Utilização do Kit de Emergência de Reparação de Pneu Furado

16. Introduza a ficha do compressor na tomada de acessórios interior e coloque a ignição na posição ACC.

Utilização do Kit de Emergência de Reparação de Pneu Furado

CUIDADO

  • Antes de puxar a ficha do compressor para fora da tomada elétrica, certifique-se que o interruptor On-Off do compressor está na posição off.
  • O compressor liga e desliga através do interruptor de pressão.

17. Ligue o compressor e encha o pneu cuidadosamente até à pressão correta.

AVISO Nunca opere o compressor a uma pressão superior a 300 kPa (3,1 kgf/cm2, 3 bar, 43,5 psi): É perigoso operar o compressor a uma pressão superior a 300 kPa (3,1 kgf/cm2, 3 bar, 43,5 psi). Quando a pressão for superior a 300 kPa (3,1 kgf/cm2, 3 bar, 43,5 psi), o ar aquecido será expelido da parte traseira do compressor e poderá queimar-se.

 

NOTA

  • Consulte a placa da pressão dos pneus (estrutura da porta do condutor) para saber a pressão correta.
  • Não utilize o compressor durante períodos superiores a 10 minutos, caso contrário poderá danificá-lo.
  • Se o pneu não insuflar, poderá não ser possível reparar o pneu. Se o pneu não atingir a pressão correta dentro de um período de 10 minutos, provavelmente está bastante danificado.

    Quando isto acontecer, o kit de emergência de reparação de pneu furado não pode ser utilizado para reparar o pneu. Consulte um reparador qualificado, recomendamos um Reparador Autorizado Mazda.

  • Se o pneu estiver a uma pressão excessiva, desaperte a tampa no compressor e retire alguma quantidade de ar.

18. Quando o pneu atingir a pressão apropriada, desligue o compressor, retire o tubo da válvula do pneu.
19. Monte o tampão da válvula do pneu.
20. Arrume o kit de emergência de reparação de pneu furado no compartimento de bagagens e continue a conduzir.

CUIDADO

  • Conduza cuidadosamente até um reparador qualificado, recomendamos um Reparador Autorizado Mazda, mantendo uma velocidade inferior a 80 km/h.
  • Se o veículo for conduzido a uma velocidade igual ou superior a 80 km/h, o veículo poderá começar a vibrar.

 

NOTA (Com sistema de monitorização da pressão dos pneus) Se o pneu não for corretamente insuflado, a luz avisadora do sistema de monitorização de pressão dos pneus liga.

21. Após conduzir o veículo durante 10 minutos ou 5 km, verifique a pressão do pneu com o indicador equipado no compressor. Se a pressão tiver diminuído, insufle o pneu até à pressão correta seguindo novamente o passo 16 e seguintes.

CUIDADO

  • Se a pressão do pneu diminuir para um valor inferior a 130 kPa (1,3 kgf/cm2 ou bar, 18,9 psi), a reparação não poderá ser efetuada com o kit de reparação. Estacione o veículo numa superfície horizontal afastado da via de circulação e consulte um reparador qualificado, recomendamos um Reparador Autorizado Mazda.
  • Se a pressão do pneu permanecer baixa após repetir os passos 15 ao 21, estacione o veículo numa superfície horizontal afastado da via de circulação e consulte um reparador qualificado, recomendamos um Reparador Autorizado Mazda.

 

NOTA Quando verificar a pressão do pneu com o indicador de pressão do compressor, certifique-se que o interruptor do compressor está na posição off.

22. Se a pressão do pneu permanecer estável, a reparação do pneu ficou concluída. Conduza o veículo com cuidado até um reparador qualificado para substituir o pneu, recomendamos um Reparador Autorizado Mazda.

CUIDADO

  • Um pneu que tenha sido reparado temporariamente com o vedante de pneu não pode ser reutilizado. A Mazda recomenda a substituição do pneu por um novo.
  • A jante pode ser reutilizada após a limpeza de quaisquer vestígios de vedante e depois de inspecionada cuidadosamente. Contudo, substitua a válvula do pneu por uma nova.
Veja também:

Mazda 2. Retoques de Pintura
Antes da formação de ferrugem, repare os danos na pintura causados pela projeção de gravilha, danos durante o estacionamento, etc., utilizando a tinta de retoque Mazda. Primeiro, remova a sujidade e a gordura com um pano macio e limpo. Se já tiver ocorrido formação de ferrugem: Remova a ferrugem por completo utilizando uma lixa apropriada. Limpe com um pano macio e limpo. Apl ...

Škoda Fabia. Desativação dos airbags
É possível desativar o airbag frontal do passageiro dianteiro com o interruptor da chave Fig. 10 . Se for necessário, recomendamos que os outros airbags sejam desativados num concessionário de serviço ŠKODA. A desativação do airbag é indicada através da luz de controlo . A desativação dos airbags est&aacut ...

Chevrolet Aveo. Filtro de ar do motor
Desenroscar ambas as roscas. Afrouxar as dobradiças da tampa do filtro de ar e abrir a tampa. Substituir o filtro de ar. Fechar a tampa com as dobradiças da tampa e parafusos. Atenção O motor necessita de ar limpo para funcionar correctamente. Não ligar o motor sem que o filtro de ar instalado. Conduzir sem ...

Manual do Veículo

www.binfoteh.com | © 2020 All rights reserved 0.0087