Škoda Fabia: Lavagem do veículo

A melhor proteção contra as influências nocivas do meio ambiente para o seu veículo é a lavagem frequente.

Quanto mais tempo os resíduos de insetos, excrementos de aves, sais para degelo e outros depósitos agressivos permanecerem colados no veículo, mais persistentes serão os seus efeitos nocivos. As temperaturas elevadas, p. ex.

devido a exposição solar, aumentam o efeito corrosivo.

Após o final do Inverno, é imprescindível lavar também a parte inferior do veículo.

Lavar à mão

Lavar o veículo de cima para baixo com uma esponja ou luva macia e muita água, eventualmente com detergentes adequados. Enxagúe bem a esponja ou a luva em intervalos regulares.

Para as rodas, soleiras de porta e a parte inferior do veículo, utilizar uma esponja diferente.

Enxaguar bem o veículo com água limpa abundante e, de seguida, secá-lo com um pano adequado.

Estações de lavagem automática

Antes de lavar o veículo não deve ter qualquer preocupação especial para além das medidas habituais (p.ex., fechar os vidros, incluindo o teto de correr/de abrir, etc.).

Caso o seu veículo disponha de determinados acessórios (p. ex., spoiler, porta-bagagem de tejadilho, antena etc.), é aconselhável chamar a atenção do operador da estação de lavagem para esse facto.

Após a lavagem automática com manutenção, as escovas do limpa-vidros devem ser limpas e lubrificados com produtos de limpeza especialmente previstos para isso.

Aparelho de limpeza a alta pressão

Ao lavar o veículo com um aparelho de limpeza a alta pressão é absolutamente indispensável que respeite os avisos de utilização do aparelho. Isto aplica-se particularmente para as indicações no que diz respeito à pressão e à distância de pulverização em relação à superfície do veículo.

ATENÇÃO

  • Lavagem do veículo no Inverno: a humidade e o gelo no sistema de travagem podem influenciar negativamente a eficácia dos travões - Existe perigo de acidente!
  • Ter cuidado na limpeza da parte inferior ou do interior dos compartimentos de rodas - existe o perigo de ferimentos nas partes metálicas afiadas!

CUIDADO

  • Não lavar o veículo na luz solar direta, não exercer pressão sobre a carroçaria durante a lavagem. Neste caso, a temperatura da água de lavagem pode ser de , no máximo, 60 C - caso contrário, existe o perigo de danificar a pintura do veículo.
  • Antes de passar numa estação de lavagem automática, dobrar os espelhos retrovisores exteriores para dentro - existe perigo de danificá-los.
  • Nos veículos com antena no teto, esta deve ser desaparafusada antes de passar numa estação de lavagem - caso contrário existe o perigo de danificá-los.

CUIDADO

Lavar o veículo com aparelho de limpeza a alta pressão

  • As películas não podem ser lavadas com nenhum aparelho de limpeza a alta pressão - existe perigo de dano.
  • Se, no Inverno, lavar o veículo, certifique-se de que não dirige o jato de água diretamente para os canhões das fechaduras ou para as juntas das portas ou tampas - Existe o perigo de congelamento!
  • Manter uma distância suficientemente grande de pulverização em relação à lente da câmara traseira, às peças plásticas (por exemplo, tejadilhos, spoilers, barras de proteção etc.), assim como aos materiais macios, tais como mangueiras de borracha ou material de isolamento.
  • Os sensores da ajuda ao estacionamento só podem ser pulverizados brevemente e tem de respeitar uma distância mínima de 10 cm - existe o perigo de danificação.
Veja também:

Mazda 2. Passagem Manual para Uma Velocidade Superior
Poderá realizar passagens de caixa para velocidades superiores através da alavanca de velocidades ou dos comandos da caixa de velocidades no volante*. M1 → M2 → M3 → M4 → M5 → M6 Utilizar a alavanca de velocidades Para passar para uma velocidade superior, empurre a alavanca de velocidades para trás + uma vez. Utilizar o comando da caixa de velocidades no v ...

Peugeot 207. Comandos manuais
Os comandos de acendimento efectuam- se directamente pelo condutor através do anel A e da alavanca B . A. anel de selecção do modo de iluminação principal, com: luzes apagadas, só luzes de presença, luzes de cruzamento ou de estrada. acendimento automático das luzes. B. alavanca de inversão das luzes ao puxar: luzes de cruzamento/luzes de estrada. Nos modos luzes ...

Mazda 2. Indicadores
Indicador do modo engrenamento manual Em modo engrenamento manual, o indicador de posição da alavanca de velocidades "M", no painel de instrumentos, é ligado. Indicador de velocidade selecionada O número da velocidade selecionada é ligado. Tipo A Tipo B Tipo C NOTA Se não for possível passar para uma velocidade inferior devido à elevada velocida ...

Manual do Veículo

www.binfoteh.com | © 2020 All rights reserved 0.0079