Fiat Punto: Levantadores elétricos dos vidros com função antiesmagamento

Fiat Punto / Conhecimento do veículo / Portas / Levantadores elétricos dos vidros com função antiesmagamento

Em algumas versões, o mecanismo de acionamento dos vidros das portas é dotado de sistema de segurança que bloqueia o movimento de subida do vidro. Caso se interponha algum obstáculo entre 200 mm e 4 mm em seu curso, o vidro o pressionará por alguns instantes e, em seguida, retornará até o limite mínimo de 50 mm.

Levantadores elétricos dos vidros com função antiesmagamento

A função antiesmagamento dos vidros será desabilitada se ocorrer uma das seguintes situações:

A reprogramação (reabilitação) da função antiesmagamento é feita acionando a tecla do respectivo vidro e mantendo o vidro no fim de curso superior com a tecla pressionada por 2 segundos. A ação deve ser efetuada para cada vidro que esteja com a função desabilitada.

O vidro que perde a programação funciona pausadamente ("aos pulos"), necessitando de vários acionamentos curtos e sucessivos do interruptor do vidro para fechá-lo completamente.

Nesta situação, os LEDs dos interruptores tores piscam constantemente quando a chave de ignição estiver na posição "MAR".

Fechamento do vidro elétrico após desligar a ignição

Em algumas versões, após desligar a ignição, o sistema de vidros elétricos continuará a funcionar por mais 60 segundos, aproximadamente, para que os vidros possam ser fechados, desde que, as portas não sejam abertas.

A abertura de qualquer porta ocasiona no cancelamento automático do tempo de cortesia de todos os vidros.

Fechamento do vidro elétrico após desligar a ignição

Após este tempo, caso não tenha fechado os vidros, colocar a chave em MAR para que possa fazê-lo.

Esta cortesia é específica apenas para os veículos que possuem a função antiesmagamento.

Levantadores elétricos dos vidros traseiros

Levantadores elétricos dos vidros traseiros

Para algumas versões, no apoia-braço de cada porta traseira, existe uma tecla A-fig. 95 para o acionamento do respectivo vidro. A tecla deve ser pressionada para abaixar o vidro, e levantada para fechá-lo.

Algumas versões podem apresentar comandos dos levantadores elétricos dos vidros traseiros no apoia-braço do lado do motorista fig. 96.

A - Levantador do vidro dianteiro esquerdo.

B - Levantador do vidro dianteiro direito.

C - Levantador do vidro traseiro esquerdo.

D - Levantador do vidro traseiro direito.

E - Trava para bloquear/desbloquear o funcionamento dos vidros traseiros (quando os vidros traseiros bloqueados, a iluminação das teclas de comando dos mesmos se apagam).

Antes de acionar o interruptor do mecanismo levantador do vidro, verifique se não há alguém com o braço de fora, especialmente se forem transportadas crianças.

O uso impróprio dos levantadores elétricos dos vidros pode ser perigoso.

Antes e durante o acionamento, verificar sempre se os passageiros não estão expostos ao risco de lesões provocadas tanto direta ou indiretamente pelos vidros em movimento, como por objetos pessoais arrastados ou jogados pelos mesmos.

Ao instalar no veículo sistemas de alarme eletrônico com fechamento automático dos vidros lembrar do perigo adicional que esses dispositivos podem oferecer para os passageiros que permanecem a bordo, sobretudo quando não estiver disponível a função antiesmagamento.

Instalações de acessórios, quando feitas de maneira inadequada, podem afetar a integridade do sistema elétrico do veículo ocasionando graves danos.

Recomenda-se verificar na Rede Assistencial Fiat a disponibilidade de acessórios projetados especificamente para uso no veículo.

Ao sair do veículo, retire sempre a chave da ignição para evitar que os levantadores elétricos dos vidros, acionados inadvertidamente, constituam perigo para quem permanece a bordo.

Levantadores manuais dos vidros

Girar a manivela da respectiva porta para abaixar ou levantar o vidro fig. 97.

Levantadores manuais dos vidros

Veja também:

Seat Ibiza. Instruções de utilização
Fig. 176 No para-choques traseiro: localização da câmara do assistente para a marcha atrás. Uma câmara incorporada no para-choques traseiro ajuda o condutor a estacionar de marcha-at ...

Chevrolet Aveo. Regular o programador de velocidade
Pressionar o botão para ligar o programador de velocidade. O indicador acende. Acelerar até à velocidade pretendida. Rodar o selector rotativo para SET/- e sol ...

Modelos

www.segmentob.com | © 2017 Todos os direitos reservados 0.0182