Fiat Punto: Informações gerais - pneus novos

Fiat Punto / Manutenção do veículo / Rodas e pneus / Informações gerais - pneus novos

Os pneus e as rodas especificados pela Fiat são rigorosamente ajustados ao respectivo modelo/versão do veículo, contribuindo fundamentalmente para a estabilidade do veículo e a segurança dos seus ocupantes.

Recomendamos utilizar exclusivamente pneus e rodas homologados pela Fiat para o modelo/versão do seu veículo, ou seja, pneus radiais do mesmo tipo de construção, fabricante, dimensões e com o mesmo desenho, evitando, assim, riscos.

Utilizar calotas genuínas Fiat.

Os veículos Fiat usam pneus Tubeless, sem câmara de ar. Nunca usar câmaras de ar com estes pneus.

Efetuar a revisão e manutenção dos pneus e das rodas na Rede Assistencial Fiat. Ela dispõe de ferramentas específicas e das peças necessárias para o seu veículo, bem como poderá providenciar a eliminação dos pneus velhos como resíduos.

Evitar a substituição individual dos pneus. Se possível, substituir pelo menos os pneus do mesmo eixo, ou seja, os pneus dianteiros e traseiros, aos pares.

Devido às características diferentes de construção e à estrutura do pneu, podem ocorrer diferenças na profundidade do perfil de pneus novos, de acordo com a versão e o fabricante

A posição de montagem dos pneus está indicada nas laterais pelas palavras "inside" (parte interna) e "outside" (parte externa). Em alguns pneus a posição de montagem pode ser identificada por uma seta. É importante que seja sempre mantido o sentido de rodagem indicado, assegurando-se desse modo, um melhor aproveitamento das características relacionadas com aquaplanagem, aderência, ruídos e desgaste.

Atenção!

Pneus novos apresentam melhor aderência após percorrerem pelo menos 150 km.

Não circule com pneus em mau estado (ex.: bolhas, furos, desgaste acentuado).

Nestas condições, poderá provocar seu estouro, acidentes e lesões.

O pneu envelhece mesmo se pouco usado. Rachaduras na borracha da banda de rodagem e nas laterais são sinais de envelhecimento. Pneus montados há mais de 5 anos necessitam passar por uma avaliação técnica. Atente-se para controlar também a roda sobressalente.

Em caso de substituição, montar sempre pneus novos, optando por pneus homologados FIAT.

Leitura correta dos pneus - fig. 26

Para uma escolha certa é importante saber identificar as características e dimensões do pneu corretamente. Os pneus radiais, por exemplo, apresentam a seguinte inscrição nos flancos:

Exemplo: 195/60R15 88H

195 - Largura nominal do pneu em mm (S)

60 - Relação altura/largura em % (H/S)

R - Tipo de construção - código de radial

15 - Diâmetro da roda em polegadas ()

88 - Índice de capacidade de carga

H - Índice de velocidade máxima

Leitura correta dos pneus - fig. 26

Os pneus podem ter também informações do sentido de marcha e referência de pneus com versão reforçada (Reinforced). A data de fabricação também está indicada no flanco do pneu.

Por exemplo: DOT... 4509 - significa que o pneu foi produzido na 45ª semana do ano de 2009.

Veja também:

Škoda Fabia. Desativação/ativação
Fig. 147 Teclas/rodas de ajuste: na alavanca de comando / no volante multifunções A função é automaticamente ativada cada vez que liga a igniçã ...

Mazda 2. Limpeza do Interior dos Vidros
Caso os vidros fiquem cobertos com uma película gordurosa, limpe os vidros com um produto de limpeza de vidros. Siga as instruções da embalagem. CUIDADO Não raspe nem risque ...

Modelos

www.segmentob.com | © 2017 Todos os direitos reservados 0.0197